Informatica Aplicada a Educação

Description

O uso do computador na escola como recurso pedagógico.
jocimar souza
Slide Set by jocimar souza, updated more than 1 year ago
jocimar souza
Created by jocimar souza over 8 years ago
28
0

Resource summary

Slide 1

    O uso do computador na escola como recurso pedagógico.
    Unidade 2

Slide 2

    •Com a utilização do computador na educação é possível ao professor e à escola dinamizarem o processo de ensino-aprendizagem com aulas mais criativas, mais motivadoras e que despertem, nos alunos, a curiosidade e o desejo de aprender, conhecer e fazer descobertas. • A dimensão da informática na educação não está, portanto, restrita à informatização da parte administrativa da escola ou ao ensino da informática para os alunos. 

Slide 3

    O computador incorpora, hoje, vários recursos tecnológicos. Nele é possível ouvir rádio, ver vídeos, ler revistas e jornais, reproduzir e gravar CD, como no aparelho de som, conversar com outra pessoa como se estivéssemos ao telefone, entre outras coisas.

Slide 4

    No vocabulário da informática sempre encontramos palavras estrangeiras, pois importamos muitas tecnologias de outros paíse. Poir isso, é muito importante que você só use palavras ou expressões de língua estrangeira quando não existir uma equivalente no português, assim, valorizamos nossa língua e evitamos o uso abusivo dos “estrangeirismos”.

Slide 5

    A introdução da informática na escola como recurso pedagógico deve partir da constatação feita pela própria comunidade escolar da necessidade de mudança no processo educacional, a fim de adequar o ensino às novas demandas sociais.Para que os recursos e os benefícios da informática possam ser utilizados de forma consciente, eficaz e crítica, é necessário haver mobilização, discussão e reflexão.

Slide 6

    Para incorporar a tecnologia no contexto escolar, é necessário:
    Verificar quais são os pontos de vista dos docentes e dos funcionários em relação aos impactos das tecnologias na educação.Discutir com os alunos quais são os impactos que as tecnologias provocam em suas vidas cotidianas e como eles se dão com os diversos instrumentos tecnológicos.Integrar os recursos tecnológicos de forma significativa com o cotidiano educacional.Envolver as famílias e os demais segmentos da comunidade escolar nos processos de discussão e implementação das novas tecnologias no cotidiano escolar.

Slide 7

    Classificação para utilização do computador na educação
    Por disciplina: nessa modalidade, os professores utilizam os computadores como reforço.Projetos educacionais: nesse enfoque, a utilização da informática acontece de forma integrada entre as várias disciplinas o desenvolvimento de propostas de projetos.

Slide 8

    Trabalhar apenas nesse enfoque pode provocar um desconhecimento, por parte dos alunos, sobre como relacionar as ferramentas tecnológicas aprendidas com suas tarefas, como aliadas para suas atividades básicas do dia-a-dia.O enfoque social está relacionado também à utilização da informática em diversas áreas, como caixas eletrônicos de bancos, caixas de supermercado e terminais de consulta, por exemplo.

Slide 9

    Em função da gama de ferramentas disponíveis nos softwares, os alunos, além de ficarem mais motivados, também se tornam mais criativos.A curiosidade é outro elemento bastante aguçado com a informática.Os ambientes tornam-se mais dinâmicos e ativos.Alunos com dificuldade de concentração tornam-se mais concentrados.

Slide 10

    No planejamento dessas aulas, é preciso ter atenção para os seguintes aspectos:
    os objetivos a serem atingidos, os conteúdos a serem abordados, a estratégia a ser utilizada e os recursos necessários.Deve-se sempre ter, como ponto de partida, a prévia experiência do aluno e suas relações cotidianas.As aulas deverão ser desafiadoras, com problemas a serem resolvidos.

Slide 11

    Os planejamentos devem ser realizados em equipe com os demais professores da escola, envolvendo, também, os técnicos em multimeios didáticos.Dessa forma, a utilização da informática torna-se mais ampla e dinâmica.Devem ser previstas práticas sociais da informática nos planos de aula, sempre relacionando as ferramentas com as mudanças sociais.

Slide 12

    Com base no último item citado, descreva ao menos três práticas sociais envolvendo a informática e, em seguida, proponha uma discussão com seus colegas de curso do porquê você acredita que elas o são. Anote em seu relatório final.
    Pratique
Show full summary Hide full summary

Similar

PROCESSO ADMINISTRATIVO - UNIDADE 2
Yuri Mota
ORIGEM GOVERNANÇA
Daiane Barbosa
Modelo de dados
Philip Rodrigues
RESÍDUOS
Elaine Oliveira
Comunicação Visual_1
Carol Nogueira
A2 Organic Chemistry - Reactions
yannycollins
An Inspector Calls: Mr Arthur Birling
Rattan Bhorjee
The Weimar Republic, 1919-1929
shann.w
1.11 Core Textiles
T Andrews