Saúde Vocal

Description

Dicas de Saúde Vocal
Ariane Vilete
Slide Set by Ariane Vilete, updated more than 1 year ago
Ariane Vilete
Created by Ariane Vilete about 8 years ago
130
2

Resource summary

Slide 1

    Saúde Vocal
    A voz depende de uma série de condições físicas, envolvendo quatro elementos fundamentais: respiração, fonação, articulação e ressonância. Qualquer problema de saúde interfere na voz. Por isso, ter um corpo saudável é condição para a boa produção vocal.

Slide 2

    Alimentação
    Inclua alimentos saudáveis e garanta refeições equilibradas e nutritivasA dieta deve ser composta por carboidratos (grãos, massas e legumes), verduras e frutas com baixos níveis de gordura. Procure ingerir sucos cítricos ou chás de frutas/ervas e muitos grãos (tipo granola), cuja mastigação desperta e prepara a musculatura perioral para fonação.

Slide 3

    Nos intervalos, você pode optar por uma barras de cereais, que supre a necessidade de energia e exige a mastigação, que, por sua vez favorece o relaxamento da musculatura. 
    Alimentação

Slide 4

Slide 5

    Alimentos gordurosos ou muito condimentados Dificultam a digestão e interferem na movimentação do diafragma, músculo que deve apoiar a emissão da voz.
    Alimentação - O que você deve evitar?

Slide 6

     Café, Chocolate, Chá Preto e RefrigeranteDesidratam o organismo e, consequentemente, a mucosa das pregas vocais. Além disso, aumentam a acidez, podendo provocar refluxo gastroesofágico.
    Alimentação - O que você deve evitar?

Slide 7

Slide 8

    Frutas durasA mastigação prepara os músculos articuladores. A maçã, em especial, contém pectina, substância que higieniza a cavidade oral. Líquidos quentes, como chás de frutas e ervasMelhoram a circulação e dão sensação de conforto.MelSobretudo associado ao limão, promove boa condição de utilização da voz.
    Alimentação - Prefira...

Slide 9

    Falar envolve grande gasto de energia. Quando abusamos, a fadiga vocal pode instalar-se, mas geralmente se reduz com uma boa noite de sono. Quando conseguimos boas horas de sono, nossa voz é produzida da melhor maneira.
    Descanso

Slide 10

Slide 11

Slide 12

    CigarroProvoca edema nas pregas vocais, inchaço e aumento da viscosidade do muco e da necessidade de pigarrear.:: Inimigo da mucosa que reveste as pregas vocais.:: Atinge o aparelho respiratório como um todo.:: Principal fator desencadeante do câncer de laringe e pulmão
    Hábitos Nocivos

Slide 13

    Bebidas alcoólicasO uso continuado de álcool aumenta a rigidez da mucosa das cordas vocais.A ingestão de bebidas alcoólicas TRIPLICA a probabilidade de um fumante contrair câncer.
    Hábitos Nocivos

Slide 14

    Pigarrear Em vez de pigarrear, será mais eficaz engolir a saliva de maneira intensa ou, preferencialmente, tomar um gole de água.A mania de pigarrear ou “limpar a garganta” produz um choque mecânico entre as pregas vocais.
    Hábitos Nocivos

Slide 15

    Outro hábito inadequado é o uso de sprays e pastilhas para a garganta. Como ocorre com as bebidas alcoólicas, seu efeito anestésico faz com que tendamos a forças a voz, sem perceber.
    Hábitos Nocivos

Slide 16

    Vestuário inadequadoPrefira tecidos leves de fibras naturais e sapatos confortáveis.As roupas de quem vai trabalhar com a voz não podem, de maneira alguma, pressionar a região da garganta e do diafragma (cintura).
    Hábitos Nocivos

Slide 17

Slide 18

    HidrataçãoConsuma de dois a dois litros  e meio de água por dia, especialmente antes e durante a atuação profissional. É uma das mais importantes medidas de higiene vocal, indicada para prevenção e tratamento dos distúrbios da voz.
    Dicas

Slide 19

Slide 20

    CÉSAR, Cyro. Como falar no rádio. São Paulo: Summus, 2009.KYRILLOS, Leny et. al. Voz e Corpo na TV. São Paulo: Globo, 2003.•Material cedido por: Viviane Silva de Carvalho (CRC Pharma)
    Bibliografia
Show full summary Hide full summary

Similar

Saúde Vocal - Difícil
Séphorah Sevigne
Saúde Vocal - Nível difícil
Observa Voz UFMG
Chemistry General Quiz - 2
lauren_johncock
English Language Techniques
Zakiya Tabassum
Food Technology - Functions of ingredients
evie.daines
AQA GCSE Biology B1 unit 1
Olivia Phillips
ENG LIT TECHNIQUES
Heloise Tudor
Mapas mentales con ExamTime
julii.perci
GCSE REVISION TIMETABLE
rebekahanne11
7 Elements of Good Design
Micheal Heffernan
SFDC App Builder 1 (176-200ish)
Connie Woolard