lendas

Description

nada
RG Fire Games
Slide Set by RG Fire Games, updated more than 1 year ago
RG Fire Games
Created by RG Fire Games over 5 years ago
344
0

Resource summary

Slide 1

    Lenda da Iara
    A Lenda da Iara, também conhecida como Lenda da Mãe d’água, faz parte do folclore brasileiro. Trata-se de uma estória de origem indígena, oriunda da região amazônica, localizada no norte do País.  

Slide 2

    Iara ou Yara, do indígena Iuara, significa “aquela que mora nas águas”. É uma sereia (metade mulher, metade peixe) que vive nas águas amazônicas. Com longos cabelos pretos e olhos castanhos, a sereia Iara emite uma melodia que atrai os homens, os quais ficam rendidos e hipnotizados com seu canto e sua voz doce.  
    A história da Iara conta que ela é dona de uma beleza invejável. Reza a lenda que os irmãos sentiam inveja de Iara, também considerada corajosa guerreira e, por isso, resolvem matá-la. Todavia, no momento do embate, pelo fato de possuir habilidades guerreiras, Iara consegue inverter a situação e acaba matando seus irmãos. Diante disso, com muito medo da punição de seu pai, o pajé da tribo, Iara resolve fugir, mas seu pai consegue encontrá-la. Como castigo pela morte dos irmãos, ele resolve lançá-la ao rio.  

Slide 3

Slide 4

    Inicialmente, o saci era retratado como um curumim endiabrado, com duas pernas, cor morena, além de possuir um rabo típico. Com a influência da mitologia africana, o saci se transformou em um negrinho que perdeu a perna lutando capoeira, além disso, herdou o pito, uma espécie de cachimbo, e ganhou da mitologia europeia um gorrinho vermelho.  
    A principal característica do saci é a travessura, ele é muito brincalhão, diverte-se com os animais e com as pessoas. Por ser  muito moleque ele acaba causando transtornos, como: fazer o feijão queimar, esconder objetos, jogar os dedais das costureiras em buracos e etc. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Slide 5

    A Caipora, também chamada de “Caipora do Mato”, é uma figura do folclore brasileiro, considerada a protetora dos animais e guardiã das florestas. Note que ela pode ser representada por um homem ou uma mulher. Isso vai variar de acordo com a região em que a lenda é relatada.
    Lenda da Caipora

Slide 6

    sua origem está na mitologia indígena Tupi-guarani. Do tupi, a palavra “caipora” (caapora) significa “habitante do mato”. Quando sente que algum caçador entra na floresta com intenções de abater animais, ela solta altos uivos e gritos assustando esses homens.
    Sua intenção é cuidar desses animais e proteger o ambiente. Reza a lenda que sua força é maior nos dias santos e nos finais de semana.

Slide 7

    Lenda do Lobisomem
    A origem da lenda é europeia e provavelmente se disseminou a partir do século XVI. Entretanto, ela aparece em alguns mitos gregos, como em Licaão e Damarco. Reza a lenda que, inicialmente, um homem foi mordido por um lobo e ficou enfeitiçado. Assim, nas noites de lua cheia ele se transforma, adquirindo garras de lobo e um corpo coberto de pelos, e sai uivando em busca de seu alimento predileto: sangue.

Slide 8

    O Lobisomem no Folclore Brasileiro
    O lobisomem está muito presente no folclore brasileiro e latino-americano. Trata-se de uma aberração, uma criatura feroz que é homem de dia e lobo nas noites de lua cheia. Acredita-se, assim, que por castigo divino, ele está condenado à essa transformação até o final de sua vida.

Slide 9

    A Lenda do Boto cor-de-rosa, ou simplesmente a Lenda do Boto, é uma lenda de origem indígena que faz parte do folclore brasileiro. Ela surge na região amazônica, no Norte do País.

Slide 10

    Reza a lenda que o boto cor-de-rosa, animal inteligente e semelhante ao golfinho que vive nas águas amazônicas, se transforma num jovem belo e elegante nas noites de lua cheia Normalmente ele aparece nas festividades de junho, nas comemorações dos Santos Populares (Santo Antônio, São João e São Pedro), as chamadas Festas Juninas. Vem vestido de branco e com um grande chapéu a fim de esconder suas narinas, pois sua transformação não ocorre totalmente.
Show full summary Hide full summary

Similar

FOLCLORE
Sonale Barreto
FOLCLORE
zelia barreto
O processo Ibérico
Li Siilva
Quiz 1 conhecimentos gerais
Núcleo de Tecnologia Educacional de Coxim
FOLCLORE
zelia barreto
LENDAS DO ORIXÁ EXÚ - LENDA 01 DE 30 "A Encruzilhada é a Morada de Exú"
Álan Madureira
LENDAS DO ORIXÁ EXÚ - LENDA 02 DE 30 "A obediência de Exú e o respeito dos mais velhos"
Álan Madureira
SEJA MUITO BEM-VINDO(A) !
Álan Madureira
LENDAS DE EXÚ - LENDA 04 DE 30 " Exú, a Boca Que Tudo Come"
Álan Madureira
LENDAS DO ORIXÁ EXÚ - LENDA 03 DE 30 " Exú Ajuda a Criar o Mundo"
Álan Madureira