Orientações

Description

trabalho
Laura Terepinski
Slide Set by Laura Terepinski, updated more than 1 year ago
Laura Terepinski
Created by Laura Terepinski over 8 years ago
15
0

Resource summary

Slide 1

Slide 2

    *As noções matemáticas abordadas na educação infantil correspondem a uma variedade de brincadeiras e jogos, principalmente aqueles classificados como de construção de regras.

Slide 3

    *Jogos numéricos: permitem que as crianças usem os números e suas representações, ampliarem a contagem, estabelecerem correspondências, operarem. *Cartões, dados, dominós, baralhos permitem que as crianças se familiarizem com pequenos números, com a contagem, comparação e adição.
    JOGOS

Slide 4

Slide 5

     “ A criança utiliza seus conhecimentos para contar oralmente os objetos“ (RCNEI, p.238, 1998)“ O professor deverá acompanhar os usos que as crianças fazem e os avanços que elas adquirem na contagem “  (RCNEI, p.238, 1998) 

Slide 6

Slide 8

    Organização do Tempo:
     Podem ser organizadas de três maneiras: *As atividades permanentes – propostas com regularidade, podendo ser executadas diariamente ou não. *Os projetos – sua duração dependerá muito. Podem durar uma semana, meses ou um ano inteiro. Proporcionando as crianças muitos momentos matemáticos. *Sequências de atividades.

Slide 9

    Observação, registro e avaliação formativa
    *As noções matemáticas na educação infantil, irão depender de vários aspectos, tais como: diálogos entre adultos e  crianças, utilizando de diferentes formas para responder suas perguntas, resolver situações- problema, registrar e comunicar qualquer ideia matemática. *Avaliação: Tem a função de mapear e acompanhar o pensamento da criança, sobre as noções matemáticas.

Slide 10

     A partir do que observa, o professor deverá propor atividades para que as crianças avancem nos seus conhecimentos. *Crianças de 0 a 3 anos: Primeiros contatos com os números, devem explorar bastante. Para isso é necessário que situações de contagem oral sejam criadas. *Crianças de 4 a 6 anos: Já existe uma contagem oral estabelecida, e isso deve ajudar a estabelecer quantidades de uma forma convencional.
Show full summary Hide full summary

Similar

Minhas memórias matemáticas
ninon_medeiros
Mapa Mental - Fungos
Leonardo Bermudes
Tabuada
Alessandra S.
Matemática Básica
Alessandra S.
Geometria Plana
Bruno Fernandes3682
Como Estudar Matemática
Alessandra S.
Simulado de Matemática
Alessandra S.
Como Estudar Matemática
GoConqr suporte .
Geometria Espacial
nathielecosta
Vanguardas Europeias
Fernanda Assato
Simulado Matemática
Marina Faria