direito constitucional poder executivo

Description

Slide Set on direito constitucional poder executivo , created by corben katz on 02/11/2015.
corben katz
Slide Set by corben katz, updated more than 1 year ago
corben katz
Created by corben katz over 8 years ago
1
0

Resource summary

Slide 1

    GABARITO: LETRA A. CF/88: Art. 86. Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade. § 1º O Presidente ficará suspenso de suas funções: I - nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal; II - nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado Federal. Reportar abuso RESUMO: PRESIDENTE DA REPÚBLICA É JULGADO-> SENADO FEDERAL : crimes de responsabilidade-> SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL : infrações penais comuns* APÓS A CÂMARA DOS DEPUTADOS AUTORIZARGABARITO "A"

Slide 2

    Só existe processo de crime comum e de Crime de Responsabilidade com a prévia autorização da Câmara dos Deputados ( Juízo de admissibilidade) A CD julga se o processo deve ser ou não admitido.Crime de Responsabilidade: Senado FederalCrime Comum: STF.Professor Orman Ribeiro - Curso CERS.

Slide 3

     (ERRADA): Art. 53, § 3º. Recebida a denúncia contra o Senador ou Deputado, por crime ocorrido após a diplomação, o Supremo Tribunal Federal dará ciência à Casa respectiva, que, por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poderá, até a decisão final, sustar o andamento da ação. Portanto, a sustação do andamento da ação não se aplica ao Presidente da República, apenas aos senadores ou deputados.B (CERTA): Art. 86, § 4º. O Presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções.C (ERRADA): Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: I - processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade (...)Parágrafo único. Nos casos previstos nos incisos I e II, funcionará como Presidente o do Supremo Tribunal Federal, limitando-se a condenação, que somente será proferida por dois terços dos votos do Senado Federal, à perda do cargo, com inabilitação, por 8 anos, para o exercício de função pública, sem prejuízo das demais sanções judiciais cabíveis.D (ERRADA): Art. 86, § 3º. Enquanto não sobrevier sentença condenatória, nas infrações comuns, o Presidente da República não estará sujeito a prisão.E (ERRADA): Art. 86, § 1º. O Presidente ficará suspenso de suas funções:I - nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal;II - nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado Federal.Gabarito: B

Slide 4

    Gabarito Letra DArt. 86 § 1º - O Presidente ficará suspenso de suas funções:I - nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal;II - nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado Federal.No caso dos crimes comuns, ocorrerá após o juízo de admissibilidade do STF, que receberá a denúncia ou queixa crimeNo caso dos crimes de responsabilidade, a instauração do processo pelo SF só ocorrerá após o juízo de admissibilidade da CD, com o qual fica vinculado à decisão caso esta for admitida.
Show full summary Hide full summary

Similar

Reducing the Impact of Earthquakes
siobhan.quirk
Hitler's Rise to Power
hanalou
Random German A-level Vocab
Libby Shaw
An Inspector Calls: Mrs Sybil Birling
Rattan Bhorjee
AQA Biology 12.1 cellular organisation
Charlotte Hewson
MAPA MENTAL
blanca beatriz m
How the European Union Works
Sarah Egan
Romeo & Juliet Quotes
Lucy Hodgson
2_PSBD HIDDEN QUS By amajad ali
Ps Test
1PR101 2.test - Část 19.
Nikola Truong
Making the Most of GoConqr Flashcards
Sarah Egan