Ecologia

Description

. Poluição Ambiental . Relações Ecológicas . Fluxo de energia e matéria . Ciclos Biogeoquímicos
Wanny Lacerda
Slide Set by Wanny Lacerda, updated more than 1 year ago
Wanny Lacerda
Created by Wanny Lacerda almost 9 years ago
80
1

Resource summary

Slide 1

    Ecologia
    - Poluição Ambiental - Relações Ecológicas - Fluxos de Energia e Matéria - Ciclos Biogeoquímicos 

Slide 2

    Poluição Atmosferica
    Chuva Ácida . Enxofre - maior impureza dos combustiveis fosseis   S + O2 --> SO2  - Combustão   SO2 + 1/2 O2 ----> SO3 - Atmosfera   SO3 + H2O ----> H2SO4 - Ácido Sulfurico. Nitrogenio    N2 + O2 ---> 2 NO - Combustão    2 NO + O2 ---> 2 NO2 - Atmosfera   2 NO2 + H2O ---> HNO3 + HNO2 ( ác. nitrico + ác. nitroso ). Carbono  CO2 + H2O ---> H2CO3 PH chuva normal = 5,6 devido a presença de H2CO3PH chuva ácida
    Efeito Estufa. Gases  : CO2 - 55%                 CH4 - 15%                  N2O - 6%                  CFC - 24%  - Elevação da temperatura da terra, devido ao acumulo de gases estufas na atmosfera

Slide 3

    Camada de Ozônio - Raios ultravioletas quebram as moléculas de CFC liberando o átomo de cloro (CL) - O átomo de cloro rompe a molécula de O3 ( Ozônio ) formando CLO e O2 na atmosfera - Destruição em cadeia, pois o CL libera o O atacando outra molécula de O3 Causadores de Poluição Atmosférica : . Queima de combustíveis fósseis ( liberação de CO2 ) . fertilizantes . Metano ( lixo, ruminantes )

Slide 4

    Poluição da água
     Assoreamento - Depósitos de sedimentos em um rio, lago, lagoa, diminuindo o volume de água, se tornando menos caudalosos . - Mata ciliares evita a erosão do solo e o assoreamento dos rios Maré negra - Derramamento de Petróleo - Diminui a entrada de luz solar dificultando a fotossíntese dos fitoplânctons  - Diminui a dissolução do O2.
    Eutrofização - Aumento de matéria orgânica no rio que aumenta o numero de bactérias que consomem muito O2. - Aumenta o numero de algas na superfície, atrapalhando a entrada de luz na água prejudicando os seres vivos no fundo do lago.Poluição Térmica - A elevação da temperatura na água mata alguns seres vivos e diminui a dissolução de O2 e CO2 na água. 

Slide 5

    Outras Poluições
     Poluição do solo - Lixões - Chorume  - Laterização - ↑ Al + ↑ Fe ( Crosta ferruginosa no solo ) - Lixiviação - "Lavagem" dos sais minerais do solo
     Poluição radioativa -  Causa câncer ( Principalmente na tireoide e na medula óssea )

Slide 6

    Relações ecológicas Harmônicas
    INTRAESPECÍFICAS : - Sociedade - Indivíduos da mesma espécie cooperam entre si por meio da divisão de trabalho e se encontram anatomicamente separados. Ex.: cupins, abelhas- Colonia - Indivíduos da mesma espécie cooperam entre si. Pode haver diferenças morfológicas entre os membros e divisão de trabalho (colônias polimorfas) ou não (colônias isomorfas). Ex.: alga Volvox e corais.
     INTERESPECÍFICAS :- Mutualismo - Indivíduos de espécies diferentes possuem relação de dependência entre si e se encontram anatomicamente unidos. Ex.: liquens, que é a associação de determinados fungos e algas;- Protocooperação - Indivíduos de espécies diferentes se beneficiam, mas sem haver dependência. Ex.: pássaros que se alimentam de carrapatos de mamíferos- Inquilinismo - Um indivíduo vive sobre ou no interior do hospedeiro, recebendo proteção. Este, embora não receba vantagens, também não é prejudicado. Ex.: orquídeas e árvores de grande porte.- Comensalismo - Associação na qual um único indivíduo se beneficia, em termos de alimento, mas sem causar danos ao outro. Ex.: rêmora e tubarão.

Slide 7

    Relações ecológicas Desarmonicas
    INTRAESPECÍFICAS : - Canibalismo - Ocorre quando um indivíduo se alimenta de outro da mesma espécie. Dois exemplos clássicos são as fêmeas de louva-a-deus e viúva negra, que matam e devoram o macho após a cópula. - Competição intra - Consiste na disputa por recursos limitados, como alimento, fêmeas e territórios; e ocorre em quase todas as espécies.
    INTERESPECÍFICAS :- Competição inter - Espécies de nichos ecológicos semelhantes competem por recursos. Um exemplo são os saguis no nicho dos micos dourados.- Amensalismo - Consiste no controle do desenvolvimento de uma espécie graças à liberação de secreções tóxicas de outra. Exemplo: Mare-vermelha- Predatismo - Consiste na captura e morte de um indivíduo de outra espécie (presa) por um predador, para fins alimentícios. Temos como exemplo as plantas carnívoras.- Herbivoria - Quando um animal se alimenta de partes ou de plantas inteiras. Exemplo: bovino e capim.- Parasitismo -Relação entre indivíduos de espécies diferentes, na qual um vive no corpo do outro, e de lá retira seu alimento. Lombrigas exercem este papel no intestino humano.

Slide 8

    Fluxos de energia e materia
    PIRÂMIDE DE NÚMEROS :- Representa a quantidade de indivíduos em cada nível trófico da cadeia alimentar proporcionalmente à quantidade necessária para a dieta de cada um desses.- Em alguns casos, quando o produtor é uma planta de grande porte, o gráfico de números passa a ter uma conformação diferente da usual, sendo denominado “pirâmide invertida”.
    Caption: :

Slide 9

    PIRÂMIDE DE BIOMASSA- Pode-se também pensar em pirâmide de biomassa, em que é computada a massa corpórea (biomassa) e não o número de cada nível trófico da cadeia alimentar. O resultado será similar ao encontrado na pirâmide de números: os produtores terão a maior biomassa e constituem a base da pirâmide, decrescendo a biomassa nos níveis superiores.

Slide 10

    PIRÂMIDE DE ENERGIA :- A energia solar captada pelos produtores vai-se dissipando ao longo das cadeias alimentares sob a forma de calor, uma energia que não é utilizável pelos seres vivos.

Slide 11

Slide 12

Show full summary Hide full summary

Similar

Ecologia I
kyungsos
Relações Ecologicas
Thamila Souza
A exploração e transformação dos recursos naturais
martinscarlo6
Ecologia
vivi sousa
Ecologia
Hugo Fonseca
Ecologia
Matheus Felizola
QUIZ SOBRE O SISTEMA RESPIRATÓRIO
Aroldo Gomes
Reações químicas
GoConqr suporte .
Relações Ecológicas
Professo Carol - Carol
Ecossistema
Paola G M Oliveira