Revolução Verde

Description

Slide Set on Revolução Verde , created by Vitória Santos on 26/08/2018.
Vitória  Santos
Slide Set by Vitória Santos, updated more than 1 year ago
Vitória  Santos
Created by Vitória Santos over 5 years ago
178
1

Resource summary

Slide 1

    As inovações tecnológicas na agricultura para a obtenção de maior produtividade através do desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilização do solo, utilização de agrotóxicos e mecanização no campo que aumentassem a produtividade, ficou denominada de Revolução Verde. A expressão Revolução Verde foi criada em 1966, em uma conferência em Washington, por William Gown, que disse a um pequeno grupo de pessoas interessadas no desenvolvimento dos países com déficit de alimentos “é a Revolução Verde, feita à base de tecnologia, e não do sofrimento do povo”. A Revolução Verde proporcionou tecnologias que atingem maior eficiência na produção agrícola, entretanto, a fome mundial não foi solucionada, desbancando o discurso humanitário de aumentar a produção de alimentos para acabar com a fome nos países em desenvolvimento.
    Revolução Verde

Slide 2

    A modernização no campo alterou a estrutura agrária. Pequenos produtores que não conseguiram se adaptar às novas técnicas de produção, não atingiram produtividade suficiente para competir com grandes empresas agrícolas e se endividaram com empréstimos bancários solicitados para a mecanização das atividades, tendo como única forma de pagamento a venda da propriedade para outros produtores.

Slide 3

    Entre os positivos podem ser citados: Potencialização da produção Diminuição nas taxas de fome Barateamento de alimentos Eficiência no campo Ja os Pontos negativos estão: Esgotamento do solo Alterações no ecossistema vigente Priorização ao latifúndio e menosprezo à agricultura familiar Desmatamento
    Pontos Positivos e Negativos

Slide 4

    As origens da revolução verde
    DR. BORLAUG É CONSIDERADO O "PAI DA REVOLUÇÃO VERDE" E UM DOS CIENTISTAS QUE MAIS SALVOU VIDAS NO MUNDO, APLICANDO PESQUISA E CONHECIMENTO PARA MULTIPLICAR A PRODUTIVIDADE DA AGRICULTURA EM PAÍSES COMO MÉXICO, ÍNDIA E CHINA. NOS ÚLTIMOS 40 ANOS, USANDO CIÊNCIA E INOVAÇÃO, O BRASIL SE TRANSFORMOU DE IMPORTADOR EM UM DOS MAIORES EXPORTADORES DE ALIMENTOS, PRESERVANDO MAIS DE 60% DE SUAS FLORESTAS NATIVAS.

Slide 5

Show full summary Hide full summary

Similar

Sociological Perspectives
dousl002
Macbeth Scene Summaries
Ebony1023
Study Plan
mlanders
The Norman Conquest 1066-1087
adam.melling
Maths GCSE - What to revise!
sallen
Animal Farm- The Pigs
lianastyles17
AQA AS Biology Unit 2 DNA and Meiosis
elliedee
GCSE Chemistry C4 (OCR)
Usman Rauf
GCSE REVISION TIMETABLE
nimraa422
Economic Growth
Maya Khangura
GCSE - AQA: C1.1 The Fundamental Ideas in Chemistry
Olly Okeniyi