SLIDES - MECANISMOS DE INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

Description

Formación Docente y Técnica Farmacologia Slide Set on SLIDES - MECANISMOS DE INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS, created by lcmfarmaceutica on 18/06/2016.
lcmfarmaceutica
Slide Set by lcmfarmaceutica, updated more than 1 year ago
lcmfarmaceutica
Created by lcmfarmaceutica almost 8 years ago
32
1

Resource summary

Slide 1

    INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
    Interação farmacológica é evento clínico em que os efeitos de um fármaco são alterados pela presença de outro fármaco, alimento, bebida ou algum agente químico do ambiente.

Slide 3

    INTERAÇÕES FARMACODINÂMICAS
    1) Sinergismo. Nos casos em que dois ou mais fármacos administrados conjuntamente têm o mesmo efeito farmacológico. Por exemplo, a administração de trimetoprima e sulfametoxazol tem efeito benéfico pela atuação dos fármacos em etapas diferentes do metabolismo bacteriano cujo resultado é o aumento do espectro bacteriano e o aumento na atividade antimicrobiana, que passa de bacteriostática para bactericida. De outra forma, o efeito aditivo pode ser prejudicial, como nos casos do uso concomitante de depressores do SNC, cujos efeitos vão desde a redução das habilidades psicomotoras até coma e morte. Um importante depressor do SNC é etanol.2) Antagonismo. A administração conjunta de fármacos pode levar à diminuição do efeito, por exemplo, por competição ou bloqueio do receptor. A administração conjunta de levodopa, usada no tratamento da doença de Parkinson, com antipsicóticos, que apresentam parkinsonismo como efeito adverso, leva à redução do efeito da levodopa; hipoglicemiantes têm efeito reduzido pela administração conjunta de glicocorticoides. De outra forma, o antagonismo é benéfico quando uma substância é empregada como corretivo e como antídoto.3) Alterações no equilíbrio hidreletrolítico. A sensibilidade do miocárdio aos glicosídeos digitálicos pode aumentar, resultando em aumento da toxicidade dos glicosídeos pela redução nas concentrações plasmáticas de potássio, causada por diuréticos como a furosemida.4) Os teores plasmáticos de lítio podem aumentar se diuréticos tiazídicos (hidroclotiazida) forem utilizados, pois a depuração do lítio pelos rins é modificada, provavelmente como resultado de mudanças na excreção de sódio provocada pelos diuréticos.

Slide 4

    INTERAÇÕES FARMACOCINÉTICAS
    Na absorção-Alteração no pH gastrintestinal. -Adsorção, quelação e outros mecanismos de complexação. -Alteração na motilidade gastrintestinal.-Redução na absorção. Na distribuição-Competição pela ligação a proteínas plasmáticas.-Hemodiluição com redução de proteínas plasmáticas.
    Na biotransformação-Indução enzimática (por barbituratos, carbamazepina, glutetimida, fenitoína, primidona, rifampicina e tabaco).-Inibição enzimática (alopurinol, cloranfenicol, cimetidina, ciprofloxacino, dextropropoxifeno, dissulfiram, eritromicina, fluconazol, fluoxetina, isoniazida, cetoconazol, metronidazol, fenilbutazona e verapamil). Na excreção-Alteração no pH urinário.-Alteração na excreção ativa tubular renal. -Alteração no fluxo sanguíneo renal.-Alteração na excreção biliar e no ciclo êntero-hepático.

Slide 5

Show full summary Hide full summary

Similar

Antibióticos
Drive Med
Analgesicos
Adriana
Anti-hipertensivos
Drive Med
FUNGOS
Marcos Melo
CONCEITOS GERAIS DE FARMACOLOGIA
Paula Ceccon
Medicamentos, qual classe? para que servem?
Bruna M
Farmacodinâmica
micheli_terenzi
Anti-inflamatórios
Alhena Karen Leal
FÁRMACOS
Kathy Matiello
Farmacocinetica
Adriana
Antifúngicos
Drive Med