Amazônia S.A

Description

Amazônia S.A
Antonio Augusto
Slide Set by Antonio Augusto, updated more than 1 year ago
Antonio Augusto
Created by Antonio Augusto almost 8 years ago
33
0

Resource summary

Slide 1

    Amazônia S.A : Vídeo 1
    Apresentação dos desafios enfrentados por uma região que tem a maior biomassa florestal do planeta, a maior concentração de biodiversidade da Terra, a maior bacia hidrográfica do mundo, onde vivem mais de 180 etnias indígenas e que será impactada com grandes obras de infraestrutura na ordem de 100 bilhões de reais até 2020. Barragens, estradas, projetos de mineração e o agronegócio ameaçam esta poderosíssima e viva usina de serviços ambientais, fundamentais para a manutenção do clima do país e do mundo. Mas há um desconhecimento no resto do Brasil sobre o que se passa na Amazônia, mesmo que os brasileiros no dia-a-dia comam a carne, usem a hidroeletricidade, vistam o algodão e pisem na madeira vinda de lá. 

Slide 2

    Amazônia S.A : Vídeo 2
    Apresentação da história da ocupação da Amazônia nos últimos 45 anos quando desmatamos quase 20% da região sem que isso tenha trazido uma melhoria na qualidade de vida na região. Como acontece a retirada ilegal de madeira e a grilagem de terras? Quem lucra com isso? Como isso é operado? Apesar da pecuária extensiva ainda ser a grande vilã do desmatamento, conquistas e avanços aconteceram nos últimos anos como a moratória da soja e os projetos bem sucedidos de pecuária intensiva.

Slide 3

    Amazônia S.A : Vídeo 3
    A Amazônia é a principal fronteira agrícola do Brasil. Soja, milho e algodão são cultivados em grandes extensões de terra, forçando os limites da floresta. Mas a disputa pela terra no país é uma questão histórica. A Amazônia também é a principal fronteira para os assentamentos da reforma agrária que por falta de assistência técnica respondem por uma grande parcela do desmatamento na região.Grandes latifúndios e pequenos proprietários se diferenciam no volume de dinheiro movimentado e no acesso à tecnologia, mas ambos respondem pelo desmatamento na região e enfrentam dificuldades com a falta de infraestrutura numa região continental.

Slide 4

    Amazônia S.A : Vídeo 4
    A Amazônia é o futuro do Brasil ainda que mais da metade da população brasileira nunca tenha posto os pés aqui. A região receberá investimentos na ordem de R$ 100 bilhões até 2020. O modelo econômico pensado para a região é torná-la o maior produtor brasileiro de minério, energia elétrica, soja, carne, dendê e  madeira, itens estratégicos para o crescimento da economia do país e do mundo. Como as cidades no meio da imensa floresta e os povos tradicionais estão recebendo este fluxo de novos imigrantes e os impactos dos mega projetos?

Slide 5

    Amazônia S.A : Vídeo 5
    Num cenário onde ainda desmatamos 5 mil km2 (três vezes a cidade de São Paulo)/ ano, qual o futuro da Amazônia, tão estratégica para o Brasil e para o mundo? Quais as políticas governamentais para a região a nível municipal, estadual e federal? O que mudou com o novo código florestal? Como índios, ribeirinhos e quilombolas estão se organizando? Quais projetos estão conseguindo conciliar desenvolvimento social com a queda de desmatamento?
Show full summary Hide full summary

Similar

Ionic Bondic Flashcards.
anjumn10
Cory & Manuel
Prudensiano Manu
Exchange Surfaces and Breathing Quiz
gordonbrad
Themes in Lord of the Flies
lowri_luxton
AQA GCSE Biology B1 unit 1
Olivia Phillips
Maths GCSE - What to revise!
sallen
Cells - Biology AQA B2.1.1
benadyl10
Geography - Population
Grace Evans
| GCSE Busniness Studies | AQA | Key Terms | "Starting A Business" |
Spuddylicious
GCSE- Music keywords and definitions.
Camille Bailey
Repaso de Revalida Enfermeria 2015
Francisco Rivera