Por que a discussão sobre fake news deve ser levada para a sala de aula

Description

Discussão em SALA DE AULA
aline carmen faria resende
Slide Set by aline carmen faria resende, updated more than 1 year ago More Less
aline carmen faria resende
Created by aline carmen faria resende almost 4 years ago
aline carmen faria resende
Copied by aline carmen faria resende almost 4 years ago
aline carmen faria resende
Copied by aline carmen faria resende almost 4 years ago
1
0

Resource summary

Slide 1

Slide 2

          FAKE NEWS, é um termo utilizado no mundo digital como  NOTÍCIAS FALSAS. E o maior problema do compartilhamento da  FAKE NEWS é: FALTA DE VISÃO CRÍTICA DAS PESSOAS NO MEIO DIGITAL A ação humana é o PRINCIPAL DIFUSOR das notícias falsas, mais do que bots (contas automatizadas para divulgação)

Slide 3

    FORMAÇÃO DO CIDADÃO DIGITAL
      "Cristina Tardáguila, diretora da Agência Lupa, agência de checagem de fatos. Assim como questões de cidadania off-line, como não jogar lixo no chão, o jovem precisa entender os limites da cidadania on-line, sair do colégio com essa noção"

Slide 4

    COMO IDENTIFICAR NOTÍCIAS FALSAS? VERIFICAR QUAL O SITE ORIGINAL DA PUBLICAÇÃO; SE OUTROS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO TAMBÉM PUBLICARAM; DATA DA PUBLICAÇÃO; E QUAL O AUTOR “A escola não pode se eximir do papel de educar crianças e jovens para uma prática cultural – educativa, midiática, tecnológica – responsável, ainda mais numa sociedade cada vez mais protagonizada pelas mídias”, afirma Mônica Fantin, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e líder do grupo de pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte na mesma instituição.
        ESCOLAS ORIENTANDO OS ALUNOS SOBRE REDES SOCIAIS: PROFESSORES DEVEM DISCUTIR COM PAIS SOBRE QUANDO DISCUTIR A INTRODUÇÃO DA TECNOLOGIA; SABER ATUAR COMO MEDIADOR;  FORMAÇÃO DE CRÍTICA; Ensinar aos alunos a importância das notícias verdadeiras e do bom jornalismo para democracia.  

Slide 5

         
     “Talvez não só os professores devam ensinar a pesquisar informações em sites confiáveis, realizar curadoria de fontes, mas também as escolas, como um todo, devam tomar a responsabilidade de promover debates sobre o tema no conjunto da comunidade escolar e para além dela, atuando de forma participativa na identificação, no combate e na denúncia das notícias falsas”,   o termo fake news se popularizou não apenas para designar as notícias realmente falsas: ele foi distorcido e passou a ser usado para atacar qualquer informação ou notícia que não se adeque à visão de mundo daquele que a consome.

Slide 6

      ARTIGO DA REVISTA EDUCAÇÃO - EDIÇÃO 247, (28 DE MARÇO DE 2018)     Apresentação de: Aline Carmen Curso Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 UFMG
Show full summary Hide full summary

Similar

13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
Ensinando com as ferramentas GoConqr
GoConqr suporte .
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
10 DICAS SOBRE TECNOLOGIA EDUCATIVA
Cristinamba
Softwares Educacionais
valdeiresmendes
Tecnologias Computacionais na Educação: Desafios na Prática Docente
Karin Elisa Frie
Novas Tecnologias e mediação pedagógicas
tatiana_ana2012
JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS
Beth Schneider
Conceitos básicos e siglas da Tecnologia e Educação Inclusiva
Marcela Carvalho
4 Maneiras de Usar as Redes Sociais em Sala de Aula
GoConqr suporte .
TECNOLOGIAS NA ESCOLA: INTERNET NA ESCOLA E INCLUSÃO
taize1305