Algo pensa em mim

Description

Projeto IC
Milena Siqueira
Slide Set by Milena Siqueira, updated more than 1 year ago
Milena Siqueira
Created by Milena Siqueira over 7 years ago
9
0

Resource summary

Slide 1

    Algo pensa em mim
    Isso é sobre mim e sobre você. Estamos aqui hoje porque a vida dói, e para suportar, criamos histórias, ficções de nós mesmos, inventamos memórias e editamos os acontecimentos de maneira a caber dentro deles. Inconscientemente, selecionamos o que vemos, o que ouvimos, captamos e interpretamos o mundo sob uma perspectiva única e Idiossincrática. Ninguém nos frequenta, não frequentamos ninguém.  A vida não passa de uma grande projeção, ao mesmo tempo que convivemos e trocamos experiencias, somos estranhos ilhados, idealizando pessoas e situações.  Estou presa nesses olhos, não existe saída nem pausa.Desculpem, eu não me apresentei... Não por falta de vontade, o que mais quero é me apresentar. Mas, não sei fazer. Não tem nome, forma, conceito, medida onde eu possa ser. Sendo assim, como saber quem sou eu? Além disso, eu sou muito mais que o eu, o eu é apenas uma parte  de mim.  

Slide 2

    Conhecer o mundo particular do pensamento é observar um rio correndo sem controle nem direção. Um fluxo contínuo de imagens e sensações, vividas ou sonhadas. Pensamentos obsessivos, pensamentos constrangedores,  pensamentos excitantes, pensamentos  doloridos. E atrás do pensamento o inominável.   
    Algo pensa em mim
    "Há muita coisa à dizer que não sei como dizer, faltam as palavras, mas recuso-me a inventar novas, as que existem já devem dizer o que se consegue. [...] Atrás do pensamento não há palavras, é-se, e no terreno do é-se sou puro êxtase cristalino, é-se, sou-me, tu te és. Ouve-me, ouve o meu silêncio" Nietzsche 

Slide 3

    "Embora o hemisfério direito não tenha acesso aos centros de línguagem e, portanto, não possa falar, ele pode rearranjar cartas com letras dispostas numa mesa com a mão esquerda. Por exemplo, em um estudo, a um sujeito que havia sofrido calosotomia foi perguntado sobre qual é sua profissão ideal. Verbalmente (ou seja, usando o hemisfério esquerdo), o paciente respondeu que ele gostaria de ser desenhista. No entanto, com a mão esquerda (isto é, usando o hemisfério direito), ele rearranjou as letras formando as palavras "corrida automobilística" ("car race", em inglês) sem que seu hemisfério esquerdo (o que fala) tivesse consciência disso"
    Somos muitos
    "Em alguns casos de cérebro dividido, o cérebro gera o que parece ser duas consciências separadas. A pesquisa sobre pacientes com cérebro dividido levou o neurocientista e ganhador do prêmio Nobel Roger Sperry a concluir: "Tudo o que vimos indica que a cirurgia deixou essas pessoas com duas mentes distintas, isto é, duas esferas separadas de consciência. O que é experimentado no hemisfério direito parece estar totalmente fora do âmbito do que é experimentado pelo hemisfério esquerdo.

Slide 4

    O projeto "Algo pensa em mim"propõe um programa artístico contendo as seguintes ações: pesquisa e montagem de um espetáculo e sua circulação por espaços da cidade, oficinas para atores e não atores e palestras com especialistas nas áreas do teatro, psicologia e filosofia, refletindo o tema: teatro e subjetividade. Além da temporada de 20 apresentações o projeto prevê  debates com a equipe de criação, realizados após o espetáculo.O impulso de investigar o campo da subjetividade e sua poética nasce em 2010 com a montagem do espetáculo um mar de muda euforia que conta a história de uma neurocientista que sofre um derrame aos 37 anos de idade. A peça reflete a relação mente/cérebro e as consequências do seu mal funcionamento. 
    Apresentação

Slide 5

    Eu sou a experiencia que meu cérebro tem de si mesmo. Mas, espera... meu cérebro? Meu de quem? Quem é esse eu de quem o cérebro é propriedade? Na verdade eu sou uma experiência que um cérebro particular tem de si mesmo. O Eu é uma peça de ficção" É a partir dessa provocação do filósofo e economista Eduardo Giannette que a encenação do espetáculo "Algo pensa em mim" foi criada. Sabemos que se olharmos um cérebro não veremos pensamentos nem sensações, o que vamos ver é uma massa ondular cheia de sangue. Portanto, não podemos enxergar a mente, ela é um espaço virtual dentro de nós. E qual é o melhor lugar para criarmos aquilo que não se pode ver? No Teatro, com certeza.Um vídeo será projetado na cena e representará a mente da nossa personagem, lá existe um um mundo inteiro, um universo único de imagens, palavras, sensações e muitas coisas inomináveis. Junto com essa mente existe um corpo, "um atleta das emoções", experimentando a cada segundo o que é existir, atravessando e sendo  atravessado pela realidade.Na cena a atriz dialoga com sua própria mente que está sendo publicamente projetada.     Somos feitos de trilhões e trilhões de células e muitas histórias pra contar. 
    Projeto de encenação

Slide 6

    Plano de Divulgação envolvendo todas as ações do projeto Para divulgação do projeto serão produzidos, 50 cartazes tamanho A2 e 1.000 filipetas, além de mídias sociais e malas diretas. Para circulação serão produzidos 1600 programas em formato A3 colorido com dobra em cruz, onde conterão todas as informações relevantes sobre o projeto. Todas as ações (temporada do espetáculo e demais ações culturais) serão divulgadas através de assessoria de imprensa, impressão e distribuição de material gráfico e divulgação eletrônica. Estimativa de público O projeto estima por apresentação um público médio de 150 pessoas e para as oficinas 20 participantes cada. Serão realizadas durante o projeto 12 apresentações (6 de cada espetáculo) e 6 oficinas (uma por cidade) Totalizando 1600 espectadores ao fim da temporada. Obs: Os vídeos produzidos e publicados durante o projeto não podem ter seu público mensurado corretamente

Slide 7

    Somos feitos de trilhões e trilhões de células e muitas histórias pra contar. 
Show full summary Hide full summary

Similar

O TEATRO GREGO E A FILOSOFIA
e-pn-2007@hotmail.co
Texto Dramático
Maria Manuel Ribeiro
Teatro
hugonicolau
Faculdades
Ariel Rodante
Teatro Municipal do Rio de Janeiro
Lais Almeida
Hamlet
Leandro Moura
INTERTEXUALIDADE
Leticia FP
Texto Teatral
Fernanda Duarte
Sentido Oculto - Projeto
FERNANDO RODRIGUES
QUIZ- CLUBE DE TEATRO CEEFMTI ASSISOLINA ASSIS ANDRADE
Rubia Carla T. Rosa
Shakespeare
Leandro Moura