Uso seguro da internet, riscos e cuidados a serem tomados

Description

Uso seguro da internet, riscos e cuidados a serem tomados
Cássia Cunha
Slide Set by Cássia Cunha, updated more than 1 year ago
Cássia Cunha
Created by Cássia Cunha over 8 years ago
133
0

Resource summary

Slide 1

    Uso seguro da internet, riscos e cuidados a serem tomados
    Podemos utilizar a internet para melhorar e facilitar as nossas vidas de diversas formas.  Encontramos amigos, fazemos novas amizades, falamos com familiares e amigos que estão distantes, acessamos sites de diversas notícias, efetuamos diversos serviços como pagamentos de contas, recarga de celular, transferências, fazemos compras e buscamos qualquer tipo de informação de qualquer lugar do mundo. 

Slide 2

    Estes são apenas alguns exemplos de como podemos utilizar a internet para facilitar e melhorar as nossas vidas. Aproveitar esses benefícios de forma segura, entretanto, requer que alguns cuidados sejam tomados e, para isto, é importante que estejamos informado dos riscos aos quais estamos nos expondo para que possamos tomar medidas preventivas necessárias.  Alguns riscos como acessar conteúdos impróprios, contato com pessoas mal-intencionadas, furo de identidade, perda de dados, invasão de privacidade, uso excessivo e violação dos direitos autorais e o maior deles, o risco de acharmos que não corremos riscos e por isso devemos tomar alguns cuidados quando acessamos a internet.

Slide 3

    O primeiro passo para nos prevenirmos dos riscos da internet é estarmos ciente de que ela não tem nada de “virtual”. Tudo o que ocorre ou é realizado por meio da internet é real: os dados são reais e as empresas e as pessoas com quem interagimos também são as mesmas que estão lá fora. Desta forma, os riscos aos quais estamos expostos ao usá-la são os mesmos presentes no nosso dia a dia e os golpes aplicados por meio dela são similares aqueles que ocorrem na rua ou por telefone. Vistar sites confiáveis, não deixar públicos dados sensíveis, ficar atento quando formos acessar a conta no banco ou comprar usando cartões de crédito, jamais passar informações para estranhos, não expor a rotina em redes sociais, etc.

Slide 4

    Para tentar reduzirmos os riscos e nos protegermos é importante adotar uma postura preventiva e que a atenção com a segurança seja um habito incorporado à rotina, independente de questões de local, tecnologia ou meio utilizado e para isto há diversos mecanismos de segurança que podemos utilizar.
Show full summary Hide full summary

Similar

Comunicação e Colaboração
sresende
REFLEXO DO USO DA INTERNET E MÍDIAS SOCIAIS NO AMBIENTE EMPRESARIAL
Aline Elis
Perfil seguro numa rede social
Zita Adriana Soutelo de Barros
Internet e suas Redes Sociais
Dany Lima
EPI - avaliação
Paula Aparecida
Criar slides de segurança na internet
Fabi Vasques
Segurança da Informação
Emídio Riscado
Perigos na Internet
Thais Richter
Segurança na internet - Fátima Ceratti
fatima.priscila