Geografia - oriente médio

Description

Oriente Medio
Lu Brouck
Slide Set by Lu Brouck, updated more than 1 year ago
Lu Brouck
Created by Lu Brouck over 3 years ago
99
0

Resource summary

Slide 1

    Oriente Médio - cap. 18
    Está localizado no sudoeste do contenete Asiático, estendendo-se do sentido leste-oeste do Afeganistão ao mar Mediterrâneo. Possui 15 paises que distribuem irregularmente mais de 15 bilhoes de pessoas de varias etinias: árabes, turcos, persas, judeus, curdos, e varios outros. Onde a convivência é geralmente tensa, em rasão de religião, território,petróleo e até àgua..  O oriente médio é um dos países mais instaveis do mundo.

Slide 2

    religioes c=
    Caption: : o islamismo no mundo
    O oriente médio é o berço das 3 maiores religioes monoteistas: islamismo (predominante), cristianismo e judaismo.   Devido as ideias fundamentalistas do islamismo, foi gerada uma intolerancia e dificuldade de convivio entre seus adeptos e seguidores de outras religioes. Esses seguidores dessas ideias, aprovam ataques terroristas e conflitos armados, visando controlar um territorio ou chamar a atencao pubilca. 

Slide 3

    questoes territoriais
    Caption: : condiçoes precarias devido as guerras.
    A divisão territorial arbitrária promovida no Oriente Médio pelos colonizadores europeus, no inicio do século XX, gerou diversos problemas de ordem geopolitica que perduram até hoje. Quando ingleses e franceses subdividiram a área do extinto Império Turco-otomana em Estados nacionais, não consideraram a diversidade de grupos étnicos que habitavam esses territöris. Preocuparam-se apenas com os próprios interesses económicos nessa parte da Asia, da mesma forma que ocorrera durante a chamada Partilha da Africa. Tal fato desencadeou, durante décadas, varias gueras e tensoes diplomaticas entre paises do Driente Médio, principalmente em razao de disputas tertritoriais e de fronteiras, muitas das quais ainda não foram resolvidas

Slide 4

    Israel e Palestina
    Entre os conflitos atuais do Oriente Médio, o que provavelmente tem causado maior repercussão e apreensão em todo o mundo é o conflito entre israelenses e palestinos. Tais conflitos têm origens históricas e são causados por disputa e posse dos territórios ocupados por esses dois povos. No início do século XX, milhares de judeus que viviam em outras regiões do mundo pas saram a migrar para a Palestina, onde fun- daram bairros judaicos nas cidades e colônias agrícolas da zona rural. Ameaçados pelo afluxo de judeus, os palestinos opuseram-se a esses migrantes que reivindicavam parte do territó- rio palestina. No final da década de 1940, a pressão H ON exercida pela comunidade judaica internacio- nal, com o apoia dos Estados Unidos, levou ONU a instalar o Estado de Israel, usando, para isso, parte do território palestino. Esse fato acirrou ainda mais os conflitos entre os dois povos. Na década de 1960, os palestinos criaram a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), com o objetivo de conquistar a indepen- dência de seu país, combatendo o governo israelense, sobretudo por meio de atentados terroristas. A criação do Estado de Israel tam- bém gerou conflitos com países vizinhos, como Egito, Síria, Jordânia e Libano, que tive ram, desde então, áreas de seus territórios invadidas por forças militares israelenses.

Slide 5

    expansao israelence
    1947 A assembleia Geral da ONU aprovou a partilha da Palestina em dois Estados um árabe e outro israelense. Jerusalém seria considerada cidade internacional. O plano foi rejeitado pelos palestinos.

Slide 6

Slide 7

    1949 No final da primeira guerra árabe sraelense, srael ficaria sem as regiöes de iaza (sob controle egipcio), da Cisjordaniae da parte ariental de Jerusalém (ambas sab contrale jordaniano). Cerca de 900m mil palestinas fugiram das áreas sob controle de Israel, tomando se refugiados em paises vizinhos.

Slide 8

    1967 Em junha, Israel atacou o Egita, a Jardania ea Siria, e passou a ocupar a Cisjordania, a Faixa de Gaza, as colinas de Golaco Sinai. Mais tarde, com a finalidade de diminuir as tensbes com as inimigos, Israel devolveu o Sinai ao Egito, em 1979.

Slide 9

    2013 Atualmente, a Autoridade Nacional Palestina (ANP) é o örgao que govema as äreas controladas pelas palestinas nas territórios ocupados na Faixa de Gaza e na Cisjordánia. Ainda que tenham sido aprovados acordos entre o Estado de lsrael ea ANP para a devolução de áreas ocupadas aos palestinos, grande parte das regioes com maioria árabe continua sob controle israeliense, mastrando que a impasse esta longe de encontrar uma solução apropriada..

Slide 11

    A quantidade de água doce disponível para o consumo nos paises do Oriente Médio é bern reduzida. Por isso, naquela regilo de clima árido, o con trole de um pais sobre os poucos aquiferas subterråneos, nascentes e cursos de rios é de grande importäncia. hidrográfica do Rio Jordão, por exemplo, é motivo de disputas teritoriais entre quatro Dessa forma, disputas por áreas de bacias hidrográficas e por utilização de lençois subterrâneos também têm sido causa de confitos armados no Oriente Médio. A bacia paises fronteiriços: Israel, Libano, Síria e Jordania. Um dos objetivos de Israel ao invadir Síria, em 1967, era obter o controle das colinas de Golä, onde estão as nascentes do Rio Jardao, Israel e Jardania dependem, quase exclusivamente, das águas desse tio para o abastecimento das áreas urbanas e rurais (veja o mapa abaixo). Dutra regão do 0riente Médio em que a questão da água provoca tensão situa-se em tormo das bacias dos rios Tigre e Eufrates. As nascentes desses rios localizan-se em território turco, e suas águas, que correm em direção ao Goifo Persica, abastecem a Síria e o traque. Por isso, os sirios e os iraquianos sentem-se ameaçados pela Turquia, a qual pode con- trolar os fluxos de água por meio da execução de projetos de irrigação e da construção de hidrelétricas em seu território. Isso poderá prejudicar o abastecimento dos países adjasentes, gerando novos conflitos.

Slide 12

    as aguas do rio jordao
    O Rio Jordão tem cerca de 200 quilometros de extensão, da nascente até a foz, localizada no Mar Morto, e é muito Mmportante para a população local e até mesmo mundial Suas nascentes são áreas de disputas territoriais entre diversos paises, pois suas águas são essenciais para a agricultura. Alem disso, o trecho do Rio Jordão que passa pela Galileia, em Israet, apresenta grande importância reli- gosa para cristãos do mundo todo que expressam sua fe nessas aguas, onde, segundo a Biblia, Jesus Cristo teria sido batizadoO Rio Jordão tem cerca de 200 quilometros de extensão, da nascente até a foz, localizada no Mar Morto, e é muito Mmportante para a população local e até mesmo mundial Suas nascentes são áreas de disputas territoriais entre diversos paises, pois suas águas são essenciais para a agricultura. Alem disso, o trecho do Rio Jordão que passa pela Galileia, em Israet, apresenta grande importância reli- gosa para cristãos do mundo todo que expressam sua fe nessas aguas, onde, segundo a Biblia, Jesus Cristo teria sido batizado

Slide 14

    Pudemos verificar no gráfico acima que nos paises do Oriente Médio localizam-se as maiores reservas de petrólco do mundo, e é nessa região do planeta que mais se produz esse importante recurso. Como o petroleo é uma relevante fonte de energia e de maté- rias-primas para a indústria contemporânea, o Oriente Médio é uma região estrategica- mente importante para a economia mundial. O petróleo, assim como o gás natural, é explora- do principaimente na Arabia Saudita, no Irā, no Kuwait, nos Emirados Arabes Unidos, no Iraque, em Omå e no Catar, paises localizados em torno do Golfo Persica. Calcula-se que os recursos petrolife- ros desses paises respondam por cerca de dois terços das reservas mundiais conhecidas atual- mente. Já a produção atual de petróleo de tais paises representa cerca de 31% do total mundial, como se constata no gráfico acima Boa parte do petróleo extraido das paises do Oriente Médio é exportada ainda em estado bruto, sendo o restante processado em refinarias pró- prias. Esses produtos são destinados, em sua maior parte, aos mercados consumidores japonės, euro- peu e estadunidense. O petróleo, em geral, é transportado em superpe- troleiros abastecidos em portos no Golfo Persico ou no Mar Mediterrâneo, aonde chega por meio de oleo- dutos. Observe o mapa ao lado

Slide 15

     O processo de exploração do petróleo na região pode ser dividido em duas fases. Na primeira, que foi das décadas iniciais do século XX até o final da década de 1950, a explo- ração, o transporte e a comercialização do petróleo e do gás natural produzidos no Oriente Médio eram controlados por empresas multinacionais europeias e estaduniden- ses. Essas empresas, que ficaram conhecidas como "Sete Irmās", pagavam royalties para o governo dos países do Oriente Médio pelos direitos de exploração do petróleo em seus territórios. Já na segunda fase, que teve inicio em 1960, os maiores produtores de petróleo da região criaram a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), visando obter o controle das explorações em seus territórios e influir nos preços de comercialização desse produto no mercado internacional. Assim, países como Arábia Saudita, Iraque, Kuwait e Iră romperam com as multinacionais, passando a controlar as empresas que faziam a prospecção, o refino e o embarque do petróleo e do gás natural. Um novo acordo foi selado, então, com as multinacionais, que ficaram encarregadas do transporte e da comercialização do produto no mercado internacional. Atualmente, a Opep reúne doze países: seis localizados no Oriente Médio (Irā, Iraque, Kuwait, Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes), quatro na África (Argélia, Angala, Libia e Nigéria) e dois na América Latina (Venezuela e Equador]. Como vimos, a exploração de petróleo no Oriente Médio deixou de ser realizada por empresas multinacionais. Contudo, a importância estratégica como fornecedora de tal recurso ainda leva países como Estados Unidos, Inglaterra e França a interferir politica- mente e militarmente na região. As interferências são realizadas como forma de garantir o fornecimento desse produto aos mercados consumidores.
    paises desenvolvidos e petroleo

Slide 16

    A economia baseada na produção do petráleo trouxe muita riqueza para o Orien- te Médio. No entanto, as riquezas geradas pela exploração do petróleo acabam bene- ficiando apenas uma pequena elite: a nobreza, em paises como a Arábia Saudita e os Emirados Árabes; os altos funciona- rios do Estado, por exemplo, no Iră, os proprietários de terras onde estão laca- lizados os campos petroliferos e as com- panhias exploradoras, que têm a direito de comercialização do petróleo no mercado mundial Apenas uma pequena parte dos lucros obtidos pela elite é investida em outros setores produtivos da economia desses paises, como a indüstria e a agropecuária, atividades que se desenvalvem de manei- ra restrita em grande parte a região.
    Caption: : Em muitas paises do Oriente Medio, a riqueza gerada pela petroleo tem impulsionado outros a sconomia. Na futa, luuoso shopping em Dubai, nos Emitados Arabes Unidas, em 2014.
    petroleo e desigualdades

Slide 17

Slide 18

    Existem paises que dependem indiretamente da produção de petróleo das nações vizinhas. E o caso, por exempio, da Siria e do Libano, que, por possuírem portos no Mar Mediterráneo, servem de ponto de embarque de petróleo, além de serem cortados por oleodutos que transportam grande quantidade desse recurso provindo dos paises da bacia do Golfo Pérsico (veja o mapa da página 173). Esses dois paises recebem vultosos impostos das nações que utilizam seus territários para exportar a produção de petrólea. Entre as países cuja economia não está ligada à exploração do petróleo, a agropecuária é a atividade econòmica que mais se destaca. A agricultura é: desenvolvida com dificuldade em razão do clima àrido e da escassez de água. As maiores regides de cultivo estão localizadas nas àreas litoràneas e também nos vales fluviais, ande há maior umidade e torna-se possivel o uso de técnicas de irrigação. Plantam-se principalmente trigo, algodão, frutas citricas e arroz. Na pecuária, destaca-se a criação de ovinos e caprinos, sobretudo a realizada par fa- milias de pastores nómades Contudo, a maioria desses paises necessita im- portar grande quantidade de alimentos para complementar o abastecimento de seus mercados, com exceção da lurquia e de Israel, cuja produção agricola é mais expressiva, chegando mesmo a exportar certos produtos. Em relação à atividade industrial não ligada dire- tamente à produção de petróleo, somente Israel e Turquia têm maior representatividade. Os parques industriais desses dois países são os mais diversi- ficados e bem estruturados da região. Na Turquia, destacam-se as indústrias quimica, mecánica e automobilistica. Israel, por sua vez, destaca-se mundialmente como um das grandes fabricantes de companentes eletrónicos, de equipamentos de irri- gação e de produtos agroindustriais.
Show full summary Hide full summary

Similar

Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo