Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas

Description

Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas
Ester Souza
Slide Set by Ester Souza, updated more than 1 year ago More Less
GoConqr suporte .
Created by GoConqr suporte . over 8 years ago
Ester Souza
Copied by Ester Souza almost 4 years ago
6
0

Resource summary

Slide 1

Slide 2

    1. Problemas que envolvem cálculo de porcentagemAssunto bastante cobrado nos vestibulares, geralmente contextualizado em questões que envolvem o cotidiano ou em matemática financeira. 2. Resolução de equações elementares (1º grau e 2º grau)Em geral, os exercícios pedem para interpretar um problema em linguagem matemática e resolvê-lo. Para Nelio, do CPV, muitos vestibulandos "morrem na praia", pois erram a resolução da equação.3. Triângulos: semelhança, teorema de PitágorasNas questões que envolvem semelhança de triângulos e teorema de Pitágoras, geralmente o vestibulando tem dificuldade de visualizar onde esses devem ser utilizados. Normalmente não são questões contextualizadas, cobram conteúdo teórico mais a capacidade de aplicar os conceitos.
    4. Teorema do cosseno e teorema do seno "O aluno tem que saber a fórmula e quando e como aplicá-la. É um assunto que vem caindo bastante, como aconteceu na Unesp [Universidade Estadual Paulista] no ano passado", lembra Rodolfo. "No último dia, se você não sabe nada e quer estudar algo que pode cair, eu sugiro esse tema. Muito provavelmente será abordado e o estudante ganhará um exercício."5. Cálculo de áreas nas principais figuras geométricasAs questões que envolvem áreas são comuns tanto para os vestibulandos de exatas, biológicas ou humanas. "O conceito de área é de uso comum e de extrema importância, o que faz com que a sua incidência seja bastante acentuada".Fazer um esquema organizado é fundamental para a resolução desse tipo de conteúdo. "O aluno não precisa ser desenhista, mas isso ajuda na hora de encontrar os elementos para calcular a área".
    Matemática

Slide 3

    6. Cálculo do volume dos principais sólidos geométricosAs questões não costumam ter alto grau de dificuldade, desde que o vestibulando não tenha restrições quanto a visualização espacial, ou seja, em 3 dimensões.7. Aplicações de logaritmos e exponenciaisAs questões contextualizadas de logaritmos e exponenciais seguem o mesmo padrão, bastando que o vestibulando faça alguns modelos para poder repeti-los durante a prova. Já as questões mais teóricas cobram o domínio das propriedades dos logaritmos.8. Funções trigonométricas Normalmente aparecem em questões contextualizadas que envolvem sazonalidade de oferta ou procura. 9. ProbabilidadeJuntamente com a análise combinatória, é a parte mais difícil da prova. 10. Polinômios e equações polinomiaisNormalmente não são contextualizadas e cobram conceitos de aplicação do dispositivo de Briot-Ruffini, teorema do Resto, relações de Girard.

Slide 4

    Física
    1. Cinemática: movimentos retilíneo e circularé comum nesse conteúdo a cobrança de questões envolvendo velocidade média, movimentos descritos por gráficos do espaço ou da velocidade em função do tempo.2. Dinâmica: movimentos retilíneo e curvilíneo (três leis de Newton)3. Trabalho e energia: (ênfase em sistemas conservativos)4. Calor e fenômenos térmicos: trocas de calor, dilatação e contração térmicas e leis da termodinâmica5. Hidrostática: ênfase no teorema de Stevin e no teorema de Arquimedes
    6. Reflexão da luz e refração da luz: ênfase na lei de Snell, fenômeno da reflexão total, dioptro plano e formação de imagens em lentes) 7. Estudo das ondas: ênfase na equação fundamental da ondulatória 8. Acústica: ênfase nas características que diferenciam os sons (intensidade, altura e timbre)9. Análise de circuitos elétricos: ênfase em potência consumida10. Movimentos de cargas em campos elétricos e/ou campos magnéticos

Slide 5

    Química
    1. Ligações entre átomos e entre moléculas2. Chuva ácida e efeito estufa: Reações entre determinados óxidos ácidos e a água da chuva ocasionando a chuva ácida, seus motivos3. Cálculos estequiométricos: Cálculos químicos entre os componentes de uma reação baseados em grandezas como quantidade de matéria, massa e volume 4. Propriedades coligativas: Fenômenos causados pela adição de solutos em determinados solventes (aumento da temperatura de ebulição e redução da temperatura de congelamento)5. pH: Conhecer a substâncias que originam soluções ácidas, básicas e neutras e ainda a escala de pH; Treine o cálculo tanto para ácidos e bases fortes, quanto para ácidos e bases fracas.
    6. Radioatividade: Emissões espontâneas radioativas, fissão e fusão nucleares e tempo de meia vida dos elementos radioativos;7. Equilíbrio químico: Reversibilidade de reações químicas, constante de equilíbrio e formação do gás amônia8. Química orgânica: Principais funções orgânicas, nomenclatura e reconhecimento. Fenômeno da isomeria. Características dos compostos orgânicos (pontos de ebulição acidez e basicidade). Principais reações orgânicas9. Pilha e eletrólise: Relações entre as reações químicas e a corrente elétrica. Pilhas e cálculos de força eletromotriz. Eletrólise ígnea e aquosa. Quantidade de matéria envolvida nestes processos 10. Termoquímica: Relações entre as reações químicas e a quantidade de calor. Reações exotérmicas e endotérmicas. 

Slide 6

    Biologia
    1. Origem da vida e evolução biológica o tema evolução é recorrente em todos os grandes vestibulares. 2. Citologia: ácidos nucleicos, síntese de proteínas e o controle do metabolismo celularDentro da citologia, o básico é o mais importante. 3. Os processos de obtenção de energia:fotossíntese, fermentação e respiração celular4. Estrutura de célula eucariótica: amembrana plasmática e a permeabilidade; os orgânulos citoplasmáticos e seus papéis5. Divisão celular 6. Leis gerais da hereditariedade - É importante que o vestibulando tenha domínio sobre a primeira e segunda leis de Mendel, e não deixe de ter muita atenção ao definir os genótipos e fenótipos, resolver os cálculos de probabilidades e interpretar os heredogramas apresentados na prova.
    7. Parasitoses humanas brasileiras: doenças provocadas por vírus,bactérias, protozoários e vermes8. Fisiologia animal e vegetalConhecer bem o tema fisiologia é indispensável para responder questões sobre o funcionamento dos sistemas do corpo humano e dos outros animais.9. Fluxo de energia e os ciclos da matéria nos ecossistemas: produtores, consumidores, autotróficos, heterotróficos, decompositores, teias alimentares etc. São questões sempre atuais e assuntos como sustentabilidade, desmatamento, poluição, uso da água, geração de energia, destino do lixo, aquecimento global podem aparecer mais de uma vez na mesma prova.10. Dinâmica das populações e comunidades: determinantes populacionais, flutuações da população (competição, predatismo, parasitismo, alimentação)

Slide 8

Show full summary Hide full summary

Similar

Simulado ENEM - Ciências da Natureza
Nathalia - GoConqr
Conhecimentos Gerais
Pollyanna Helena
Roteiro de Estudo - Matemática
Luiz Fernando
Quiz Sobre Atualidades do Vestibular
Alessandra S.
Endotérmico ou Exotérmico?
Andrea Borges
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
Alice Sousa
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
sarahnjife
Plano de estudos ENEM - Parte 1 *Humanas
GoConqr suporte .
Plano de estudos ENEM - Parte 1 *Humanas
Alice Sousa
Princípios da Química
GoConqr suporte .
REAÇÕES QUÍMICAS
alessandra