Código de Ética do Profissional Bibliotecário

Description

Código de Ética do Profissional Bibliotecário
AnaLu Magalhães
Slide Set by AnaLu Magalhães, updated more than 1 year ago
AnaLu Magalhães
Created by AnaLu Magalhães over 5 years ago
47
1

Resource summary

Slide 1

    Código de Ética do Profissional Bibliotecário
              Universidade Federal da Paraíba Fundamentos da Biblioteconomia Docente: Prof Dr. Luciana Ferreira da Costa Discente: Ana Luiza Magalhães

Slide 2

      Filosoficamente remete a: O estudo dos deveres e obrigações do indivíduo e da sociedade; O conjunto  de regras morais de um indivíduo, grupo social ou sociedade.   Em sua etimologia: deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa).   Vem sendo debatida nas relações humanas desde a Antiguidade, passando pela Era Moderna e chegando na Contemporaneidade (dias atuais).  
    Ética

Slide 3

        Razões em que podem surgir a necessidade de reflexão ética: Quando os valores são frequentemente questionados;   Quando há dúvida quanto a fundamentação ser sólida;   Quando surgem circunstâncias que as normas pareçam insuficientes para dar respostas orientadoras.

Slide 4

Slide 5

    A ética profissional  é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho com o objetivo de aumentar a produção exercida pelo funcionário e promover um ambiente sadio e amistoso.   Em 30 de junho de 1962 é fundamentada na legislação a profissão Bibliotecário  e em  11 de janeiro de 2002 o Código do Ética do Conselho Federal de Biblioteconomia é agregado a profissão. Nos Estados Unidos, o Código de Ética Bibliotecária foi adotado pela American Library Association desde 1939​​​​​​​.   O Conselho Federal de Biblioteconomia​​​​​​​ (CFB) é o órgão responsável pelo comprimento das atribuições estabelecidas.    

Slide 6

    O Código de Ética Profissional do Bibliotecário divide-se em 7 seções: Deveres e Obrigações; Direitos; Proibições; Infrações Disciplinares e Penalidades; Aplicação de Sanções; Honorários Profissionais; Disposições Gerais.

Slide 7

    Deveres
    SEÇÃO II – Art.2º - Os deveres do profissional de Biblioteconomia compreendem, além do exercício de suas atividades: a) dignificar, através dos seus atos, a profissão, tendo em vista a elevação moral, ética e profissional da classe; b) observar os ditames da ciência e da técnica, servindo ao poder público, à iniciativa privada e à sociedade em geral; c) respeitar leis e normas estabelecidas para o exercício da profissão; d) respeitar as atividades de seus colegas e de outros profissionais; e) contribuir, como cidadão e como profissional, para o incessante desenvolvimento da sociedade e dos princípios legais que regem o país.

Slide 8

    Direitos
    SEÇÃO III -  Art. 11 - São direitos do profissional Bibliotecário: a) exercer a profissão independentemente de questões referentes a religião, raça, sexo, cor e idade; b) apontar falhas nos regulamentos e normas das instituições em que trabalha, quando as julgar indignas do exercício profissional, devendo, neste caso, dirigir-se aos órgãos competentes, em particular, ao Conselho Regional; c) votar e ser votado para qualquer cargo ou função em órgãos ou entidades de classe, nos termos da legislação vigente; d) defender e ser defendido pelo órgão de classe, se ofendido em sua dignidade profissional; e) auferir benefícios da ciência e das técnicas modernas, objetivando melhor servir ao seu usuário, à classe e ao país; f) usufruir de todos os demais direitos específicos, nos termos da legislação que cria e regulamenta a profissão de bibliotecário; g) preservar seu direito ao sigilo profissional, quando portador de informações confidenciais; h) formular, junto às autoridades competentes, críticas e/ou propostas aos serviços públicos ou privados, com o fim de preservar o bom atendimento e desempenho profissional.

Slide 10

    Que tenhamos propriedade de carácter ao exercermos nossa profissão e em todos os aspectos de nossas vida.     "Isso é a grandeza admirável da Biblioteconomia! Ela torna perfeitamente acháveis os livros como os seres, e alimpa a escolha dos estudiosos de toda suja confusão."   Mario de Andrade
Show full summary Hide full summary

Similar

102.3 - Gerenciamentos de Bibliotecas compartilhadas
Marcus Vinicius Ferreira dos Santos
Indexação
lizzybomfim
TEORIA DA COMPLEXIDADE
Michele Salvaterra Ricardo
Competência Informacional
Daniela Carvalho
Fluxo da Catalogação
Duda Adiemla
Quiz - Representação Descritiva II
Eduardo Vidal
AUXILIAR DE BIBLIOTECA
Karine Medina
Estudo de Biblioteconomia para concursos
Thiago Giordano
Linguagem Documentária
Amanda Nunes
Desenvolvimento de colecções
Meus Mapas SVN