Importância Relativa das Diversas Capacidades que Constituem o Valor do Pessoal das Empresas

Description

Contém as qualidades e conhecimentos que possuem grande valor para a empresa, esses conjuntos de qualidades se dividem entre os diferentes setores
Jessica Maria de Sousa
Slide Set by Jessica Maria de Sousa, updated more than 1 year ago
Jessica Maria de Sousa
Created by Jessica Maria de Sousa almost 4 years ago
1
0

Resource summary

Slide 1

    Importância Relativa das Diversas Capacidades que Constituem o Valor do Pessoal das Empresas
    A cada grupo de operações, ou função essencial, corresponde uma capacidade especial. Existem a capacidade técnica, a capacidade comercial, a capacidade financeira, a capacidade administrativa etc. Tal é o conjunto das qualidades e conhecimentos que formam qualquer das capacidades essenciais; esse conjunto compreende qualidades físicas, intelectuais e morais, cultura geral, experiência e certos conhecimentos especiais, referentes à função a desempenhar. 1º Qualidades físicas: saúde, vigor, destreza; 2º Qualidades intelectuais: aptidão para compreender e aprender, discernimento, força e agilidade intelectuais; 3º Qualidades morais: energia, firmeza, coragem de aceitar responsabilidades, iniciativa, decisão, tato, dignidade;  

Slide 2

    4º Cultura geral: conhecimentos variados que não são exclusivamente do domínio da função exercida; 5º Conhecimentos especiais: relativos unicamente à função, seja ela técnica, comercial, financeira, administrativas etc; 6º Experiência: conhecimento resultante da prática dos negócios. É a lembrança das lições que os fatos proporcionam a todos nós. Tal é o conjunto das qualidades e conhecimentos que formam qualquer das capacidades essenciais; esse conjunto compreende qualidades físicas, intelectuais, e morais, cultura geral, experiência e certos conhecimentos especiais, referentes à função a desempenhar. A importância de cada um dos elementos que compõem a capacidade se relaciona com a natureza e a importância da função.

Slide 3

    Quadros de análises de Fayol sobre capacidades que constroem uma empresa
    QUADRO Nº 1: IMPORTÂNCIA RELATIVA DAS CAPACIDADES NECESSÁRIAS AO PESSOAL DE FUNÇÃO TÉCNICA DE UMA GRANDE EMPRESA INDUSTRIAL: Esse pessoal constitui a seguinte série hierárquica: operários, contramestres, chefes de oficina, chefes de divisão, chefes de serviço e diretor. Se a empresa compreende vários estabelecimentos distintos e de importância, a série hierárquica termina em um diretor-geral. Se a empresa é uma indústria do Estado, a escala hierárquica continua até ao chefe de estado, passando por um ministro.  

Slide 4

    Caption: : Grande empresa: Pessoal de Função Técnica
    CONCLUSÕES TIRADAS DO QUADRO Nº1: A capacidade principal do operário é a capacidade técnica; A medida que alguém sobe na escala hierárquica, a importância relativa da capacidade administrativa aumenta aumenta, enquanto a capacidade técnica se estabelece no nível do 3º ou 4º graus; A capacidade principal do diretor é a capacidade administrativa. Quanto mais elevado é o nível hierárquico, mais essa capacidade domina; As capacidades comercial, financeira, de segurança e de contabilidade têm sua máxima importância nos agentes do 5º ou 6º graus hierárquicos . A medida que se sobe na escala hierárquica, a importância dessas capacidades (comercial, financeira, etc) no valor de cada categoria de agentes vai diminuindo e tende a nivelar-se; A partir do 4º ou 5º grau hierárquico o coeficiente administrativo aumenta a custa dos outros,  que diminuem e se aproximam do décimo do valor total.

Slide 5

    Caption: : Empresas Industriais de Qualquer Importância: Chefes de Empresa
    As conclusões tiradas do quadro nº 2 são: A capacidade principal do chefe da pequena empresa industrial é a capacidade técnica; A medida que se sobe na escala hierárquica do pessoal das empresas, a importância relativa da capacidade administrativa aumenta, enquanto a da capacidade técnica diminui. Observa-se a equivalência entre essas duas capacidades nas empresas de importância média; A capacidade principal dos chefes das grandes empresas é a capacidade administrativa. Quanto mais importante é a empresa tanto mais predomina a capacidade administrativa; As capacidades comercial e financeira exercem papel muito mais importante entre os chefes da pequena e média empresa que entre os agentes inferiores e médios de função técnica; A medida que se sobe na escala hierárquica do pessoal das empresas, o coeficiente administrativo aumenta, em detrimento da maior parte dos outros que tendem a nivelar-se e aproximam-se do décimo do valor total.

Slide 6

Show full summary Hide full summary

Similar

Direito Constitucional focado (INSS 2016) - Direitos e Garantias Fundamentais e Administração Pública
Thiago Amério
ADMINISTRAÇÃO - OS CLÁSSICOS
Nathalino Pachêco
Abordagens de Gestão
sa.sousa
T1 - ADMINISTRAÇÃO E O ADMINISTRADOR
Dayene Campos
A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL EM UMA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO À LUZ DA APRENDIZAGEM INFORMAL
eduarda Fernandes
Tecnologia e Administração
Erika Lots
TEORIAS SOBRE LIDERANÇA
Fernando Luiz
Conceito de Gestão Produtiva
Ana Cristina Ush
Funções administrativas
brunocmt
Teoria Geral da Administração(TGA)
Flávio Machado Lobo
Administração Financeira e Orçamentária
Raphael Luiz Fonseca