Vanguardas Europeias

Description

Slide Set on Vanguardas Europeias, created by Beatriz Malty on 18/05/2016.
Beatriz Malty
Slide Set by Beatriz Malty, updated more than 1 year ago
Beatriz Malty
Created by Beatriz Malty almost 8 years ago
19
0

Resource summary

Slide 1

    Vanguardas Europeias
     Contexto históricoForam manifestações artístico-literárias surgidas na Europa, nas duas primeiras décadas do Século XX, e vieram provocar uma ruptura da arte moderna com a tradição cultural do século anterior.Com o advento da tecnologia, as consequências da Revolução Industrial, a Primeira Guerra Mundial e atmosfera política que resultou destes grandes acontecimentos, surgiu um sentimento nacionalista, um progresso espantoso das grandes potências mundiais, e uma disputa pelo poder. Várias correntes ideológicas foram criadas, como o nazismo, o fascismo e o comunismo, e também com a mesma terminação “ismo” surgiram os movimentos artísticos que chamamos de vanguardas. Todos pautavam-se no mesmo objetivo, que era o questionamento, a quebra dos padrões, o protesto contra a arte conservadora, a criação de novos padrões estéticos, que fossem mais coerentes com a realidade histórica e social do século que surgia.
    Estas manifestações se destacaram por sua radicalidade, a qual proporcionou que influenciassem a arte em todo o mundo.As cinco principais correntes vanguardistas foram: { Futurismo  { Cubismo  { Dadaísmo { Expressionismo { Surrealismo

Slide 2

    Cubismo: Mais especificamente na pintura. Seu propósito era decompor, fragmentar as formas geométricas. Um mesmo objeto poderia ser visto de vários ângulos. Na literatura, caracteriza-se pela representação de uma realidade fragmentada, que é retratada por palavras dispostas simultaneamente, com o objetivo de formar uma imagem. Os principais artistas: , Fernand Léger, André de Lothe, Juan Gris e Georges Braque, na pintura, e Apollinaire e Cendras na literatura.
    Conrrentes Vanguardistas-( Brasil )
    Dadaísmo:Surgiu durante a Primeira Guerra Mundial, a partir do encontro de alguns artistas refugiados que buscaram produzir algo que chocasse a burguesia. É mais um reflexo das emoções causadas pela Guerra, tais como revolta, agressividade e indignação. Na literatura, se caracteriza pela agressividade verbal, pela desordem nas palavras, a incoerência, a quebra da lógica e do racionalismo, e pelo abandono das regras formais do fazer poético: rima, ritmo, etc.As vanguardas europeias passaram pela Literatura Brasileira deixando sua contribuição, especialmente ao somarem com a Semana de Arte Moderna e o movimento modernista, pois juntos vieram romper com a antiga estética que até então reinava em nosso país.

Slide 3

    Correntes Vanguardistas
    Expressionismo:Procurava transmitir ao mundo a situação do homem, com seus vícios e horrores. É um movimento artístico que procura a expressão dos sentimentos e das emoções do autor, não tanto a representação objetiva da realidade. Este movimento revela o lado pessimista da vida, desencadeado pelas circunstâncias históricas de determinado momento. O maior objetivo é potencializar o impacto emocional do expectador exagerando e distorcendo os temas.Exemplo: A obra artística, O grito. De Edvard Munch
    Surrealismo:Surgiu após a Primeira Guerra, na França. Trouxe para a arte concepções freudianas, relacionadas à psicanálise. Segundo esta vanguarda, a arte deve surgir do inconsciente sem que haja interferências da razão. Trabalha frequentemente com elementos como a fantasia, o devaneio e a loucura.Futurismo:Os futuristas tentaram mostrar em suas pinturas a idéia de dinamismo, entendido como a deformação e desmaterialização por que passam os objetos e o espaço quando ocorre a ação. É que os futuristas aspiram à captação de um instante preciso na tela, sem a soma de momentos que, em conjunto, constroem a ação. Além disso, como um objeto em movimento também perde sua forma original, é necessário fragmentar volumes e linhas.

Slide 4

    Artistas
      CUBISMO: -Na literatura: Apollinaire  -Na literatura Brasileira: Memórias sentimentais de João Miramar    - Oswald de Andrade.  EXPRESSIONISMO: - Selvagens --> Franz Marc, na Alemanha - O Expressionismo na poesia --> Kasimir Edschmid - Na Literatura Brasileira: Eu --> Augusto dos Anjos - Na pintura brasileira: O Bobo -->Anita Malfatti. 
      DADAÍSMO:   -Manifesto dadá -- 1918: Tristan Tzara   -Oswald de Andrade;   -Antônio de Alcântara Machado e Raul   Bopp   SURREALISMO   - Manifesto Surrealista --> André Breton   - Na pintura: Salvador Dali   - Na Literatura Brasileira:  João Cabral de Mello Neto  - Murilo Mendes  - Millôr Fernandes 
Show full summary Hide full summary

Similar

Vanguardas Europeias
yasmin_belo
Futurismo
Mellyne Saboia
VANGUARDAS EUROPEIAS
Jean Carvalho
Movimentos de Vanguarda
Guilherme Nisiyama
VANGUARDAS EUROPEIAS
Yule Mateus
Cubismo (Sec XX)
Gustavo Henrique Besen
Futurismo
iago munhoz
Vanguardas europeias
Laryssa Santana
AS Sociology - Education Theories
HannahLB
Crude Oils and others quiz
Dale George
BM 13 - COMENIUS, HERBART, DEWEY, HÖNIGSWALD
christoph wimmer