FESTA JUNINA: NORTE E NORDESTE

Description

1º ano Artes Slide Set on FESTA JUNINA: NORTE E NORDESTE, created by Letícia Lopes on 10/07/2020.
Letícia Lopes
Slide Set by Letícia Lopes, updated more than 1 year ago
Letícia Lopes
Created by Letícia Lopes almost 4 years ago
50
1

Resource summary

Slide 1

    Caption: : No Brasil cada pessoa festeja a festa junina do seu jeito,umas ficam em casa já outras saem para se divertir e dançar quadrilha,e por fim se acabar com as deliciosas comidas,mas como será que é a comemoração nas regiões norte e nordeste!?
    Festa Junina: Norte e Nordeste

Slide 2

    Por todo país o mês de junho é comemorado com muita festa! A tradição das festas juninas tem origem europeia e chegou aqui com os portugueses, que tinham como costume comemorar os dias de São João, São José e São Pedro em grande estilo. Ao chegar ao Brasil a festa se espalhou, incorporou influências indígenas e africanas e foi adquirindo novos costumes de acordo com a região do país. Na região norte a festa tradicional, como é mais conhecida e representada, com bandeirinhas, balões e quadrilhas dividem o espaço com a festa do Boi-Bumbá. No último final de semana do mês de junho acontece em Parintins, uma cidade no interior do Amazonas, o Festival Folclórico de Parintins, uma grande festa popular  que apresenta a disputa de dois bois, o Garantido e o Caprichoso. Tratam-se de associações que disputam o título nos três dias de festa em diversas categorias com grandes alegorias e encenações. Durante as noites são exploradas temáticas regionais, como lendas, histórias ribeirinhas, tribos indígenas e claro, a história do Boi Bumbá! O Garantido é representado pela cor vermelha e o Caprichoso pela cor azul. As torcidas de cada um dos bois é coisa muito séria por lá, tanto que um membro de um boi nunca fala o nome do outro, referindo-se apenas como “contrário” quando tem que citar o adversário. A rivalidade é tanta que as empresas que patrocinam o festival costumam mudar seus logos para vermelho e azul durante o festival e sua preparação, para não desagradar nenhum dos dois lados. O evento todo acontece dentro do Bumbódromo, uma espécie de estádio no formato de uma cabeça de boi estilizada, onde as “galeras”, como são conhecidas as torcidas de cada boi, ficam divididas. As preparações para a festa se estendem por vários meses e se intensificam no mês de junho, quando a cidade recebe cerca de 70 mil turistas todo ano! Tem muita quadrilha, carimbó (dança típica da região), lendas e barracas com comidas, que sempre tem macaxeira, cuscuz, mungunzá, vatapá, tacacá, pudim e doces feitos a base de frutas da região amazônica. As pessoas se reúnem para conversar até o fogo apagar. Em Belém, Parintins e Manaus, comemora-se com a dança do boi-bumbá, que gira em torno da lenda de morte e ressurreição de um boi.
    Festa Junina: Norte do Brasil
    Caption: : Já a região Norte conta com pratos como bolo de macaxeira, cuscuz, munguzá, vatapá e tacacá. E claro que não pode faltar quadrilha! Inclusive, há uma dança típica da região chamada Carimbó, que mistura elementos das culturas indígena, negra e portuguesa. Sem falar nas coreografias que encenam o folclore local, como a lenda do boto. Em alguns lugares, como Belém e Manaus, a quadrilha é substituída pela tradição do Boi-Bumbá, herança da época da colonização portuguesa, celebrada desde 1913 e que, desde 1988, conta com um Bumbódromo, onde é encenada a famosa disputa entre o Boi Garantido e o Boi Caprichoso.

Slide 3

     O nordeste é o grande epicentro das festas! Tem milho, forró pé de serra, zabumba e muitos arraiais são organizados pela cidade, cheias de quadrilha! As pessoas enfeitam as casas com bandeirinhas coloridas e acendem fogueiras nas praças. Por ser uma região árida, o Nordeste agradece anualmente a São João Batista e também a São Pedro, pelas chuvas caídas nas lavouras. Os festejos juninos no nordeste brasileiro são regados de danças típicas, como as quadrinhas, que reúnem centenas de pessoas em compassos sincronizados e muito divertidos. Os únicos estilos musicais que predominam durante as festas são o forró, o sertanejo universitário e o cabrueira. E tudo isso com os trajes caipiras, como manda o figurino. Vestidos e camisas xadrez, chapéus de palha e maquiagens características fazem dos participantes personagens fundamentais durante a festa. Sem falar das comidas típicas, que são de dar água na boca. Quentão, canjica, pé de moleque e muitos pratos à base de milho. Além de levar alegria, a festa junina tradicional também é extremamente importante para o setor de turismo, que acaba movimentando a economia e gerando rendas aos trabalhadores e empresas. Algumas festas chegam a receber 2 milhões de pessoas vindas de todos os cantos do Brasil, lotando hotéis, restaurantes e aumentando as vendas do comércio em geral, afetando inclusive a oferta de empregos temporários. Embora as festas juninas sejam comemoradas em todas as regiões do país, é no nordeste que elas se destacam ganhando expressividade. No mês de junho os cristãos católicos aproveitam para comemorar e homenagear a três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Além das comemorações, o nordestino, de modo particular os sertanejos, aproveitam para agradecer a todos eles pela chuva que cai nesse período, amenizando o sofrimento do homem do campo. Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento.  Pamonha, milho-cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz-doce, bolo de amendoim,  mugunzá, cocada, pé de moleque, vinho, batata-doce e muito mais.
    Caption: : O forró, xote, xaxado e baião são ritmos bastante populares no Nordeste e conhecidos no país inteiro, principalmente durante o São João. E foi através de nomes como Luiz Gonzaga, por exemplo, que a tradição nordestina foi disseminada pelo país inteiro e até hoje embala as festas juninas do litoral ao Sertão da região.
    Festa Junina: Nordeste do Brasil
Show full summary Hide full summary

Similar

REGIÕES DO BRASIL
Monica Reis
Regionalização brasileira
Matheus Cardoso8528
Arte Românica
Pedro Harzer
Arte Romana
vithor lavor
Racionais MC's
Rian Sperling
História e Independência dos EUA
Priscila yasmin
EDUCAÇÃO AMBIENTAL -LEI 9.265 - ES
MARIA BERNARDETE GUIMARAES
Intensivo UEL
Otavio Ferreira
Resumo do filme "Com Amor, Van Gogh" — Artes/Segundo Bimestre
Giovana Figueiredo
teste de artes
sousavitoria033