História da Matemática

Description

Neste vídeo você irá encontrar alguns elementos da História da Matemática.
Marli Dos Santos Pereira
Slide Set by Marli Dos Santos Pereira, updated more than 1 year ago
Marli Dos Santos Pereira
Created by Marli Dos Santos Pereira over 3 years ago
108
0

Resource summary

Slide 1

Slide 2

    Como tudo começou?
    Desde os primeiros riscos e pinturas dos homens pré-históricos há milhares de anos, a matemática começou lentamente a ser descoberta e ainda continua em constante desenvolvimento. Desde formas de contagem primitivas até a teoria do Caos e sistemas dinâmicos, a matemática passou por um longo processo de evolução. A palavra matemática vem do grego, Mathematikos, que é a composição das palavras Mathema, que significa ciência, compreensão da natureza, e Thike, que significa arte. Em suma, matemática significa a ciência ou a arte de aprender e decodificar a natureza.   Os Primórdios da Contagem e da Matemática Há milhares de anos, o ato de contar elementos tornou-se importante para o homem primitivo. Este conceito não nasceu de um único individuo ou de uma tribo especifica, mas foi uma percepção natural. Antes de existir a definição de um número como um símbolo propriamente dito, que representa uma quantidade, essa relação era feita entre objetos diferentes. Um exemplo alegórico é aquele em que um pastor de ovelhas pode contar o seu rebanho usando pedras num saco, ou seja, se num rebanho existem 150 ovelhas, então ele teria 150 pedras, uma para cada ovelha. E isso se estendeu posteriormente para contar dias, estações do ano, entre outras medidas usadas pelo homem primitivo. Um exemplo disso é o osso de Lebombos, que é um artefato arqueológico datado em 35.000 anos A.C., que serviu, segundo estudiosos, como um bastão calendário. Posteriormente toda a construção da matemática baseou-se em aplicações, ou seja, na agricultura com a medição de terras, tempo necessário para plantio e colheita, observação dos astros a fim de prever eventos, entre outros.

Slide 3

    Matemática Egípcia, Babilônica e Oriental Sem dúvida, as civilizações Egípcias e Babilônicas foram excelentes contribuintes para a matemática. Este fato é notável devido à complexidade em suas construções, que são até hoje palco de discussões sobre como foram construídas, um sistema numérico bem definido, o princípio das equações entre outros elementos que foram a chave para o início da matemática moderna.  No oriente, a matemática teve um avanço surpreendente com a representação simbológica de números muito grandes, números negativos e decimais. Os países árabes foram o berço da geometria, da álgebra e da aritmética. https://www.infoescola.com/matematica/historia-da-matematica/

Slide 4

    Grécia antiga
    Na Grécia antiga, com a influência direta de seus pensadores e filósofos e de todo o conhecimento antigo adquirido ao longo da história, a matemática começa a ser vista como uma ciência axiomática e abstrata. Pitágoras, Euclides, Arquimedes, Anaxágoras, Eratóstenes de Alexandria e muitos outros nomes, consolidaram o pensamento teórico e prático da aritmética e da geometria. A obra Os Elementos de Euclides é o tratado matemático e geométrico mais antigo que possui uma estrutura axiomática bem definida, concretizando então o pensamento axiomático da matemática, muito presente na ciência moderna.

Slide 5

    Matemática Moderna
    Neste período grandes nomes contribuíram para a matemática moderna.  Entre eles, René Descartes, o pai da matemática moderna, escrevendo O Discurso do Método em 1637, obra que foi marcada pelas aplicações práticas em questões científicas. No século XVI, Isaac Newton, o físico-matemático mais importante e influente de toda a história, inicia uma nova era na ciência e também na matemática. Suas descobertas e obras são diversas: O livro Princípios Matemáticos da Filosofia Natural é o livro científico de maior influência já publicado e trouxe com uma abordagem matemática o movimento dos corpos e toda a fundamentação da mecânica clássica, bem como a lei da gravitação universal. Newton também contribui para a descoberta do cálculo, porém outro matemático chamado Gottfried Wilhelm Leibniz o havia descoberto de forma independente e em períodos diferentes ao de Newton.   

Slide 6

    Matemática Moderna
    Do século XIX em diante a matemática entra então na sua “idade moderna”. Neste período a matemática estabeleceu as suas bases, começando a intensificar suas pesquisas, desenvolvendo novos ramos e sub-ramos da ciência. Surgem também jornais e revistas cientificas a fim de disseminar as descobertas entre os cientistas bem como formação específica na área da matemática e ciências naturais. Nomes como Cauchy, Riemann, Carnot, Laplace ecoam como grandes personalidades. Carl F. Gauss, o mais notável do século XIX, No século XX, a matemática floresce ainda mais. Nomes como David Hilbert, que também é considerado um dos mais notáveis matemáticos do mundo, abriu caminho para a matemática atual. Ele foi o responsável pela formalização da geometria Euclidiana em axiomas bem definidos, trabalhou também em análise, equações integrais e contribuiu diretamente com as bases matemáticas para a teoria da relatividade de Albert Einstein Outros brilhantes matemáticos viveram nesse período e, um dos que merecem destaque é o grande Henri Poincaré: o ultimo universalista da matemática..

Slide 7

    Ao longo da história, inúmeros ramos da matemática se desenvolveram e continuam constantemente crescendo nos dias atuais. Hoje, basicamente a matemática se divide em 2 grandes áreas que são: matemática pura e matemática aplicada. Na matemática pura, os formalismos e fundações da matemática são as bases deste ramo, dando espaço para estudos como a teoria dos números, álgebra, combinatória, geometria, topologia e análise matemática, sendo que cada uma dessas áreas ainda possui subáreas de interesse, por exemplo: a topologia se divide em topologia geral, topologia algébrica e topologia diferencial. Já na matemática aplicada, os ramos mais importantes são o da probabilidade e estatística, computação científica e programação e sistemas dinâmicos. 
    Matemática comteporânea

Slide 8

    Matemáticos importantes
    Russell (1872-1970),  Poincarré (1854-1912) Newton (1642-1727)  Euclides (III a.C.) Artur Ávila Valdivino souza Elon Lages Djairo Guedes de Figueredo Manfredo do carmo
Show full summary Hide full summary

Similar

Roteiro de Estudo - Matemática
Luiz Fernando
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
Geometria Plana Triângulo
Luiz Antonio Lopes
Matemática - Triângulos
Felipe Perreira
Equações estatísticas
Luiz Fernando
Porcentagens e Frações
luciahelenaferre
Conhecimentos de Estatística e Probabilidade
Sem Parar
Conjuntos Numéricos
Laura Louis
Progressão Aritmética (P.A.)
claudiac_
Matemática Financeira - Fórmulas
Bruna Saraiva
Matemática - Probabilidades
stellalorelay