Migração Brasileira

Description

Deslocamento populacional...
Obadias GeoProf
Slide Set by Obadias GeoProf, updated more than 1 year ago
Obadias GeoProf
Created by Obadias GeoProf over 7 years ago
43
0

Resource summary

Slide 1

    Ocorrem quando pessoas migram de áreas de repulsão para áreas de atração dentro do mesmo país.Quando estudamos a diversidade de paisagem do território brasileiro, por exemplo, nos  Domínios Morfoclimáticos observamos que existentes no território brasileiro diferenças não só naturais mas socioeconômicas, é como existissem 5 brasis dentro do mesmo território brasileiro. Essa diversidade faz com que exista dentro do Brasil áreas de atração e de repulsão populacional ao mesmo tempo que se reversão historicamente para cada momento histórico que a sociedade brasileira passou nestes últimos 5 séculos.
    Brasil: Migrações internas

Slide 2

    Mas o que são mesmo áreas de atração e áreas de repulsão?Áreas de repulsão de populaçãoSão áreas que perdem população em consequência de diversos fatores: estagnação econômica, utilização de tecnologia na agricultura dispensando um grande número de trabalhadores, concentração fundiária, etc.
    Áreas de atração de população- migrações pendulares nas grandes cidadesSão áreas que recebem população de outras áreas. A atração é exercida por vários fatores, entre eles, melhor oferta de emprego, maior facilidade de acesso a terra etc. Os principais movimentos populacionais internos são:- migrações inter-regionais- êxodo rural.
Show full summary Hide full summary

Similar

Migração
Leandro Ribeiro
Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques