Seminário - Grandes Diretores

Description

Slide Set on Seminário - Grandes Diretores, created by sandui neto on 01/09/2018.
sandui neto
Slide Set by sandui neto, updated more than 1 year ago
sandui neto
Created by sandui neto over 5 years ago
17
0

Resource summary

Slide 1

    Steven Spielberg
    Cineasta, Roteirista e Empresário; Spielberg é o diretor que mais filmes tem na lista dos 100 Melhores Filmes de Todos os Tempos; É considerado um dos cineastas mais populares e influentes da história do cinema;

Slide 2

    Steven Spilberg
    Nasceu na cidade de Cincinnati; Cursou literatura inglesa e cinema; Venceu o primeiro concurso de curta-metragem com o filme Fuga do Inferno. Aos 22 fez sua estréia profissional com o curta-metragem Amblin, que ganhou prêmio em festivais importantes como o Festival de Veneza. No mesmo ano, entrou na Universal Studios, onde passou a realizar vários filmes para a TV americana. 
    Caption: : “Eu era obcecado pela ideia de ser diretor de cinema e pensei que a única forma de conseguir isso seria entrar no estúdio. Então, eu me vesti como um executivo e fingi durante três meses.”

Slide 3

    Obras
    Tem 43 filmes como diretor;  Premiado no Oscar com alguns filmes, por exemplo:   E.T. - O Extraterrestre A Cor Púrpura O Resgate do Soldado Ryan Cavalo de Guerra  

Slide 4

    A.I. - Inteligência Artificial (2001)
    Data de lançamento 7 de setembro de 2001 (2h 20min) Direção: Steven Spielberg Elenco: Haley Joel Osment, Jude Law, Frances O'Connor mais Gêneros Ficção científica, Aventura, Drama Nacionalidade EUA Curiosidade: Surgiu a partir de um projeto de Stanley Kubrick, sobre a possibilidade da criação de máquinas com sentimentos.

Slide 5

    Narrativos / Artísticos
    Tempo: O filme possui uma ordem cronológica, sendo linear. Enredo: Encontramos no filme aspectos de romance entre o personagem principal e a sua vida. Este é também o seu maior conflito durante o mesmo. Personagens: O personagem principal carrega consigo um apelo grande por ser uma criança rejeitada e não compreendida. A sua inocência entre outros atributos o fazem conseguir tocar os espectadores, criando uma relação de empatia. Ambiente: Um mundo futurístico, onde os robôs estão sendo os alvos dos humanos, como cita o personagem Gigolo Joe.
    Cores: O filme é iniciado com cores alegres e vibrantes. No seu decorrer, tons mais frios são explorados, criando o clima para situações mais dramáticas. Em alguns personagens, cores mais "chapadas" poderão garantir a melhor aparência de artificial possível. Inspirações: As histórias de contos de fadas podem ser encontradas na decorrer do filme. A Fada Azul pode ser remetida á Pinóquio. O garoto abandonado/perdido, como em João e Maria. Inovações: O uso de efeitos especiais para a criação dos robôs e do ambiente futurista é um dos pontos positivos pela qualidade.

Slide 6

    E.T. - O EXTRATERRESTRE (1982)
    Relançamento 29 de março de 2002 - Director’s Cut (2h 00min) Data de lançamento: 25 de dezembro de 1982 (2h 00min) Direção: Steven Spielberg Elenco: Henry Thomas, Drew Barrymore, Dee Wallace mais Gêneros: Ficção científica, Família, Aventura Nacionalidade: EUA Curiosidade: É considerado um dos maiores sucessos de bilheteria de toda a história do cinema.

Slide 7

    Narrativos / Artísticos
    Tempo: O filme também é linear. Enredo: Mais uma vez, encontramos um romance de ficção. O alienígena é protegido pela criança que, gradativamente, cria um grande afeto com o novo amigo, criando uma relação forte. Personagens: O personagem principal carrega consigo um apelo grande por ser um ser rejeitado e não compreendido. A sua inocência entre outros atributos o fazem conseguir tocar os espectadores, criando uma relação de empatia, assim como posteriormente em A.I. Ambiente: Um ser de fora do planeta precisa se adaptar á uma nova realidade, até o momento de poder voltar pra sua casa.
    Cores: O filme é marcado por grandes cenas que existem até hoje na memória fotográfica das crianças que assistiram - hoje em dia, já adultos. Destaque do mesmo são cores frias rompidas por cores quentes: o azul e o vermelho. Inspirações: A narrativa do filme é muito parecida com a de AI - Inteligência Artificial. Mais uma vez, podemos notar inspirações e identificar Spielberg como diretor. O forte potencial para emocionar que o filme contém é uma marca. Inovações: Mais uma vez, os efeitos especiais utilizados no filme são destaques positivos, visto a época.

Slide 8

    WHY?
    Além dos inúmeros filmes que foram sucessos de bilheteria, o diretor encontra um grande potencial em histórias simples. As mesmas, contadas da forma que Spielberg imagina, conseguem uma amplificação dos sentimentos e a criação de um apego emocional muito forte entre o espectador e a obra. Os dois filmes que eu trouxe como exemplo marcaram não só á mim, mas á uma enorme quantidade de pessoas dessa geração que encontraram nessa perspectiva criada por Spielberg um sentido, um aprendizado. São clássicos, com histórias inspiradoras e com uma produção muito bem pensada. É comercial? Sim, mas não deixa de ser uma direção á ser seguida.
Show full summary Hide full summary

Similar

RENASCIMENTO CULTURAL
Lucas Villar
Arte do Renascimento Séc.XV - XVI
paulaqueiroz
Vanguardas EUROPEIAS
Beliangel_juh
Síntese da Arte Rupestre
Sandra Barros
Comunicação Social para Concurseiros
Ricardo Olimpio
História da Arte
GoConqr suporte .
História da Arte
GoConqr suporte .
História da Arte - Barroco
Bruno Torrezan
História da Arte: Impressionismo
carlanardesbis
Música
Philosophus Rex
Arte Rupestre
GoConqr suporte .