Tabela periodica

Description

Slide Set on Tabela periodica , created by Flavia Pereira on 06/09/2018.
Flavia Pereira
Slide Set by Flavia Pereira , updated more than 1 year ago
Flavia Pereira
Created by Flavia Pereira over 5 years ago
41
0

Resource summary

Slide 1

                                 Tabela periodica                                                  Segredo                                2018                
    Escola municipal rui barbosa.

Slide 2

    Escola municipal rui Barbosa Data:06/09/2018 Alunos (a):Flàvia ,Salete,Núbia, Bruno,Caíque,Vanessa, e Cailan. Professora:Eidina Santos Disciplina:ciências                Metais                                    Apresentação           Este trabalho foi orientado pela professora Eidina santos e organizado pelos alunos (a)Flàvia, Salete, Núbia, Bruno, Caíque, Vanessa e Cailan com o objetivo de tentar mostrar a vocês o melhor entendimento sobre a tabela periódica,No qual o elemento que ficamos foi os metais.                       Segredo                         2018                            

Slide 3

    Organização da Tabela Periódica A Tabela Periódica é um modelo que agrupa todos os elementos químicos conhecidos e suas propriedades. Eles estão organizados em ordem crescente correspondente aos números atômicos (número de prótons). No total, a nova Tabela Periódica possui 118 elementos químicos (92 naturais e 26 artificiais). Os chamados Períodos são as linhas horizontais numeradas, que possuem elementos que apresentam o mesmo número de camadas eletrônicas, totalizando sete Períodos. 1º Período: 2 elementos2º Período: 8 elementos3º Período: 8 elementos4º Período: 18 elementos5º Período: 18 elementos6º Período: 32 elementos7º Período: 32 elementos As Famílias ou Grupos são as colunas verticais, no qual os elementos possuem o mesmo número de elétrons na camada mais externa, ou seja, na camada de valência. Muitos elementos destes grupos estão relacionados de acordo com suas propriedades químicas.
    Organização da tabela periódica

Slide 4

    Na Tabela Periódica atual, os elementos químicos são agrupados em quatro grupos principais segundo as suas propriedades físicas e químicas: metais, semimetais, ametais e gases nobres. O hidrogênio, entretanto, é um elemento estudado à parte de tais grupos, pois suas propriedades são distintas. O hidrogênio forma, assim, uma espécie de quinto grupo.
    Classificação dos elementos

Slide 5

    Os metais constituem o maior grupo São bons condutores de eletricidade e sua condutividade elétrica decresce com a temperatura.
    Introdução

Slide 6

    Os metais são os elementos químicos capazes de conduzir a electricidade e o calor, que apresentam um brilho característico e que, à excepção do mercúrio, são sólidos à temperatura normal. O conceito é utilizado em referência a elementos puros ou ligas com características metálicas. Entre as diferenças com os não metais, pode-se mencionar que os metais dispõem de baixa energia de ionização e baixa electronegatividade. Os metais são tenazes (podem receber forças bruscas sem quebrar), dúcteis (é possível moldá-los em fios ou arames), maleáveis (convertem-se em lâminas ao serem comprimidos) e dispõem de uma boa resistência mecânica (resistem aos esforços de tracção, flexão, torsão e compressão sem se deformarem).           Na tabela periódica temos os metais alcalinos,metais alcalinos terrosos,metais de transição e outros metais.
    Metais

Slide 7

    Os metais alcalinos são elementos químicos do grupo 1A da tabela periódica com propriedades similares. O grupo é formado pelos seguintes metais: lítio (Li), sódio (Na), potássio (K) , rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr).[1] Têm este nome porque reagem muito facilmente e violentamente com a águae, quando isso ocorre, formam hidróxidos(substâncias básicas ou alcalinas), liberando hidrogênio. Estes metais também reagem facilmente com o oxigênio produzindo óxidos.
    Metais alcalinos

Slide 8

    O segundo grupo (2A) dos elementos químicos da tabela periódica é onde se encontra os Metais Alacalino-Terrosos. Essa família é composta pelos seguintes metais: berílio (Be), magnésio (Mg), cálcio (Ca), estrôncio (Sr), bário (Ba) e radio (Ra). O elemento radio possui um tempo de vida média muito curto. O grupo 2A recebeu esse nome pois seus óxidos eram chamados de terras. Possuem propriedades básicas (alcalinas). Possuem eletronegatividade menor ou igual a 1,3 (escala de Pauling) e esse valor cresce na disposição dos elementos de baixo pra cima. Os Metais Alcalino-Terrosos tem baixa densidade, são coloridos e moles. Todos são sólidos. Apesar de não reagir com água tão rápido como os Metais Alcalinos, os Metais Alcalino-Terrosos também formam hidróxidos fortemente básicos. Na reação com Halogênios eles formam sais iônicos.
    Metais alcalinos terrosos

Slide 9

    Os elementos de transição ou metais de transição são definidos pela IUPAC[1]como "Um elemento cujo átomo possui um subnível d incompleto ou que possa vir a formar cátions com um subnível d incompleto" e são representados na tabela pelo bloco B (grupo 3 ao 12). Os lantanóides (lantanídios) e actinóides (actinídios) são considerados elementos de transição interna (bloco f) Às vezes são empregadas outras definições menos restritivas, já que a intenção é agrupar os elementos segundo as suas propriedades físicas e químicas, variando conforme a classificação adotada, além disso, alguns textos consideram elementos de transição apenas aqueles que pertencem ao bloco d.
    Metais de transição

Slide 10

    Cobre é um elemento químico de símbolo Cu, número atômico 29 e de massa atômica 63, 3 u.  À temperatura ambiente, o cobre encontra-se no estado sólido. Classificado como metal de transição, é um dos metais mais importantes industrialmente, de coloração avermelhada, dúctil, maleável e bom condutor de eletricidade.Bronze é o nome do qual se denomina toda uma série de ligas metálicas que têm como base a cobre, liga principal de estanho e proporções variáveis de outros elementos como: zinco, alumínio, antimônio, níquel, fósforo, chumbo entre outros, com o objetivo de obter características superiores às do cobre.Latão é um material duro e maleável ao mesmo tempo, tem um campo de aplicação bastante vasto. Bobina, chapas, barra chatas, cantoneiras, tubos, arames, barras: redondas, quadradas e sextavadas.Náilon o mais conhecido representante de uma categoria de materiais chamados poliamidas, que apresentam ótima resistência a desgaste e ao tracionamento – o que é facilmente percebido quando tentamos arrebentar com as mãos uma linha de pesca fabricada com náilon.
    Outros metais

Slide 11

Show full summary Hide full summary

Similar

Tabela Periódica
Hugo Fonseca
Questionário - Tabela Periódica dos Elementos
corinasaldanha
Tabela Periódica
Fael Berranteiro
Familia 1A
Marina Alice
Tabela Periódica
Letícia Satiko Seo
Modelos Atômicos
isam.bianca
TABELA PERIÓDICA
Abner Goes Dias
Grupo 1: Metais Alcalinos
Amanda Zanluca
Estrutura Atômica
Andrea Borges
Medição de Parâmetros Ambientais
angela.mei