Lipídios

Description

Aula síntese sobre lipídios
Clezio Rodrigues de Carvalho Abreu
Slide Set by Clezio Rodrigues de Carvalho Abreu, updated more than 1 year ago More Less
Andrea Barreto M. Da Poça
Created by Andrea Barreto M. Da Poça about 8 years ago
Fabiane Fortes
Copied by Fabiane Fortes about 4 years ago
Clezio Rodrigues de Carvalho Abreu
Copied by Clezio Rodrigues de Carvalho Abreu almost 4 years ago
8
0

Resource summary

Slide 1

    Lipídios
    Os lipídios mais conhecidos são representados pelos óleos e pelas gorduras e têm, basicamente, função energética, da mesma forma que os carboidratos.
    Caption: : Alimentos onde encontramos os Lipídeos

Slide 2

    Lipídios
    Os lipídios são moléculas orgânicas formadas a partir da associação entre ácidos graxos e álcool, tais como óleos e gorduras.
    Caption: : O R é o radical que vai diferenciar o tipo de lipídio

Slide 3

    Funções dos Lipídios
    - Fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glicídios. - Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares. 
    - Nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos. - Facilitação de determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos. Possuem esta função os seguintes lipídios: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.

Slide 4

    Tipos de Lipídios
    Glicerídios São importantes fontes de energia e seu principal representante é o triglicerídio.São moléculas de álcool glicerol ligadas a uma, duas o três moléculas de ácido graxo.O glicerol possui uma molécula com 3 átomos de carbono unidos a uma hidroxila (C3H8O3).
    Os óleos são encontrados principalmente nos vegetais, mas também podem ser encontrados em alguns animais, como é o caso do óleo de fígado de bacalhau. Já as gorduras são encontradas principalmente nos animais e se acumulam em células adiposas, atuando como reserva de energia e protegendo contra a perda de calor.

Slide 5

    Tipos de Lipídios
    Ceras As ceras são compostas por uma molécula de álcool unida a uma ou mais moléculas de ácidos graxos, porém esse álcool não é o glicerol.As ceras são altamente insolúveis em água, e essa característica é muito importante. As ceras impermeabilizam a superfície de folhas, flores e furtos, impedindo que a planta perca água por transpiração.As abelhas utilizam a ceras para fabricação de suas colméias.
    Esteróides Os esteróides são um grupo especial de lipídios. As moléculas são formadas por 4 anéis carbônicos, ligados a outras cadeias carbônicas, grupos hidroxila e átomos de oxigênio.São exemplos de esteróides o colesterol e os hormônios sexuais femininos e masculinos: estrógeno, progesterona e testosterona.Outro grupo muito importante de esteróides é o colesterol. Ele pode ser tanto benéfico como maléfico para o organismo.O colesterol participa da composição química das membranas celulares de células animais. As células vegetais e bacterianas não possuem colesterol em sua composição.

Slide 6

Show full summary Hide full summary

Similar

Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
Vírus
Alessandra S.
Glossário de Biologia Geral
Alessandra S.
Dicionário de Química
Alessandra S.
Como Estudar Matemática
Alessandra S.
Simulado de Matemática
Alessandra S.
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .