Rs

Description

Haha
Luana  Souza
Slide Set by Luana Souza, updated more than 1 year ago
Luana  Souza
Created by Luana Souza over 5 years ago
64
0

Resource summary

Slide 1

    O concretismo surge na Europa, por volta de 1917 na tentativa de se criar uma manifestação abstrata de arte as estruturas matemáticas geométricas. A intenção deste movimento concreto era desvincular o mundo artístico do natural e distinguir forma de conteúdo.
    Concretismo

Slide 2

    Para os concretistas a arte é antônoma e a sua forma remete às da realidade, logo, as poeira, por exemplo, estão cada vez mais próximas das formas arquitetônicas ou esculturais. As artes visuais não figurativas começam a ser mais evidentes, a fim de mostrar que no mundo há uma realidade palpável, a qual no pode ser observada de diferentes ângulos.

Slide 4

    Por volta de 1950 concepção plástica da arte chega ao Brasil através do suíço Max Bill: artista, arquiteto, designer gráfico e de interiores. Bill é o responsável por popularizar as concepções da linguagem pástica no Brasil com a Exposição Nacional de Arte concreta, em 1956.
    Concretismo no Brasil

Slide 5

    As principais características do Concretismo na literatura são: * Valorização do conteúdo visual e sonoro. * Sintaxe visual em detrimento da discursiva. * Banimento da estrutura formal, como os versos e as estrofes. * Virilização de efeitos gráficos. * O papel torna-se a tela e o artista aproveita todo o espaço. * Defesa da racionalidade. * Aversão ao Expressionismo. * Rejunção ao acaso e a obstração lírica.
    Características

Slide 6

        A ''poesia concreta'' inaugurou um novo estilo que norteou a poesia brasileira pós-modernista, a partir de uma poesia visual, com utilização de efeitos gráficos, de forma que a palavra concreta representa o objetivo real (Palavra-objeto).    Dessa forma, a poesia concreta observe somente a palavra, ou seja, ''a palavra-objeto'', sem que haja preocupação com estruturas literarias, desde estrofes, versos e rimas.    A partir disso, há o predomínio de imagens em detrimento ao caráter discursivo da poesia.
    Poesia concreta
Show full summary Hide full summary

Similar

Formação de Liderança
Jéssica Sanches
Reengenharia
rodrigo.ceceee
termos essências da oração
Beatriz Monteiro Modesto
1827
Dudahh_98b
O que fabrica o historiador quando faz história, hoje? Ensaio sobre a crença na história (Brasil séculos XIX-XXI)
Alexandre Leite Turella
Formação de Liderança
Samantha Iara Concolino
Inglês
Paulo Alvarenga
Sistema renal
Marcos Vinicius
German- Beginner
PatrickNoonan
Key word flashcards
I M Wilson