Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas

Description

Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas
Juliana Carrera
Slide Set by Juliana Carrera, updated more than 1 year ago More Less
GoConqr suporte .
Created by GoConqr suporte . almost 8 years ago
Alice Sousa
Copied by Alice Sousa almost 8 years ago
sarahnjife
Copied by sarahnjife almost 8 years ago
Juliana Carrera
Copied by Juliana Carrera almost 4 years ago
1
0

Resource summary

Slide 1

Slide 2

    1. Problemas que envolvem cálculo de porcentagemAssunto bastante cobrado nos vestibulares, geralmente contextualizado em questões que envolvem o cotidiano ou em matemática financeira. 2. Resolução de equações elementares (1º grau e 2º grau)Em geral, os exercícios pedem para interpretar um problema em linguagem matemática e resolvê-lo. 3. Triângulos: semelhança, teorema de PitágorasNas questões que envolvem semelhança de triângulos e teorema de Pitágoras, geralmente o vestibulando tem dificuldade de visualizar onde esses devem ser utilizados. 4. Teorema do cosseno e teorema do seno5. Cálculo de áreas nas principais figuras geométricasAs questões que envolvem áreas são comuns tanto para os vestibulandos de exatas, biológicas ou humanas. 
    6. Cálculo do volume dos principais sólidos geométricos 7. Aplicações de logaritmos e exponenciais As questões contextualizadas de logaritmos e exponenciais seguem o mesmo padrão, bastando que o vestibulando faça alguns modelos para poder repeti-los durante a prova.  8. Funções trigonométricasNormalmente aparecem em questões contextualizadas que envolvem sazonalidade de oferta ou procura. 9. Probabilidade;Juntamente com a análise combinatória, é a parte mais difícil da prova.  10. Polinômios e equações polinomiaisNormalmente as questões de polinômios não são contextualizadas e cobram conceitos de aplicação do dispositivo de Briot-Ruffini, teorema do Resto, relações de Girard. 
    Matemática

Slide 3

    Física
    1. Cinemática: movimentos retilíneo e circularé comum nesse conteúdo a cobrança de questões envolvendo velocidade média, movimentos descritos por gráficos do espaço ou da velocidade em função do tempo.2. Dinâmica: movimentos retilíneo e curvilíneo (três leis de Newton)3. Trabalho e energia: (ênfase em sistemas conservativos)4. Calor e fenômenos térmicos: trocas de calor, dilatação e contração térmicas e leis da termodinâmica5. Hidrostática: ênfase no teorema de Stevin e no teorema de Arquimedes
    6. Reflexão da luz e refração da luz: ênfase na lei de Snell, fenômeno da reflexão total, dioptro plano e formação de imagens em lentes) 7. Estudo das ondas: ênfase na equação fundamental da ondulatória8. Acústica: ênfase nas características que diferenciam os sons (intensidade, altura e timbre)9. Análise de circuitos elétricos: ênfase em potência consumida10. Movimentos de cargas em campos elétricos e/ou campos magnéticos

Slide 4

    Química
    1. Ligações entre átomos e entre moléculas: Podem ser cobrados tipos de ligações químicas interatômicas (iônica, covalente e metálica); ligações químicas intermoleculares, sua dependência da polaridade e geometria das moléculas; e consequências das forças intermoleculares.2. Chuva ácida e efeito estufa: Reações entre determinados óxidos ácidos e a água da chuva ocasionando a chuva ácida, seus motivos --como o aumento do efeito estufa-- e consequências deste fenômeno 3. Cálculos estequiométricos: Cálculos químicos entre os componentes de uma reação baseados em grandezas como quantidade de matéria, massa e volume; 4. Propriedades coligativas5. pH: Conhecer a substâncias que originam soluções ácidas, básicas e neutras e ainda a escala de pH; Treine o cálculo tanto para ácidos e bases fortes, quanto para ácidos e bases fracas.
    6. Radioatividade: Emissões espontâneas radioativas, fissão e fusão nucleares e tempo de meia vida dos elementos radioativos;7. Equilíbrio químico: Reversibilidade de reações químicas, constante de equilíbrio e formação do gás amônia 8. Química orgânica: Principais funções orgânicas, nomenclatura e reconhecimento. Fenômeno da isomeria.  9. Pilha e eletrólise: Relações entre as reações químicas e a corrente elétrica. Pilhas e cálculos de força eletromotriz. Eletrólise ígnea e aquosa. Quantidade de matéria envolvida nestes processos10. Termoquímica: Relações entre as reações químicas e a quantidade de calor. Reações exotérmicas e endotérmicas. 

Slide 5

    Biologia
    1. Origem da vida e evolução biológica o tema evolução é recorrente em todos os grandes vestibulares.2. Citologia: ácidos nucleicos, síntese de proteínas e o controle do metabolismo celularDentro da citologia, o básico é o mais importante. 3. Os processos de obtenção de energia:fotossíntese, fermentação e respiração celular4. Estrutura de célula eucariótica: amembrana plasmática e a permeabilidade; os orgânulos citoplasmáticos e seus papéis5. Divisão celular6. Leis gerais da hereditariedade 
    7. Parasitoses humanas brasileiras: doenças provocadas por vírus,bactérias, protozoários e vermes 8. Fisiologia animal e vegetalConhecer bem o tema fisiologia é indispensável para responder questões sobre o funcionamento dos sistemas do corpo humano e dos outros animais.9. Fluxo de energia e os ciclos da matéria nos ecossistemas: produtores, consumidores, autotróficos, heterotróficos, decompositores, teias alimentares etc. 10. Dinâmica das populações e comunidades: determinantes populacionais, flutuações da população (competição, predatismo, parasitismo, alimentação)

Slide 7

Show full summary Hide full summary

Similar

Simulado ENEM - Ciências da Natureza
Nathalia - GoConqr
Roteiro de Estudo - Matemática
Luiz Fernando
Conhecimentos Gerais
Pollyanna Helena
Endotérmico ou Exotérmico?
Andrea Borges
Revisão Para o ENEM em 20 dias
Alessandra S.
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
Manuela Netto
Quiz Sobre Atualidades do Vestibular
Alessandra S.
Princípios da Química
GoConqr suporte .
Oscilações, ondas, óptica e radiação
Sem Parar
REAÇÕES QUÍMICAS
alessandra
Transformar Mol em Milimol
Alessandra S.