Barroco 2

Description

Slide Set on Barroco 2, created by Felipe Leme on 21/08/2016.
Felipe Leme
Slide Set by Felipe Leme, updated more than 1 year ago
Felipe Leme
Created by Felipe Leme over 7 years ago
93
1

Resource summary

Slide 1

    BARROCO NO BRASIL
    CONTEXTO HISTÓRICO:* O brasil dependia inteiramente de Portugal.Manuel da Costa Ataíde é o representante brasileiro da chamada pintura ilusionista de perspectiva. ( sensação de estar dentro de uma obra tridimensional, como as figuras em 3D) 
    Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho* foi um dos maiores destaques na arte barroca no brasil.* introduziu o estilo ROCOCÓO BARROCO LITERÁRIO BRASILEIRO:Em 1601 , Bento Teixeira publicou o poema épico "Prosopopeia".Baseando-se no estilo da obra Os Lusíadas, retrata elementos da colônia.Marco inicial do Barroco no Brasil.

Slide 2

    Gregório de Matos Guerra
    *ERA CULTISTA. NO Brasil, Gregório de Matos  também não media palavras para denunciar a hipocrisia, a desonestidade e a corrupção . Sua maneira ousada rendeu-lhe o apelido de " Boca do Inferno"Sua Obra é constituída de textos Religiosos, Satíricos e Líricos . 

Slide 3

    Obras e estilos.
    Gregório religioso:* em suas poesias é possível ver o dualismo característico daquele tempo.* usa-se muito a figura de linguagem: Metonímia. Gregório satírico:* usa a eloquência de sua critica para atingir todas as camadas da sociedade.* Sua poesia era uma condenação aos abusos e á hipocrisia. 
    Gregório Lírico:* Em seu lirismo, ele se voltou para a mulher varias vezes , revelou-se num platonismo ufanista ( amor não correspondido), sem que, para isso recorre ao contato físico, que poderia macular a pureza do amor.* Propôs à mulher certas liberdades.

Slide 4

    Padre Antônio Vieira
    * Era conceptista* O principal autor do barroco português também se destaca no Barroco brasileiro.* Além de se preocupar com temas religiosos, Vieira também deu atenção a assuntos sociais, políticos e econômicos.*Defendia os cristãos-novos (judeus convertidos) Sua obra é composta por profecias, cartas e sermões. 

Slide 5

    Obras e Estilos
    Profecias:* Falou que o ultimo reina da estatua de Nabucodonosor, é PortugalCartas: * Produziu cerca de 500 cartas com mais valor histórico que literário.
    Sermões:* Sermoes Conceptistas * Seus sermões dividem-se em três partes: introito ou exórdio (parte inicial, de apresentação), desenvolvimento (ou argumento) r peroração (conclusão).* Um dos seus sermões mais famosos se destaca o da sexagésima ( uma releitura da Parábola do Semeador)

Slide 6

    Significados:
    Conceptista: Trabalha em cima de uma ideia racional.
    Cultista: Usa-se mais figuras de linguagens 
Show full summary Hide full summary

Similar

O BARROCO
Luís Pita
História da Arte - Barroco
Bruno Torrezan
História da Arte
GoConqr suporte .
Barroco
Lucas de Sales
ARTE BARROCA
suzana paula souza
RENASCIMENTO
Janaina Torres
Escolas Literárias
Lucas Souza
Identifique as Pinturas do Renascimento
Gustavo Bueno
LITERATURA BRASILEIRA
Flavia Martini S
escolas literárias (1ª parte)
Lu B
Alguns estilos arquitetónicos
Anabela Faísca