Composição química celular, Microscopia e Teoria Celular

Description

Criei slides a partir de resumos, aulas e anotações.
Gab Angélica
Slide Set by Gab Angélica, updated more than 1 year ago
Gab Angélica
Created by Gab Angélica almost 5 years ago
110
0

Resource summary

Slide 1

    Microscopia e Teoria Celular
    "Os microscópios ópticos utilizam a luz visível para iluminar as amostras, e permitiram aos biólogos observar pela primeira vez a estrutura complicada comum a todos os seres vivos." "Os microscópios eletrônicos, inventados na década de 1930, vão além desse limite, pela utilização de feixes de elétrons, em vez de feixes de luz como fonte de iluminação, aumentando grandemente a sua capacidade para a visualização de finos detalhes das células e até mesmo tornando algumas moléculas grandes visíveis individualmente." Irmão Janssen = primeiro microscópio óptico Robert Hooke = primeiro a descrever uma estrutura celular. Viu em uma cortiça (material de rolha), que é um tecido vegetal morto, ao ver as suberinas (estruturas que dão aspecto de "oco" no tecido", e percebendo que elas possuíam "paredes" entre elas mesmas, as chamou de "cella". O que seria a célula, hoje em dia. 

Slide 2

    Fundamentos da Teoria Celular
    1) Todos os seres vivos são formados por células, elas são as unidades morfológicas dos seres vivos. 2) As atividades essenciais que caracterizam a vida ocorrem no interior da célula, logo são unidades fisiológicas dos seres vivos.  3) Novas células surgem a partir de células pré-existentes.

Slide 3

    Composição química celular
    Apesar da diversidade entre os seres vivos do ponto de vista biológico, a partir do ponto de vista químico eles são semelhantes pois: 1) Os elementos químicos estão presentes em todos os organismos vivos - Carbono, Hidrogênio, Oxigênio, Nitrogênio, Fósforo e Enxofre.  2) Outro argumento que explica a semelhança da composição química dos seres vivos é a presença de substâncias inorgânicas - água e sais minerais -, e substâncias orgânicas - Carboidratos, Proteínas, Lipídeos, Vitaminas, Enzimas e Ácidos Nucleicos. 

Slide 4

    Substâncias inorgânicas: água
    A importância da água como forma de vida está relacionada em ser o meio onde todas as reações metabólicas dos seres vivos. E, também, por ser um solvente polar, ela dissolve facilmente a maior parte das biomoléculas, que são, em geral, compostos polares.

Slide 5

    Substâncias inorgânicas: água
    A água apresenta alto ponto de fusão e de ebulição por conta das ligações covalentes presentes entre os átomos H-O-H, isso porque o oxigênio sendo mais eletronegativo do que o hidrogênio, atrai mais elétrons pra si, se tornando parcialmente negativo e o hidrogênio parcialmente positivo. Sendo assim, a água torna-se um dipolo elétrico com ligação covalente polar, pois forma polos a partir do deslocamento dos pares de elétrons.

Slide 6

    Interação da água
Show full summary Hide full summary

Similar

Tsarist Russia 1861 - 1918
emilyyoung212
Geography Coasts Questions
becky_e
Present Simple vs. Present Continuous
Marek Mazur
Religious Studies- Matters of life and death
Emma Samieh-Tucker
NeuroAnatomy
أطباء 2020
Biology B2.3
Jade Allatt
Online Teaching and Learning
Shawna LeBouthil
Medicine Through Time - Keywords
Lara Jackson
Les Aliments
dAnn dAnn
1PR101 2.test - Část 5.
Nikola Truong
Účto Fífa 6/6
Bára Drahošová