Coordenadas Geográficas - Aulas 3 e 4

Description

Geografia: coordenadas geográficas
Guilherme  Mello
Slide Set by Guilherme Mello, updated more than 1 year ago More Less
Carolina Foganholo
Created by Carolina Foganholo about 8 years ago
Guilherme  Mello
Copied by Guilherme Mello over 4 years ago
3
0

Resource summary

Slide 1

    Coordenadas Geográficas
     Ao observar alguns mapas você pode ter notado a presença de algumas linhas que se cruzam. Essas linhas não existem na realidade, elas foram criadas para facilitar a orientação no deslocamento de pessoas. Essas linhas são chamadas de meridianos e paralelos.

Slide 2

     O cruzamento de um meridiano com um paralelo indica um ponto específico de localização.   Os possíveis cruzamentos entre essas linhas formam o sistema de Coordenadas Geográficas.Assim, é possível determinar a exata posição de lugares e pessoas no planeta.

Slide 3

     A Terra não tem a forma de uma esfera perfeita porque as regiões polares são ligeiramente achatadas.   Por isso, existe uma linha imaginária que corresponde à maior circunferência que pode ser traçada ao redor do planeta, chamada Linha do Equador.  Ela divide o planeta em duas partes: Hemisfério Norte e Hemisfério Sul.

Slide 4

    Paralelos
     São as linhas imaginárias que dão a volta no planeta paralelamente à linha do Equador. No Hemisfério Norte estão o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer. No Hemisfério Sul estão o Círculo Polar Antártico e o Trópico de Capricórnio.

Slide 5

    Meridianos
      São linhas imaginárias traçadas do Polo Norte ao Polo Sul.  O Meridiano de Greenwich foi adotado como o meridiano inicial. Ele divide o planeta em Hemisfério Leste (ou Oriental) e Hemisfério Oeste (ou Ocidental).

Slide 6

    Latitude e Longitude
    No sistema de Coordenadas Geográficas, cada ponto do planeta possui uma localização  que é definida pela Latitude (paralelo) e pela Longitude (meridiano).* A distância de um ponto qualquer na superfície do planeta em relação à Linha do Equador é chamada de latitude. * A distância de um ponto qualquer na superfície do planeta em relação ao Meridiano de Greenwich é chamada de longitude.

Slide 7

    Latitude e Longitude
     Essas distâncias são medidas em graus. As latitudes variam de 0º a 90º para o norte e para o sul, a partir da Linha do Equador. As longitudes variam de 0º a 180º para leste e para o oeste, a partir do Meridiano de Greenwich.

Slide 9

    Ponto A  -  latitude: 40º  norte   e   longitude: 80º oeste Ponto B  -  latitude: 60º norte    e   longitude: 40º lestePonto C  -  latitude: 40º norte    e   longitude: 100º lestePonto D  -  latitude: 20º norte    e   longitude: 0ºPonto E  -  latitude: 80º sul     e   longitude: 100º oestePonto F  -  latitude: 60º norte   e   longitude: 100º lestePonto G  -  latitude: 0º   e   longitude: 20º lestePonto H  -  latitude: 20º sul   e   longitude: 140º lestePonto I  -  latitude: 20º sul   e   longitude: 40º oeste
    Latitudes e Longitudes do mapa
Show full summary Hide full summary

Similar

Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo