slide história

Description

w jthug3hgbbsfuuhwkjfg
eduardo proner
Slide Set by eduardo proner, updated more than 1 year ago
eduardo proner
Created by eduardo proner over 7 years ago
192
0

Resource summary

Slide 1

Slide 2

    Caption: : Napoleão Bonaparte.
    A revolução chega à América
     Os acontecimentos na Europa napoleônica mudaram os rumos do continente americano.   As tropas de Napoleão Bonaparte difundiam os liberais da Revolução Francesa e pregavam o fim dos privilégios comercias das metrópoles, alimentando a insatisfação de alguns países europeus com o domínio colonial.A liberdade comercial com o continente americano também foi incentivada pela Inglaterra.

Slide 3

    Caption: : Juntas de Governo.
    José Bonaparte
     O evento que marcou mais diretamente as colônias espanholas ocorreu em 1808, quando Napoleão Bonaparte ocupou a Espanha e nomeou seu irmão, José Bonaparte, como o novo governante do país. Com o objetivo de coordenar a resistência ao invasor Francês e exercer o poder na ausência do rei, um movimento espanhol organizou as juntas de governo. 

Slide 4

Slide 5

    Países independentes na América
    Principais países: Brasil: 1822 - - - México: 1821 Argentina: 1816 - - - Haiti: 1804  Chile: 1818 - - - Paraguai: 1811 Uruguai: 1828 - - - Equador: 1822 Bolívia: 1825 - - - Colômbia: 1819 Peru: 1821 - - - Jamaica: 1962Venezuela: 1819.

Slide 6

    A organização política e econômica.
     No final do século 18, os domínios espanhóis na América encontravam-se divididos em quatro vice-reinados e quatro capitanias gerais.
     A base da economia das colônias era a mineração, além da agricultura e da pecuária.

Slide 7

Slide 8

    Crescimento econômico
     Por volta de 1800, o crescimento econômico nas colônias era evidente. A maior parte da população colonial, entretanto, pouco usufruía desse desenvolvimento.
     Uma elite formada por Espanhóis, os chapetones, e seus descendentes, os criollos, explorava cerca de 15 milhões de pessoas, a grande maioria mestiça, índia e escrava de origem africana.    

Slide 9

    Chapetones
     Branco nascido na Europa e habitantes das colônias espanholas na América. Eram proprietários de terras e minas e ocupavam o postos mais altos na administração. 
    Caption: : Chapetones

Slide 10

    Criollos
    Os criollos eram a elite americana descendente de espanhóis, excluída dos altos cargos dirigentes, embora constituíssem a classe dos grandes proprietários de terras, dos arrendatários de minas, dos comerciantes e dos pecuaristas. 
    Caption: : Criollos

Slide 11

    As guerras pela independência
    Entre 1810 e 1815, os criollos lideraram várias revoltas e tentativas de independência nas capitanias da Venezuela e do Chile e nos vice-reinados do Rio da Prata e da Nova Espanha.
    Caption: : Revoltas lideradas por criollos

Slide 12

    Significado de independência, para eles.
    Para os criollos e chapetones, a independência representava liberdade política e liberdade econômica. Considerando essa autonomia, as elites americanas poderiam escolher seus parceiros comerciais e atuar de maneira independente no mercado internacional.
    Para os indígenas e boa parte dos mestiços, liberdade significava o fim dos tributos e a promessa de melhores condições de vida e de trabalho.

Slide 13

Slide 14

    José de San Martín
    Governador da província de Mendoza, uniu-se às forças rebeldes que combatiam o governo espanhol, no Chile. Após duas vitórias contra os espanhóis, tornou a região independente. Segui então para o Peru.

Slide 15

    Simón Bolívar
    Em 1819, após combater os espanhóis, proclamou na região a independência da Grã-Colômbia. Três anos depois um de seus generais, Antônio de Sucre, libertou o Alto Peru. Ai surgia a Bolívia.

Slide 16

    Grã - Colômbia
     Compreendia, principalmente, os territórios das atuais repúblicas da Colômbia, Equador, Panamá e Venezuela. Três anos depois, um de seus generais, Antônio de Sucre, liberou o Alto Peru. Nasceria ali um novo país, a Bolívia.

Slide 17

    Uma América unida
    Caption: : América unida
    Simón Bolivar afirmava sonhar com o dia em que veria a América unida. Em um de seus mais famosos documentos, a Carta de Jamaica (1815), Bolívar defendeu a união americana, dizendo ser a única saída para se obter a independência.

Slide 18

     A proposta mais ambiciosa de Simón Bolívar era a criação de uma confederação capaz de integrar uma faixa de terra que se estendia da Guatemala até a Bolívia. Não incluía o México, a área do Rio da Prata ou o Brasil. Bolívar temia que a inclusão do México ou da região de Buenos Aires colocasse em risco a hegemonia venezuelana.
    O principal temor de Simón Bolívar, no entanto, se dirigia contra as supostas pretensões de o Império Brasileiro dominar o continente, que, segundo ele, ameaçava avançar sobre terras vizinhas, antes e depois de sua independência. O sonho de Bolívar não se realizou.
    A proposta

Slide 19

    Bolívar hoje
    No dia 16 de julho de 2010, o presidente da Venezuela Hugo Chávez acompanhou, ansioso, a exumação dos ossos de Simón Bolívar. O evento e as declarações do presidente naquela ocasião reafirmavam a admiração do presidente por Bolívar e a disposição de se apresentar como seu herdeiro.
    Caption: : Simón Bolívar hoje.

Slide 20

    Curiosidades
     A Revolta de Túpac Amaru: Entre 1780 e 1781, no Vice-Reinado do Peru, eclodiu uma revolta indígena contra a mita, liderada pelo cacique Túpac Amaru. Por muito tempo a rebelião foi considerada precursora dos movimentos de independência no Peru. Porém, desde a década de 1970, historiadores argumentam que a revolta não se voltou conta o domínio metropolitano, mas por melhores condições de vida e de trabalho para os indígenas.
    Caption: : Revolta

Slide 21

    Caption: : Uruguai
    O caso do Uruguai
    Entre 1811, a Banda Oriental do Vice-Reinado do Rio da Prata foi invadida pelos luso-brasileiros. Para emancipar a região, o general José Gervasio Artigas uniu-se à junta revolucionária de Buenos Aires e sitiou Montevidéu, expulsando os invasores.   

Slide 22

    Em 1815, as tropas de Artigas também expulsaram os espanhóis da cidade, onde o líder revolucionário instalou um governo independente. Artigas, entre outras medidas, promulgou uma lei que previa os confisco de terras e sua distribuição entre índios, negros livres e criollos pobres. Dois anos depois, os luso-brasileiros realizaram novos ataques e, em 1821, a Banda Oriental foi anexada ao Brasil com o nome de Província Cisplatina.
Show full summary Hide full summary

Similar

KEE2
harrym
AS Unit 2 Physics Flashcard Deck
Callum McClintock
AQA GCSE Biology B1 unit 1
Olivia Phillips
French diet and health vocab
caitlindavies8
An Inspector Calls
Georgia 27
GCSE Physics Revision notes
Megan McDonald
Using GoConqr to study English literature
Sarah Egan
GCSE Combined Science
Derek Cumberbatch
2PR101 1.test - 4. část
Nikola Truong
1.11 Core Textiles
T Andrews
Mapa Conceptual
Julio Perez