006A - Linguagem de Programação - C# - Fundamentos

Description

Concurso Público Linguagem de Programação (C#) Slide Set on 006A - Linguagem de Programação - C# - Fundamentos, created by Ethelberto Mello on 14/06/2016.
Ethelberto Mello
Slide Set by Ethelberto Mello, updated more than 1 year ago
Ethelberto Mello
Created by Ethelberto Mello almost 8 years ago
194
5

Resource summary

Slide 1

    C# - O que é?
         A linguagem C# (pronuncia-se C Sharp) faz parte de um conjunto de ferramentas oferecidas na plataforma .NET criada pela empresa Microsoft.    Trata-se  de uma linguagem simples, robusta, orientada a objetos e que permite que uma mesma aplicação possa ser executada em diversos dispositivos de hardware (desktop, tablet, smartphone, etc.) e de aplicação (Aplicação Convencional ou Web Service).    Essas características de fácil portabilidade e manutenção fazem com que a linguagem C# ganhe cada vez mais espaço no mundo corporativo.  

Slide 2

    C# - Como funciona?
        Na aplicações .NET, que suporta a linguagem C#, após a compilação é gerado um código intermediário chamado de Bytecode, que não é reconhecido pelo sistema operacional, mas que em tempo de execução é convertido para linguagem de máquina através da máquina virtual chamada CLR (Commom Language Runtime).      Desta forma, a aplicação pode ser executada independentemente da versão do sistema operacional ou da CPU.

Slide 3

    C# - Estrutura Básica
    A lógica de um programa C# deve ser declarada dentro uma Classe.   Todo programa deve possuir uma classe que contenha o método Main(). Através deste método Main, é que a máquina virtual irá saber qual o ponto de início de execução do programa. Por padrão esta classe, que contém o método Main deve ter o mesmo nome do programa. O método Main deve ser definido como static, identificando que o método para ser executado não precisa que a classe seja instanciada,.  Se o programa não retorna nenhuma parâmetro então ele deve ser definido como definido como void.

Slide 4

    C# - Comentários
    Os comentários podem ser definidos em uma única linha, ou em um bloco.Em uma única linha utiliza-se o // no início do comentário.Em bloco, o início do bloco de comentários deve começar por /* e terminar por */.

Slide 5

    C# - Namespace
    O framework .NET utiliza espaços para organizar suas várias classes agrupadas de acordo com suas funcionalidades.Este espaço é chamado de Namespace e o mais comum é o System que contém as classes bases e fundamentais mais utilizadas.Também podemos criar o nosso próprio Namespace para organizarmos o nosso projeto.Para nos referenciarmos as classes de um Namespace podemos utilizar a cláusula using para cada Namespace no início da seção, eviando assim a necessidade de referenciamos a ele a cada método de um Namespace utilizado no programa.Para criarmos o nosso próprio Namespace utilizamos a palavra chave namespace com o nome do espaço que iremos utilizar. 
Show full summary Hide full summary

Similar

Mapa Mental de Revisão de Algoritmos e Programação I
José Toniazzo
Quiz sobre Tecnologia no Ensino
camilafragoso
Tecnologia e Administração
Erika Lots
Programação
Prepara Palhoça
Tecnologia na Educação
Alessandra S.
13 motivos para usar Tecnologia na Educação
Alessandra S.
Mapa Mental - Algoritmos e Programação
Marcos Santos2025
10 DICAS SOBRE TECNOLOGIA EDUCATIVA
Cristinamba
Linguagens de Programação
Lucas Miranda
Inteligencia Artificial
Alceu Bernardino