Slides do capítulo 1 do livro Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica - Moran

Description

Tecnologias Digitais em Espaços Escolares Slide Set on Slides do capítulo 1 do livro Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica - Moran, created by Alex Sandro Coitinho Sant'Ana on 24/06/2019.
Alex Sandro Coitinho Sant'Ana
Slide Set by Alex Sandro Coitinho Sant'Ana, updated more than 1 year ago
Alex Sandro Coitinho Sant'Ana
Created by Alex Sandro Coitinho Sant'Ana almost 5 years ago
126
0

Resource summary

Slide 2

Slide 3

Slide 4

    Ensinar é um desafio constante - 2
    Caption: : Embora não conste na imagem, a consequência disso tem sido problemas de saúde, tais como sedentarismo, obsesidade, problemas de postura e até mesmo alterações na estrutura óssea.

Slide 5

    Cientistas encontram "chifres" em crânios de jovens e o motivo é alarmante
    Vídeo

Slide 6

Slide 7

    Aprendemos melhor, quando vivenciamos, experimentamos, sentimos, descobrindo novos significados, antes despercebidos. Aprendemos mais, quando estabelecemos pontes entre a reflexão e a ação, entre a experiência e a conceituação, entre a teoria e a prática.
    Caminhos que facilitam a aprendizagem

Slide 8

    Conhecimento pela comunicação
    Só aprendemos dentro de um contexto comunicacional participativo, interativo, vivencial. Autoritarismo não vale a pena, pois os alunos não aprendem a ser cidadãos. As organizações que quiserem evoluir terão que aprender a reeducar-se em ambientes de mais confiabilidade, de cooperação, de autenticidade.

Slide 9

    Equilibrar o planejamento institucional e o pessoal nas organizações educacionais; Integrar em planejamento flexível com criatividade sinérgica; Realizar um equilíbrio entre flexibilidade, que está ligada ao conceito de liberdade, criatividade e a organização; Avançar os programas previstos às necessidades dos alunos, criando com o cotidiano, com o inesperado; Equilibrar: planejamento e criatividade; Aceitar os imprevistos, gerenciar o que podemos prever e a incorporar; Criatividade que envolve sinergia, valorizando as contribuições de cada um.  
    Formas de ensinar

Slide 10

    O docente como orientador e mediador
    Orientador/mediador/intelectual: informa, ajuda a escolher as informações mais importantes, fazendo os alunos compreendê-las e adaptá-las aos seus conceitos pessoais. Ajuda a ampliar a compreensão de tudo. Orientador/ mediador/ emocional: motiva, incentiva, estimula. Orientador/ mediador gerencial e comunicacional: organizam grupos, atividades de pesquisas, ritmos, interações. Organiza o processo de avaliação, é a ponte principal entre as instituições, os alunos e os demais grupos envolvidos da comunidade. Ajuda a desenvolver todas as formas de expressão, de interação de sinergia, de troca de linguagem, conteúdos e tecnologias. Orientador ético: ensina a assumir, vivenciar valores construtivos, individuais e socialmente.

Slide 11

    Princípios norteadores
    Integrar tecnologia, metodologias e atividades. Integrar textos escritos, comunicação oral, hipertextual, multimídia. Aproximação da mídia e das atividades para que haja um fácil trânsito de um meio ao outro. Trazer o universo do audiovisual para dentro da escola. Variação no modo de dar aulas e no processo de avaliação. Planejar e improvisar, ajustar-se às circunstâncias, ao novo. Valorizar a presença e a comunicação virtual, Equilibrar a presença e a distância.

Slide 12

    O docente deve encontrar a forma mais adequada de integrar as várias tecnologias e os procedimentos metodológicos.  

Slide 13

    Caption: : No entanto, lembrem-se dos axiomas de Sancho: o professor não é um super-herói! Existem vários fatores que interferem na qualidade da educação, como vocês bem estudaram na Unidade 1, tais como a infra-estrutura, a gestão, entre outros.

Slide 14

    A relação com a mídia eletrônica é prazerosa e sedutora. Mesmo durante o período escolar, a mídia mostra o mundo de outra forma, mais fácil, agradável. A mídia continua educando como contraposto à educação convencional. Educa enquanto entretém.

Slide 15

Show full summary Hide full summary

Similar

06 PROJECT TIME MANAGEMENT
miguelabascal
Constitutional Law
jesusreyes88
GCSE PE - 2
lydia_ward
English Literary Terminology
Fionnghuala Malone
Sociology- Key Concepts
Becky Walker
GCSE French - Parts of the Body
Abby B
ENG LIT TECHNIQUES
Heloise Tudor
C1:Making Crude Oil Useful (Science-GCSE)
Temi Onas
Edexcel Additional Science Biology Topic 1- Genes and Enzymes
hchen8nrd
Using GoConqr to study science
Sarah Egan
ASSD & PSBD QUESTION 2018 200
Dhiraj Tamang