Plano de estudos ENEM - Parte 1 *Humanas (feito por Izabel)

Description

Plano de estudos ENEM - Parte 1 *Humanas
Gabriela Muniz
Slide Set by Gabriela Muniz, updated more than 1 year ago More Less
GoConqr suporte .
Created by GoConqr suporte . about 8 years ago
Alice Sousa
Copied by Alice Sousa about 8 years ago
Gabriela Muniz
Copied by Gabriela Muniz about 8 years ago
62
2

Resource summary

Slide 1

Slide 2

    1. Semântica: o significado das palavras em contexto2. Elementos coesivos: pronomes e conjunções3. Figuras de linguagem4. Relações entre textos5. Conjugação: uso dos tempos e modos verbais6. Paráfrase ou tradução de sentido7. Classes de palavras 
    Português

Slide 3

    Literatura
    8. Romantismo: Manuel Antônio de Almeida, José de Alencar e Almeida Garrett Para Augusta Aparecida Barbosa, professora de literatura do cursinho do XI, além de ler os livros pedidos pelos vestibulares, pode ser interessante que o aluno conheça outras obras dos autores solicitados."A Fuvest e a Unicamp não vão fazer perguntas fora dos livros, mas é bom que ele tenha lido outras obras do autor como referência", diz. "Do José de Alencar, por exemplo, é pedido Til, mas o aluno pode conhecer Senhora, Iracema". Os romances desse período tentavam atender aos anseios da burguesia de aparecer nos romances. "A burguesia quer estar nos romances e para isso tenta resgatar os heróis medievais e a religiosidade. Há muito sentimentalismo e nacionalismo também", comenta Augusta.9. Realismo: Eça de Queirós e Machado de AssisPeríodo associado ao cientificismo do final do século 19. "Essa é a época que a ciência ganha certo peso, e os artistas vão querer se posicionar diante da sociedade como se fossem cientistas, observando, apontando defeitos e propondo soluções", diz a professora do XI.10. Modernismo: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira,Fernando Pessoa, Graciliano Ramos, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector e Guimarães RosaO aluno deve entender que o modernismo surge em um momento de entreguerras. "Os artistas vão mostrar esse mundo que está se rompendo, se esfacelando. Propõem, então, uma estrutura estética diferente. O poema em verso agora em versos livres, formato de triângulo, de espiral", conta Augusta. "O modernista tem tanta liberdade que pode até retomar os versos em redondilha".

Slide 4

    História
    1. Antiguidade Clássica: Grécia e Roma AntigaOs estudantes devem estudar os legados deixados pela Grécia e Roma Antiga para a sociedade ocidental. 2. Feudalismo: Era um modo de organização restrito à Europa ocidental. É necessário entender características econômicas, políticas e sociais, lembrando que era uma sociedade estamental, que tinha grande influência da Igreja Católica.3. Civilizações pré-colombianas: incas,maias e astecas4. Revolução FrancesaRepresenta a queda do absolutismo na França e na Europa. O movimento surgiu da oposição do povo à crise social e política que tomava conta de um sistema do qual o povo não participava. 
    5. Colonização mercantilistaEssa era a prática econômica do absolutismo. 6. Processo de independência do BrasilEstá inserido na crise do antigo sistema colonial, e dentro dela está justamente um rompimento com a política mercantilista. Estudar período joanino e abertura dos portos em 1808. 7. Segundo reinado: D. Pedro 2º8. Era VargasVargas chegou ao poder por meio de um golpe de Estado em 1930 e se manteve no poder durante uma ditadura, conhecida por Estado Novo (1937-1945). 9. Ditadura militar 

Slide 5

    1. Globalização: Processo de internacionalização das relações econômicas capitalistas, apoiado em novas tecnologias de transporte e telecomunicações e na ampliação da capacidade produtiva2. Terceira Revolução Industrial: Essa nova é também chamada de revolução tecnocientífica3. Potências emergentes: A sigla Brics dá nome a um grupo formado por potências econômicas emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.4. Clima: elementos climáticos, como a umidade, pressão atmosférica e temperatura; fatores de determinação do clima; e as mudanças do clima e suas consequências.5. Teorias demográficas: Teoria Malthusiana; Neomalthusiana; e Reformista.
    6. Fontes de energia: Alteração da matriz energética, fontes convencionais ou alternativas7. Migrações internacionais: haitianos no Brasil (mesma rota hoje é usada por imigrantes de outras nacionalidades, como senegaleses, nigerianos, dominicanos e indianos), novos fluxos imigratórios, xenofobia, motivação política e econômica8. Relevo: processos de formação, principais formas no Brasil e placas tectônicas9. Solos: formação, uso e degradação10. Recursos hídricos: potencial e aproveitamento (hidroeletricidade, irrigação e transporte)
    Geografia

Slide 6

    Inglês
    1. Leitura e interpretação de textos2. Domínio de gêneros textuais variados: texto científico, letra de música, poesia, campanhas publicitárias, etc3. Vocabulário contextualizado: sinonímia e tradução4. Pronomes: pessoais, possessivos, relativos e indeterminados5. Linking words: conjunções
    6. Substantivos contáveis e incontáveis7. Verb tenses: presente, passado, futuro e condicional8. If Clauses: sentenças condicionais9. Reported Speech10. Passive voice

Slide 7

    Espanhol
    1. Domínio de gêneros textuais variados: texto científico, anúncios, charges, letra de música, poesia, campanhas publicitárias, etc. 2. Regras de acentuação gráfica e signos de pontuação.3. Artigos definidos e indefinidos.4. Substantivos e adjetivos: gênero e número. 5. Pronome pessoal, pessoal de sujeito, possessivo, demonstrativo, reflexivo e relativo.
    6. Tratamento formal e informal.7. Os verbos ser, estar e haver. Verbos regulares e irregulares. Modos e tempos verbais.8. Adjetivo: "gentílicos, grado y formas apocopadas". 9. Advérbios.É fundamental para a composição de um bom texto em espanhol que os vestibulandos conheçam os advérbios de afirmação (sí, claro, por supuesto, en efecto, desde luego, evidentemente, efectivamente, ciertamente, obviamente), negação (no, nunca, jamás, en absoluto, de ninguna manera) e demonstração de dúvida (quizá(s), tal vez, a lo mejor, posiblemente, probablemente).10. Perífrases verbais.

Slide 8

    Filosofia e Sociologia
    1. Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984,Caras Pintadas em 1992, e em 2013).é importante nesse tema os estudantes saberem diferenciar agrupamentos de movimentos. 2. Escola de Frankfurt e a indústria cultural.Sayeg define esse tema como um dos mais importantes, principalmente para o Enem e alguns vestibulares do Paraná e Santa Catarina. 3. A ação social no conceito de Max Weber.é um sociólogo que tenta enxergar dentro da sociedade a influência das relações sociais, que podem desencadear problemas econômicos ou políticos. 
    5. Política, ética e moralidade (Sócrates,Platão e Aristóteles).6. Estado de natureza, contrato social e estado de sociedade para Hobbes,Locke e Rousseau.7. Relação da fé e da razão (São Tomás de Aquino).8. Conceitos de Karl Marx.Conceitos de mais-valia, alienação do indivíduo social e materialismo histórico."Marx enxerga a história como uma luta de classes e propõe o debate sobre qual é o sentido de trabalhar só para sobreviver"9. Conceitos de Émile Durkheim.10. Conceitos de Jürgen Habermas.

Slide 10

Show full summary Hide full summary

Similar

Simulado Filosofia
Marina Faria
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Português para Vestibular
GoConqr suporte .
Redação para Vestibular
GoConqr suporte .
Vestibular - Crase
GoConqr suporte .
Literatura - Escolas Literárias
Amanda Destro
Conhecimentos Gerais
Pollyanna Helena
Literatura - Escolas Literárias
Janderson Barroso
Simulado Espanhol
Marina Faria
Quiz Sobre Atualidades do Vestibular
Alessandra S.
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop