Defesa Civil

Description

Slide Set on Defesa Civil , created by jefferson ribeiro on 31/08/2018.
jefferson ribeiro
Slide Set by jefferson ribeiro, updated more than 1 year ago
jefferson ribeiro
Created by jefferson ribeiro over 5 years ago
14
0

Resource summary

Slide 1

    A Defesa Civil
    Defesa Civil é um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas, destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.     

Slide 2

    As primeiras ações, estruturas e estratégias de proteção e segurança dirigidas à população, tanto no Brasil como no resto do mundo, foram realizadas nos países envolvidos na Segunda Guerra Mundial. O primeiro país a preocupar-se com a segurança de sua população foi a Inglaterra que instituiu a CIVIL DEFENSE (Defesa Civil), após os ataques sofridos entre 1940 e 1941, quando foram lançadas toneladas de milhares de bombas sobre as principais cidades e centros industriais ingleses, causando milhares de perdas de vida na população civil.
    História da Defesa Civil
    No Brasil o tema começou a ser tratado em 1942, após o afundamento dos navios militares Baependi, Araraquara e Aníbal Benévolo no litoral de Sergipe e do vapor Itagiba no litoral do estado da Bahia. A notícia dos afundamentos fez com que a população brasileira fosse às ruas exigindo do governo uma resposta imediata aos ataques, que culminou com a declaração de guerra do Brasil contra a Alemanha e a Itália e a criação do Serviço de Defesa Passiva Antiaérea, em agosto de 1942.   Fonte: http://www.integracao.gov.br/historico-sedec

Slide 3

    História da Defesa Civil
    Em 1943, a denominação de Defesa Passiva Antiaérea é alterada para Serviço de Defesa Civil, sob a supervisão da Diretoria Nacional do Serviço da Defesa Civil, do Ministério da Justiça e Negócios Interiores. Este órgão é extinto em 1946, bem como, suas Diretorias Regionais criadas nos Estados, Territórios e no Distrito Federal.   Hoje, em todo o mundo, a Defesa Civil, se organiza em sistemas abertos com a participação dos governos locais e da população no desencadeamento das ações preventivas e de resposta aos desastres, seguindo o princípio da Defesa Comunitária.     Fonte: http://www.integracao.gov.br/historico-sedec

Slide 4

    Definição do Símbolo - Nacional
    O triângulo equilátero representa a união de forças, a cooperação de todos, condições essenciais da Defesa Civil.  A base do triângulo manifesta a segurança, a estabilidade e o bem-estar social, metas de toda Defesa Civil e os outros dois vértices simbolizam: um, a prevenção e o outro a ação, que são medidas fundamentais para se manter a segurança da população. A cor azul traduz a tranqüilidade, o equilíbrio e a serenidade com que age a Defesa Civil. As duas mãos estilizadas envolvendo o triângulo figuram o amparo, o carinho, o amor, e o cuidado. A cor laranja é a cor oficial da simbologia internacional da Defesa Civil e significa o calor humano e a solidariedade.
    Caption: : Fonte:  http://defesacivilvoluntarios.blogspot.com/2011/08/o-que-significa-o-simbolo-da-defesa.html

Slide 5

Slide 6

    Objetivo da Defesa Civil
    A Defesa Civil é o órgão responsável pela gestão de risco de desastres que ocorrem no município e atua através de ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação.   Para uma ação efetiva, a Defesa Civil necessita da ampla participação da comunidade, para que juntos possamos construir uma cidade resiliente.  “Defesa Civil Somos Todos Nós!”    

Slide 7

    Defesa Civil de Blumenau
    A Defesa Civil de Blumenau foi criada através da Lei Municipal no 3.567, de 05 de maio de 1989, na ocasião estava vinculada à Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Civil. Em 2013 passou a integrar a Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão – SEDECI, como uma diretoria, instituída a partir da Lei Complementar Municipal no 870, de 01 de janeiro de 2013.  

Slide 8

    Dicas em caso de chuvas intensas:
    - Desligue aparelhos eletrônicos;  - Mantenha as bocas de lobo permaneçam desobstruídas em sua rua; - Mantenha telhados, calhas e valas de drenagem limpos em sua residência; - Acondicione seu lixo em cestos elevados para evitar que o material seja carregado pela chuva e cause entupimento de tubulações; - Acompanhe com regularidade a previsão do tempo;  - Tenha um telefone de contato de um vizinho ou parente para caso de emergência; 
Show full summary Hide full summary

Similar

Resiliência
Marta Almeida
Projeto Defesa Civil
Projeto CIPA Escolar
Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015-2030
Marta Almeida
Gothic vocabulary
lizzie.lambrou
English Language Techniques
Zakiya Tabassum
CPA Exam Sample Questions Pt. 1
nedtuohy
GCSE Biology 4 OCR - The Processes of Life
blairzy123
Evolution
rebeccachelsea
Believing in God Flashcards - Edexcel GCSE Religious Studies Unit 3
georgialennon
Carbohydrates
kevinlinkovoor
1PR101 2.test - Část 12.
Nikola Truong