DIgestão enzimas e processos.

Description

Anatomia (digestão) Slide Set on DIgestão enzimas e processos., created by rosana soares on 25/09/2016.
rosana soares
Slide Set by rosana soares, updated more than 1 year ago
rosana soares
Created by rosana soares over 7 years ago
470
1

Resource summary

Slide 1

    Digestão
    Caption: : Quebra dos componentes dos alimentos em moléculas menores, passíveis de absorção e posterior utilização pelo organismo. Também secreção de resíduos que não foram quebrados.

Slide 2

    Tubo digestório:1.BOCA .
    -Palato duro(osso),mastigação(pressão) -Palato mole(muscular), Abre(deglutição) e fecha (respiração) -Assoalho da boca (inferior) -Bochechas (anterior) -Lábios (anterior)

Slide 4

Slide 5

    -Movimento : Mastigação -Movimento: Deglutição -Paladar (sabor) -Perceber temperatura (lesão térmica da faringe, esôfago altera a estrutura do tecido podendo causar câncer). EPIGENÉTICA. -Úvula (prega muscular) auxilia no fechamento do palato mole.
    1.2 LÍNGUA

Slide 6

    As glls salivares produzem saliva e enzimas chamadas de amilase salivar ou ptialina que degradam(quebram) os carboidratos. -GLL- PARÓTIDAS é a maior das três glândulas salivares pares. Localiza-se entre o ramo da mandíbula e o processo estiloide do osso temporal.(ORELHA/MACÉTERO) - Glândulas submandibulares: localizadas no soalho da boca, sob a raiz da língua. - Glândulas sublinguais: localizada na região anterior ás glândulas submandibulares, entre a mucosa e o músculo.
    1.3 GLL SALIVARES

Slide 7

Slide 8

Slide 9

Slide 10

    Tem musculatura lisa(tubo digestório).Trata-se de um canal muscular de contração involuntária que impulsiona o alimento até o estômago.   Os movimentos peristálticos são movimentos involuntários rítmicos que ocorrem graças a comandos do nosso sistema nervoso, mais precisamente o sistema nervoso autônomo. Essa porção do sistema nervoso é responsável por comandar as ações internas do nosso corpo, tais como o ritmo cardíaco e a secreção de algumas glândulas, além, é claro, do controle da musculatura lisa.
    3.2 Movimento peristáltico

Slide 11

    -Parede enrugada permitindo o enchimento do estomago e também possuí uma camada de muco para proteção contra acidez. -Tem de armazenamento de até 1,5 litros. -Mistura o restante dos alimentos com acido clorídrico (HCL) e a enzima pepsina transformando  em uma pasta líquida chamada de QUIMO. A pepsina é uma enzima digestiva que é produzida pelas paredes do estômago, sendo secretada pelo suco gástrico, e tem como função desdobrar as proteínas em péptidos mais simples (aminoácidos). Ela só reage em meio ácido. Por isso, o estômago também produz ácido clorídrico (HCl).  
    4.1 Estômago

Slide 13

    Caption: : DUODENO
    5.1 INTESTINO DELGADO / DUODENO
    -Duodeno é em forma de C: 30 primeiros centímetros tendo a maior parte da absorção de todos os nutrientes.-não aguenta acidez sendo alcalino. Depois que os alimentos são transformados em nutrientes, eles são absorvidos pelos vasos sanguíneos no INTESTINO DELGADO.

Slide 14

    Jejuno tem um diâmetro maior do que o íleo (3cm de jejuno, íleo 2cm). Tem mais dobras circulares, mais finos e mais vilosidades, enquanto o íleo é menor. microvilosidades no intestino delgado, têm a função de aumentar a absorção dos nutrientes após a digestão. 
    5.2 INTESTINO DELGADO / JEJUNO
    Caption: : JEJUNO-PREGAS CIRCULARES

Slide 15

    5.3 INTESTINO DELGADO / ÍLEO
    Em contraste, no íleo folículos linfoides(placas de Peyer) e as arcadas vasculares como a irrigação é maior do que no jejuno. Suas paredes são mais finas e menos vascularizadas. 
    Caption: : ÍLEO

Slide 16

    6.1Intestino grosso
    -Dividido em 6 partes: Porção inicial: ceco se liga ao íleo e ao intestino grosso (valva íleo cecal) Cólon ascendente: Localizado após o intestino delgado, do lado direito inferior do abdome e sobe até o fígado.Subida Cólon Transverso: Segue do fígado em direção ao baço e leva esse nome, pois atravessa o abdome do lado direito para o esquerdo.  corta transversalmente o abdome Cólon Descendente:Segmento do cólon que desce pelo lado esquerdo, levando o bolo alimentar para baixo. Cólon Sigmóide: Após o descendente, o cólon torna-se solto, móvel com o formato de um “S” e liga-se ao reto. Reto
    Caption: : Absorver água e armazenar as fezes. Contém bactérias que ajudam a digerir qualquer resto de comida

Slide 17

Slide 18

    6.3 Intestino grosso
    Caption: : FLEXURA DIREITA DO COLO (HEPÁTICA),FLEXURA ESQUERDA DO COLO (ESPLÊNICA), SACULAÇÕES DO COLO(HAUSTROS),CECO,APÊNDICE VERMIFORME,COLO ASCENDENTE,TRANSVERSO,DESCENDENTE E SIGMÓIDE.

Slide 19

    7. ÂNUS
     Resto metabólico eliminado pelo Ânus.  Objetivo funções gerais: 1.Digestão: fracionamento das macromoléculas que não conseguem ser absorvidas pelo nosso corpo quebrando-as em substancias menores para facilitar a absorção pelo nosso organismo. Boca>estômago>intestino.  2.Absorção de nutrientes(transportado na corrente sanguínea) presentes no alimento engolido e digerido.  3.Excreção de alimentos não utilizados pelo organismo.

Slide 20

    ENZIMAS BOCA
    1.BOCA: GLL SALIVARES Produzem saliva rica em amilase salivar ou ptialina, iniciando a degradação de carboidratos (AMIDO).  -Proteína chamada Mucina confere a viscosidade da saliva: consiste na sua capacidade de formar géis; por isso eles são um componente-chave para a maioria das secreções semelhantes ao gel, servindo funções de lubrificação.  -A boca tem um PH neutro (7) importante para não ter bactérias (caries e tártaro + ou - ph).PROCESSOS:  -Dois processos mecânico: Mastigação e deglutição.  -Processo químico: Hidrólise enzimática, consiste numa reação química catalisada por uma enzima (uma hidrolase) que utiliza água (H2O) para quebrar uma molécula.

Slide 21

    ENZIMAS ESTÔMAGO
    ESTÔMAGO:A chegada do alimento ao estômago estimula a liberação do hormônio GASTRINA, que acarreta a produção do Suco Gástrico -Mucosa estomacal produz ácido clorídrico (hcl) com Ph variado entre 1-2(extremamente ácido). Importante na destruição de bactérias(esterilização do alimento). -Desativação da amilase salivar (neutralizada), pois ela não funciona em meio ácido. -Ativação da enzima pepsina: degradação das proteínas. Mistura o restante dos alimentos com acido clorídrico (HCL) e a enzima pepsina transformando  em uma pasta líquida chamada de QUIMO.  

Slide 22

    ENZIMAS INTESTINO DELGADO
    -O duodeno produz um hormônio chamado de secretina que avisará o pâncreas para produzir o suco pancreático (feito de bicarbonato de sódio).O suco pancreático vai servir para limpar o ph do quimo que passará de 1-2 a 8-8,5(alcalino).Suco pancreático :Enzima lipase que degrada lipídios(gordura) transformada em ácidos graxos e glicerol facilitando a absorção.Enzima Trípsina degrada proteinas e peptonas em Oligopeptídeos Amilase pancreática que dá continuidade a degradação transformando o carboidrato em açucares cada vez menores como a : Maltose>maltotriose>dextrina.DUODENO ph 7 e 7.5: Produz Suco entéricoEnzima Lactase: lactose em Glicose e GalactoseEnzima Sacarase: Glicose e FrutoseEnzima Peptidase: Fragmentos de proteínas em aminoácidos  

Slide 23

    Figado
    O fígado é um órgão que atua como glândula exócrina (liberando secreções) e glândula endócrina (liberando substâncias no sangue e sistema linfático). Ele é a maior glândula do corpo humano.A vesícula biliar armazena bile, que é lançada apenas quando o alimento que contém lipídeos (gordura) entra no trato digestivo. A bile emulsifica gorduras e neutraliza ácidos na comida parcialmente digerida.O Figado produz suco biliar: A bile não possui enzimas, mas combate a acidez e colabora na formação do quilo e é composta de água, sais minerais e lipídios. 
    SISTEMA PORTA HEPÁTICO  Praticamente todo o sangue que passa pelo tubo digestivo, desde a parte final do esôfago até o ânus, recebe os produtos da digestão e absorção dos alimentos. Esses produtos não podem ser distribuídos diretamente aos outros órgãos, pois muitos são tóxicos ou precisam ser transformados antes de entrarem na circulação. Esse sangue rico em nutrientes e toxinas corre por veias que vão se unindo até chegar na veia porta hepática, que é a principal fonte de sangue do fígado (há ainda a artéria hepática, que é necessária para trazer mais oxigênio ao órgão).
Show full summary Hide full summary

Similar

Anatomia: sistema esquelético I
Natália Abitbol
Anatomia Artérias
Filipe Brito
ANATOMIA
flavio.paulo
Anatomia membro inferior - Ossos, acidentes e movimentos
vitorstoco
51-100 - Anatomia 2015
fergvz
Anatomia e Fisiologia do Aparelho Urinário Humano
Ana Inês Kruecck Quintas
ANATOMOFISIOLOGIA - SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Keyla Lima
Anatomia e Fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino
Ana Inês Kruecck Quintas
Sistema Reprodutor Masculino
Ana Inês Kruecck Quintas
Patologias dos rins
Celi cs
Digestão Intracelular e Extracelular
marta_teque_1997