Lipídios

Description

Aula síntese sobre lipídios
Andrea Barreto M. Da Poça
Slide Set by Andrea Barreto M. Da Poça, updated more than 1 year ago
Andrea Barreto M. Da Poça
Created by Andrea Barreto M. Da Poça almost 8 years ago
1725
48

Resource summary

Slide 1

    Lipídios
    Os lipídios mais conhecidos são representados pelos óleos e pelas gorduras e têm, basicamente, função energética, da mesma forma que os carboidratos.
    Caption: : Alimentos onde encontramos os Lipídeos

Slide 2

    Lipídios
    Os lipídios são moléculas orgânicas formadas a partir da associação entre ácidos graxos e álcool, tais como óleos e gorduras.
    Caption: : O R é o radical que vai diferenciar o tipo de lipídio

Slide 3

    Funções dos Lipídios
    - Fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glicídios. - Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares. 
    - Nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos. - Facilitação de determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos. Possuem esta função os seguintes lipídios: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.

Slide 4

    Tipos de Lipídios
    Glicerídios São importantes fontes de energia e seu principal representante é o triglicerídio.São moléculas de álcool glicerol ligadas a uma, duas o três moléculas de ácido graxo.O glicerol possui uma molécula com 3 átomos de carbono unidos a uma hidroxila (C3H8O3).
    Os óleos são encontrados principalmente nos vegetais, mas também podem ser encontrados em alguns animais, como é o caso do óleo de fígado de bacalhau. Já as gorduras são encontradas principalmente nos animais e se acumulam em células adiposas, atuando como reserva de energia e protegendo contra a perda de calor.

Slide 5

    Tipos de Lipídios
    Ceras As ceras são compostas por uma molécula de álcool unida a uma ou mais moléculas de ácidos graxos, porém esse álcool não é o glicerol.As ceras são altamente insolúveis em água, e essa característica é muito importante. As ceras impermeabilizam a superfície de folhas, flores e furtos, impedindo que a planta perca água por transpiração.As abelhas utilizam a ceras para fabricação de suas colméias.
    Esteróides Os esteróides são um grupo especial de lipídios. As moléculas são formadas por 4 anéis carbônicos, ligados a outras cadeias carbônicas, grupos hidroxila e átomos de oxigênio.São exemplos de esteróides o colesterol e os hormônios sexuais femininos e masculinos: estrógeno, progesterona e testosterona.Outro grupo muito importante de esteróides é o colesterol. Ele pode ser tanto benéfico como maléfico para o organismo.O colesterol participa da composição química das membranas celulares de células animais. As células vegetais e bacterianas não possuem colesterol em sua composição.

Slide 6

Show full summary Hide full summary

Similar

Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Vírus
Alessandra S.
Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Glossário de Biologia Geral
Alessandra S.
Dicionário de Química
Alessandra S.
Como Estudar Matemática
Alessandra S.
Simulado de Matemática
Alessandra S.
Bioquímica
Luíza Cristina
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .