Química 10º ano

Description

Slide Set on Química 10º ano, created by Nádia Araújo on 10/04/2016.
Nádia Araújo
Slide Set by Nádia Araújo, updated more than 1 year ago
Nádia Araújo
Created by Nádia Araújo about 8 years ago
171
1

Resource summary

Slide 2

    Substância: material constituído por um único composto:Simples: formada por átomos do mesmo elemento; Ex: diamante - apenas átomos de carbonoComposta: formada por átomos de mais de um elemento. Ex: amoníaco - átomos de hidrogénio e azotoMistura: conjunto de duas ou mais substâncias: Homogéneas: aspeto uniforme, não permitindo detetar visualmente várias substâncias constituintes; Ex: chá Homogéneas coloidais: a nível macroscópico é possível observar que afinal o aspeto é não uniforme; Ex: leite Heterogéneas: aspeto não uniforme, permitindo detetar visualmente várias substâncias constituintes. Ex: sopa
    Módulo inicial:

Slide 3

    Módulo inicial:
    Átomos: é uma unidade básica de matéria que consiste num núcleo central de carga elétrica positiva envolto por uma nuvem de eletrões de carga negativa. O número de protões do núcleo, que é igual ao número de eletrões do átomo, denomina-se número atómico e representa-se por Z.Moléculas: é um conjunto estável de átomos ligados entre si.Iões: é uma espécie química eletricamente carregada, que resulta de um átomo ou molécula que perdeu ou ganhou eletrões: Catião (ião positivo) : atómo ou molécula que perdeu um ou mais eletrões; Anião (ião negativo):  atómo ou molécula que ganhou um ou mais eletrões.

Slide 4

Slide 5

    Módulo inicial:
    Propriedades físicas das substâncias:Pontos de fusão: temperatura a que uma substância funde (isto é, passa do estado sólido ao líquido); Pontos de ebulição: temperatura a que uma substância entra em ebulição (isto é, passa do estado líquido ao gasoso).

Slide 6

Slide 7

    Módulo inicial:
    Solução: mistura homogénea de duas ou mais substâncias na qual não se consegue observar a face dispersa. A fase dispersante designa-se por solvente (maior quantidade) e todos os outros componentes designam-se por solutos (menor quantidade):Soluções diluídas: pouco soluto em relação ao solvente;Soluções concentradas: quantidade apreciável de soluto em relação ao solvente.

Slide 8

    Módulo inicial:

Slide 11

    Concentração mássica:massa 
Show full summary Hide full summary

Similar

PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Yani
Dicionário de Química
Alessandra S.
Princípios da Química
GoConqr suporte .
REAÇÕES QUÍMICAS
alessandra
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
TERMOQUÍMICA
Yani
CINÉTICA QUÍMICA
Yani
Endotérmico ou Exotérmico?
Andrea Borges
Simulado ENEM - Ciências da Natureza
Nathalia - GoConqr
Classificação Periódica dos Elementos
Mariana Nogueira
Molaridade
Alessandra S.