Períodos da História do Brasil

Description

Períodos da História do Brasil para Enem e Vestibular
Ligia Herbst
Slide Set by Ligia Herbst, updated more than 1 year ago More Less
GoConqr suporte .
Created by GoConqr suporte . about 8 years ago
Ligia Herbst
Copied by Ligia Herbst about 8 years ago
104
6

Resource summary

Slide 1

    Períodos da História do Brasil
     A periodização tradicional divide a História do Brasil normalmente em quatro períodos gerais: Pré-Descobrimento (até 1500), Colônias (1500 a 1822), Império (1822 a 1889) e República (de 1889 aos dias atuais).Entretanto, tais divisões existem apenas para organizar esquematicamente os principais conteúdos sobre a formação do Brasil, tendo como ponto de partida o ano do descobrimento, isto é, 1500. É sabido que, no território em que se “formou o Brasil”, havia, antes, várias tribos nativas. Mesmo antes da formação dessas tribos, houve também povos primitivos há milhares de anos.A esse período da História do Brasil cujo tema central é o estudo dos povos nativos, isto é, dos povos indígenas, dá-se o nome de Período Pré-Cabralino, referência a Pedro Álvares Cabral, cuja chegada em terras brasileiras é considerada o marco inaugural da História do Brasil.
    Caption: : Cronologia - História do Brasil

Slide 2

    Período Colonial
     O período pré-colonial do Brasil (1500 a 1531) é o período que vai da descoberta do Brasil pelos portugueses até o início do povoamento e colonização efetiva do território com a expedição de Martim Afonso de Sousa (1532). O Brasil começou a ser efetivamente colonizado em razão da preocupação que Portugal passou a ter com as ameaças de invasões das terras brasileiras por outras nações, como viriam a ocorrer décadas depois. O primeiro sistema de ocupação e administração colonial foi o das Capitanias Hereditárias, que, posteriormente, foi regido pelo Governo Geral, que tinha o objetivo de organizar melhor a ocupação do território, bem como desenvolvê-lo. O período do Brasil Colonial estendeu-se até o início do século XIX, especificamente até 1808, quando a Família Real veio para o Brasil e integrou-o ao Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. 

Slide 3

    Brasil Império
    Em 1822, teve início a fase do Brasil Império, ou Período Imperial. Desde a vinda da Família Real (1808) para o Brasil até 1822 houve intensas transformações políticas tanto no Brasil quanto em Portugal, que acabaram por conduzir as elites brasileiras e o Príncipe D. Pedro I a declararem o Brasil um Império independente. Após a estruturação do Império, seguiu o Período Regencial, período esse marcado pelo governo dos regentes daquele que se tronou o segundo imperador brasileiro, Dom Pedro II, que, à época em que o pai deixou o poder (1831), ainda não estava em idade hábil para governar o país. O Segundo Reinado só começou de fato no ano de 1840, estendendo-se até 1889, ano da Proclamação da República. Um ano antes, ainda sob a vigência do Império, foi decretada a Abolição da Escravatura.

Slide 4

    A partir de 15 de novembro de 1889, teve início o período do Brasil República. A busca pela efetividade dos ideais políticos republicanos, influenciados pelo positivismo, guiou a formação da república brasileira, que se dividiu, esquematicamente, entre República Velha (1889-1930), cujas rebeliões que nela ocorreram merecem destaque;Era Vargas (1930-1945), que foi marcada pelo longo governo do político gaúcho Getúlio Dornelles Vargas; fase da República Populista (1945-1964), que se situou no período inicial da Guerra Fria e caracterizou-se pela estrutura política baseada no fenômeno do populismo; E, por fim, a fase dos Governo Militares (1964-1985), marcada pelo Golpe Militar de 31 de março de 1964 e, depois, pelo Ato Institucional nº5, de 13 de dezembro de 1968, que estendeu o regime militar (com cassação de direitos políticos e liberdades individuais) até o ano de 1985.
    República
    Caption: : Mapa Mental Brasil República
Show full summary Hide full summary

Similar

Segunda Guerra Mundial 1939-1945
miminoma
1_Períodos da História do Brasil
Letícia Sampaio Valladares
I Guerra Mundial
miminoma
Níveis de organização dos seres vivos
Ligia Herbst
Era Vargas
Rayanne Seära
Português para Vestibular
Ligia Herbst
Função do 2º grau
Ligia Herbst
Níveis de organização dos seres vivos
Letícia Sampaio Valladares
A história do Brasil
Eric Smith
Arquitectura romana
Marina Dropez
Matemática: Conteúdo Programático Unioeste-2016
Diego Alves