II Guerra Mundial

Description

II Guerra Mundial
Ana Franco
Slide Set by Ana Franco, updated more than 1 year ago More Less
GoConqr suporte .
Created by GoConqr suporte . almost 9 years ago
Ana Franco
Copied by Ana Franco almost 4 years ago
7
0

Resource summary

Slide 1

    A II Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, resultando entre 50 a mais de 70 milhões de mortes. Considera-se o ponto inicial da guerra como sendo a invasão da Polônia pela Alemanha Nazista em 1 de setembro de 1939. A guerra terminou com a vitória dos Aliados em 1945, alterando significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial. Enquanto a ONU era estabelecida para estimular a cooperação global e evitar futuros conflitos, a União Soviética e os EUA emergiam como superpotências rivais, preparando o terreno para uma Guerra Fria que se estenderia pelos próximos 46 anos (1945-1991). 
    Caption: : Imagens da II Guerra Mundial
    II Guerra Mundial

Slide 3

    Causas
    Podemos dizer que uma das principais causas da Segunda Grande Guerra foi o Tratado de Versalhes. Esse Tratado, assinado em 1919, encerrou oficialmente a Primeira Grande Guerra. Ele determinava que a Alemanha assumisse a responsabilidade por ter causado a Primeira Guerra. Além disso, obrigava o país a pagar uma dívida aos países prejudicados, além de outras exigências como o impedimento de formar um exército reforçado e o reconhecimento da independência da Áustria. Isso é claro, trouxe revolta aos alemães, que consideraram estas obrigações uma verdadeira humilhação.
    Caption: :

Slide 4

    O início da Guerra
    Na Alemanha, Hitler queria formar uma “raça ariana”, ou seja, uma raça superior a todas as outras. O início da guerra se deu quando Hitler invadiu a Polônia em setembro de 1939.A razão desta invasão foi o fato da Polônia ter conseguido (através do Tratado de Versalhes) a posse do porto de Dantzig. Hitler não queria isso, ele queria que Dantzig fosse incorporada à Alemanha.Nos primeiros anos da guerra, as Potências do Eixo (Alemanha, Japão e Itália ) levaram vantagem. Esses países tinham governos fascistas e por objetivo dominar os povos e construir grandes impérios.China, França, Grã-Bretanha, União Soviética e EUA formavam os Aliados.
    A Alemanha tomou a Polônia, Bélgica, Noruega, Dinamarca e Holanda. Em 1940, a França se rendeu e, em seguida, foi a vez da Romênia, Grécia e Iugoslávia. A Inglaterra foi bombardeada, porém resistiu. Hungria, Bulgária e Romênia se uniram às Forças do Eixo.Em 1941, o Japão atacou Pearl Harbor e partia para dominar a Ásia. Dias depois Hitler declarava guerra aos EUA. A entrada dos americanos na guerra reforçou o lado dos Aliados, pois os EUA possuíam uma variedade de recursos bélicos.Hitler já se achava vencedor, quando as coisas começaram a mudar. O líder nazista achava que a URSS ainda era um país atrasado e cheio de analfabetos, ele não tinha idéia que o país havia crescido e se tornado uma grande potência. Ao ordenar o ataque à URSS, os nazistas se depararam com uma grande muralha ofensiva e pela 1ª vez se sentiram acuados.

Slide 5

    Os nazistas eram anti-semitas. Eles odiavam judeus e queriam eliminá-los para garantir a superioridade da raça ariana. Os judeus foram enviados aos campos de concentração para serem mortos, que no total somavam mais de 6 milhões. O mais famoso campo de concentração foi o de Auschwitz (localizado na Polônia). Não foram somente os judeus que foram perseguidos. Homossexuais e ciganos também sofreram perseguições, passaram fome e foram mortos.
    O Holocausto

Slide 6

    O fim da guerra começou quando Hitler deslocou suas tropas em direção ao Cáucaso, fonte de petróleo da URSS, onde ocorreu a Batalha de Stalingrado (entre setembro de 1942 e fevereiro de 1943), que deixou mais de 1 milhão de nazistas mortos - considerada a maior derrota alemã na guerra.Em 6 de junho de 1944 – o Dia D – os aliados tomaram a Normandia e o cerco alemão sobre a França foi vencido. Em abril de 45, tropas aliadas – americanas, inglesas e russas - invadiram a Alemanha. Mussolini foi capturado ao tentar fugir para a Suíça e fuzilado em 28 de abril de 1945 - 2 dias depois, Hitler se suicida e em 8 de maio de 1945 a Alemanha se rende.Embora a guerra tenha terminado na Europa, ela continuava no pacífico e na Ásia. O Japão sofria derrotas diante dos EUA. Os japoneses estavam quase se rendendo quando em agosto de 45, os EUA jogaram uma bomba atômica em Hiroshima e 3 dias depois, foi a vez de Nagasaki ser destruída. O lançamento das bombas causou a rendição dos japoneses.
    O fim da Guerra
    Caption: : Vídeo-aula

Slide 7

    Com o fim da Guerra, as potências do Eixo estavam destruídas e a Inglaterra e a França também sofreram grandes perdas. Foi a partir dessa época que o mundo passou a ser dividido conforme a ideologia dos EUA e da URSS. Com o crescimento da Rússia, ocorreu uma maior procura pelo socialismo marxista e diversos países passaram a ter um governo comunista.Apesar das enormes perdas, muitos países se beneficiaram com a Segunda Guerra. O Canadá se tornou um grande fornecedor de aviões e navios. A guerra ajudou o país a ter diversas indústrias de metais pesados. Os EUA também tiveram um grande crescimento de seu parque industrial. Após a guerra, foram realizadas diversas conferências a fim de decidir a divisão territorial e os rumos da Alemanha no pós-guerra.A Alemanha foi multada e boa parte da indenização seria destinada para a União Soviética. Vários líderes nazistas foram condenados e a indústria bélica foi proibida de produzir. Enquanto os soviéticos tomavam conta da região oriental da Europa, os Estados Unidos influenciavam a parte ocidental do continente. Eram os prenúncios para a Guerra Fria.Com o fim da guerra, o mundo passou a utilizar a definição de superpotência e os Estados Unidos comandavam o bloco econômico capitalista e a União Soviética, estava à frente do bloco socialista. Além disso, ocorreu na Europa uma grande crise. Os países haviam perdido não só a guerra como também seu caráter econômico, político e cultural.Surgiu a ONU - Organização das Nações Unidas em 1945. É uma organização mundial que reuniu países com o intuito de assinar a Carta das Nações Unidas. Essa carta dava poderes de mediação à organização de modo a intervir em possíveis conflitos para evitar as consequências da Segunda Guerra Mundial. Além disso, sua função também era de manter a paz mundial.
    Consequências da Guerra
Show full summary Hide full summary

Similar

II Guerra Mundial
Alessandra S.
II GUERRA MUNDIAL
Luis Augusto Oliveira
1º Guerra Mundial
Vitória Lucena
Alianças da Primeira Guerra Mundial
Guilherme Rodrigues
II GUERRA MUNDIAL
JADIEL SILVA MARIANO
segunda guerra mundial
Matheus José
II Guerra Mundial
aninhabia778
I GUERRA MUNDIAL (1914-18)
Camila Di Carla Araújo Costa
2 GUERRA MUNDIAL
Augusto C
1_II Guerra Mundial
aninhabia778
Primeira Guerra Mundial.
Yasmin Padovan