trabalho de biologia

Description

.
rayane oliveira
Slide Set by rayane oliveira, updated more than 1 year ago
rayane oliveira
Created by rayane oliveira over 5 years ago
24
0

Resource summary

Slide 1

Slide 2

    O sistema respiratório é o conjunto dos órgãos responsáveis, basicamente, pela absorção do oxigênio do ar pelo organismo e da eliminação do gás carbônico retirado das células. 

Slide 3

    Inspiração e Expiração.
    Inspiração é o conjunto de movimentos que permite a entrada de ar nos pulmões. Nesse processo ocorre a contração do diafragma, ocasionando seu abaixamento. Os músculos intercostais também se contraem fazendo com que as costelas se levantem. Isso faz com que o tórax aumente de tamanho e a pressão interna dos pulmões torne-se menor que a externa. Com a redução da pressão intrapulmonar, o ar acaba entrando pelas vias respiratórias e chegando até os alvéolos para que ocorram as trocas gasosas.
    A expiração consiste no conjunto de movimentos que resulta na retirada do ar do interior das vias respiratórias. Nesse caso, ocorre o relaxamento dos músculos intercostais e do diafragma. Diferentemente do que ocorre na inspiração, há uma redução do volume da caixa torácica, que volta ao seu tamanho de repouso, e uma retração dos pulmões, o que faz com que a pressão interna fique maior do que a externa. O aumento da pressão intrapulmonar faz com que o ar seja lançado para fora do nosso corpo.

Slide 5

    Cavidades Nasais
    Cavidades nasais são dois condutos paralelos revestidos de mucosa, separados por um septo cartilaginoso que começa nas narinas e terminam na faringe. No interior das cavidades nasais existem pelos que atuam como filtro de ar retendo impurezas e germes, garantindo que o ar chegue limpo aos pulmões.

Slide 6

    Faringe
    Faringe é um tubo que serve de passagem tanto para os alimentos quanto para o ar, portanto, faz parte do sistema respiratório e do sistema digestório. Em sua extremidade superior se comunica com as cavidades nasais e com a boca, na extremidade inferior se comunica com a laringe e o esôfago. Suas paredes são musculosas e revestidas de mucosa.

Slide 7

    Laringe
    Laringe é o órgão que liga a faringe à traqueia. Na parte superior da laringe, está a epiglote, a válvula que se fecha durante a deglutição.  A laringe é também o órgão principal da fala. Nela estão localizadas as cordas vocais.

Slide 8

    Traqueia
    Traqueia é um tubo situado abaixo da laringe e formado por quinze a vinte anéis que a mantêm aberta. É revestida por uma membrana mucosa, e nela o ar é aquecido, umidificado e filtrado.

Slide 9

    Brônquios
    Brônquios são duas ramificações da traqueia formadas também por anéis cartilaginosos. Cada brônquio penetra em um dos pulmões e divide-se em diversos ramos menores, que se distribuem por todo o órgão formando os bronquíolos. Cada brônquio se ramifica subdividindo-se várias vezes, formando a árvore brônquica.

Slide 10

    Pulmões
    O sistema respiratório é composto por dois pulmões, órgãos esponjosos, situados na caixa torácica. Cada pulmão é envolvido por uma membrana dupla, chamada pleura. Internamente, cada pulmão apresenta cerca de 200 milhões de estruturas muito pequenas, em forma de cacho de uva, e que se enche de ar, chamados de alvéolos pulmonares

Slide 11

    Trabalho de Biologia - grupo 1- 3ºA Resp.
    Rayane Oliveira nº 29 Thiago Justino nº 32 Isabele Borges nº 17 Ana Júlia Pereira nº  João Pedro  nº 18 Matheus nº 
Show full summary Hide full summary

Similar

Período Regencial.
Théo Alexandre Klueger
Origem da vida
Bruno Nonato
*******A CARTA DA TERRA
Beatriz nonato
Teste de cultura inútil - internet
Luis Mendes
Rotinas Diárias - vocabulário
Teresa Oliveira
Ecossistemas Límnicos (água-doce ou insalobra)
Victor França
Acústica
Marília Tavares
Ecossistemas Talássicos ( água salgada)
Victor França
Manguezal
Victor França
Floresta Tropical
Victor França