ASPECTOS QUALITATIVOS DA INFORMAÇÃO

Description

UNIGRANRIO Gestão de Controladoria Slide Set on ASPECTOS QUALITATIVOS DA INFORMAÇÃO, created by Eduardo Larica Wanderley on 07/03/2016.
Eduardo Larica  Wanderley
Slide Set by Eduardo Larica Wanderley, updated more than 1 year ago
Eduardo Larica  Wanderley
Created by Eduardo Larica Wanderley about 8 years ago
79
1

Resource summary

Slide 1

    Compreensibilidade: uma das principais qualidades da informação contábil é que ela seja prontamente entendida pelos seus usuários, presumindo-se que estes possuam razoável conhecimento do negócio, de suas relações e de transações econômicas e de contabilidade, bem como capacidade de estudar e inferir com diligência sobre esses demonstrativos.Relevância: informação relevante é aquela relacionada ao evento examinado. Em contabilidade, toda informação que possibilite a realização de estimativas ou permita confirmar outras anteriormente feitas, facilita a tomada de decisão. Sem o conhecimento do passado, retira-se a base para a previsão, e sem um interesse no futuro, investigar a história é um processo estéril.
    Sumarização: é uma das principais características dos demonstrativos contábeis, amplamente vinculada à relevância e a compreensibilidade. Os demonstrativos contábeis são capazes de expressar um grande quantitativo de informações, sumarizando grandes quantidades de transações e situações com modelagem definida por regras sintáticas e semânticas, como uma verdadeira linguagem dos negócios, capaz de produzir elementos conclusivos, comparativos, confirmativos e preditivos, para uma diversidade de usuários. Confiabilidade: informação contábil deve ser confiável, na medida em que seu usuário acredite que ela represente adequadamente os eventos, transações e condições econômicas e financeiras de uma entidade. Uma informação confiável deve representar o fenômeno de forma efetiva e passível de verificação, que assegurem ao usuário a ausência de vieses.
    Aspectos Qualitativos da Informação

Slide 2

    Comparabilidade: é composta de dois elementos - uniformidade e consistência. O primeiro indica que transações iguais serão contabilizadas do mesmo modo. O segundo se refere ao uso dos mesmos procedimentos e regras contábeis de um período para outro. O significado de qualquer informação, especialmente dados quantitativos, depende muito de podermos relacioná-los a uma outra variável ou critério. A informação contábil cresce em utilidade quando pode ser comparada com a de empresas similares ou com a de anos anteriores na mesma empresa.
    Materialidade: a relevância das informações é afetada pela sua natureza e materialidade. Em alguns casos, a natureza das informações, por si só, é suficiente para determinar a sua relevância. Em outros casos, tanto a natureza quanto a materialidade são importantes. Uma informação é material se a sua omissão ou distorção puder influenciar as decisões econômicas dos usuários, tomadas com base nas demonstrações contábeis. A materialidade depende do tamanho do item ou do erro, julgado nas circunstâncias específicas de sua omissão ou distorção. Assim, materialidade proporciona um patamar ou ponto de corte ao invés de ser uma característica qualitativa primária que a informação necessita ter para ser útil.
    Aspectos Qualitativos da Informação

Slide 3

Show full summary Hide full summary

Similar

Social Influence
smita089
Spanish Questions
Niat Habtemariam
Nouns & Definite Articles Notes
Selam H
An Inspector calls Themes
anya14
Cognitive Psychology Key Terms
Veleka Georgieva
Chemistry Module C1: Air Quality
James McConnell
Test your Knowledge with Quizzes
daniel.praecox
Using GoConqr to learn French
Sarah Egan
Acids, Bases and Salts
asramanathan
Salesforce Admin 201 Exam Chunk 6 (156-179)
Brianne Wright
AAHI_Card set 5 (Vital sign terminology)
Tafe Teachers SB