Orientações

Laura Terepinski
Slide Set by Laura Terepinski, updated more than 1 year ago
Laura Terepinski
Created by Laura Terepinski almost 5 years ago
12
0

Description

trabalho
Tags

Resource summary

Slide 1

Slide 2

    *As noções matemáticas abordadas na educação infantil correspondem a uma variedade de brincadeiras e jogos, principalmente aqueles classificados como de construção de regras.

Slide 3

    *Jogos numéricos: permitem que as crianças usem os números e suas representações, ampliarem a contagem, estabelecerem correspondências, operarem. *Cartões, dados, dominós, baralhos permitem que as crianças se familiarizem com pequenos números, com a contagem, comparação e adição.
    JOGOS

Slide 4

Slide 5

     “ A criança utiliza seus conhecimentos para contar oralmente os objetos“ (RCNEI, p.238, 1998)“ O professor deverá acompanhar os usos que as crianças fazem e os avanços que elas adquirem na contagem “  (RCNEI, p.238, 1998) 

Slide 6

Slide 8

    Organização do Tempo:
     Podem ser organizadas de três maneiras: *As atividades permanentes – propostas com regularidade, podendo ser executadas diariamente ou não. *Os projetos – sua duração dependerá muito. Podem durar uma semana, meses ou um ano inteiro. Proporcionando as crianças muitos momentos matemáticos. *Sequências de atividades.

Slide 9

    Observação, registro e avaliação formativa
    *As noções matemáticas na educação infantil, irão depender de vários aspectos, tais como: diálogos entre adultos e  crianças, utilizando de diferentes formas para responder suas perguntas, resolver situações- problema, registrar e comunicar qualquer ideia matemática. *Avaliação: Tem a função de mapear e acompanhar o pensamento da criança, sobre as noções matemáticas.

Slide 10

     A partir do que observa, o professor deverá propor atividades para que as crianças avancem nos seus conhecimentos. *Crianças de 0 a 3 anos: Primeiros contatos com os números, devem explorar bastante. Para isso é necessário que situações de contagem oral sejam criadas. *Crianças de 4 a 6 anos: Já existe uma contagem oral estabelecida, e isso deve ajudar a estabelecer quantidades de uma forma convencional.
Show full summary Hide full summary

Similar

Minhas memórias matemáticas
ninon_medeiros
Simulado de Matemática
Alessandra S.
Matemática Básica
Raissa Rodrigues
Tabuada
Alessandra S.
Matemática Básica
Emanuele França
Matemática Básica
Alessandra S.
Simulado Matemática
Marina Faria
Matemática 9º ano
Carlos Itapecuru
Probabilidade
Henrique Barros Joca
Geometria Plana
Bruno Fernandes3682