Guia - 2ª Fase do Exame da Ordem

Description

Guia - 2ª Fase - Prova da OAB
Ximena Araújo
Slide Set by Ximena Araújo, updated more than 1 year ago More Less
GoConqr suporte .
Created by GoConqr suporte . over 8 years ago
Alice Sousa
Copied by Alice Sousa over 8 years ago
Ximena Araújo
Copied by Ximena Araújo almost 4 years ago
8
0

Resource summary

Slide 1

    A 2ª fase da Prova da OAB avalia a capacidade prático-profissional do aluno, ou seja, se ele sabe resolver um caso prático que lhe é posto, incluindo a elaboração de uma peça profissional. Nesta etapa, os candidatos respondem a 4 questões dissertativas e elaboram a peça profissional. Tudo dentro da área previamente escolhida.São 7 áreas, ao todo:  direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho e direito tributário.Dica de professores: separar três horas para a peça e duas horas para as questões dissertativas.
    Guia - 2ª Fase do Exame da Ordem

Slide 2

    1. Sempre, em qualquer hipótese, comece pela peça prático-profissional, ela vale mais pontos, mais não passe mais do que mais da metade do tempo com ela, pois ainda tem as questões subjetivas para serem respondidas; 2. Não faça rascunho, é perda de tempo. Faça somente um esboço do que você vai escrever e em que ordem o assunto deve ser escrito, como por exemplo: endereçamento, tipo de ação, autor, réu, lastro dos fatos, dispositivos legais, pedidos, valor da causa;3. Cuidado com o rito da peça. É comum o aluno achar que é rito ordinário, mas sempre esteja atento para um eventual rito sumário ou de juizado especial; 4. Conheça o material que você vai levar para a prova. Leia antes e saiba onde as coisas estão.
    5. Cuidado também com a qualidade da redação.  6. Cuidando com a caligrafia, faça sempre letra legível, pois você não quer que o avaliador tenha resistência ao ler a sua prova. Se for necessário, treine para melhorá-la; 7. Não basta colocar o instituto ou o dispositivo legal, é necessário demonstrar que você sabe do que se trata. Assim, explique um pouco o que é aquilo, com as suas palavras; 8. Nunca assine ou coloque qualquer informação que não consta na questão da prova OAB, a fim de que não seja considerado identificação e zerada a prova.
    DICAS GERAIS

Slide 3

    Dica 1: Revise Direito Penal Material. Além de ser fundamental para as teses de defesa na peça profissional, garantirá, no mínimo, metade da pontuação nas questões discursivas. Dica 2: O que estudar em Direito Penal Material: “concentre-se no estudo da parte geral, conceitos teóricos e institutos aplicados em casos concretos”. Dica 3: Alguns pontos para revisar em Direito Penal Material: teoria do erro, teoria da pena, concurso de pessoas, legítima defesa e o iter criminis com seus institutos (tentativa, desistência voluntária, arrependimento eficaz e posterior). 
    Direito Penal
Show full summary Hide full summary

Similar

Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
Direito Administrativo - Visão Geral
tiago meira de almeida
Processo Administrativo Federal - Quiz I
tiago meira de almeida
Entidades da Administração Indireta
roberta.dams
Noções de Direito Administrativo
Alynne Saraiva
Princípios da Administração pública
Jay Benedicto
Direito Adiministrativo
Katiusce Cunha
Direito Administrativo
ana amaral
DIREITO ADMINISTRATIVO.
eldersilva.10