{"ad_unit_id":"App_Resource_Sidebar_Upper","resource":{"id":6699076,"author_id":3151969,"title":"1_slide sobre Arte contemporânea","created_at":"2016-10-17T20:15:29Z","updated_at":"2018-10-29T15:46:47Z","sample":false,"description":"slide de arte contemporânea para 1°ano do ensino médio. ","alerts_enabled":true,"cached_tag_list":"arte, minimalismo, expressionismo","deleted_at":null,"hidden":false,"average_rating":null,"demote":false,"private":false,"copyable":true,"score":-14,"artificial_base_score":0,"recalculate_score":false,"profane":false,"hide_summary":false,"tag_list":["arte","minimalismo","expressionismo"],"admin_tag_list":[],"study_aid_type":"SlideSet","show_path":"/slide_sets/6699076","folder_id":5992535,"public_author":{"id":3151969,"profile":{"name":"suza.souza","about":null,"avatar_service":"gravatar","locale":"pt","google_author_link":null,"user_type_id":191,"escaped_name":"suzana paula souza","full_name":"suzana paula souza","badge_classes":"ubadge ubadge-educator "}}},"width":300,"height":250,"rtype":"SlideSet","rmode":"canonical","sizes":"[[[0, 0], [[300, 250]]]]","custom":[{"key":"rsubject","value":"arte 1°ANO DO ENSINO MÉDIO"},{"key":"rlevel","value":"ARTE 1°ANO DO ENSINO MÉDIO"},{"key":"env","value":"production"},{"key":"rtype","value":"SlideSet"},{"key":"rmode","value":"canonical"},{"key":"sequence","value":1},{"key":"uauth","value":"f"},{"key":"uadmin","value":"f"},{"key":"ulang","value":"en_us"},{"key":"ucurrency","value":"usd"}]}
{"ad_unit_id":"App_Resource_Sidebar_Lower","resource":{"id":6699076,"author_id":3151969,"title":"1_slide sobre Arte contemporânea","created_at":"2016-10-17T20:15:29Z","updated_at":"2018-10-29T15:46:47Z","sample":false,"description":"slide de arte contemporânea para 1°ano do ensino médio. ","alerts_enabled":true,"cached_tag_list":"arte, minimalismo, expressionismo","deleted_at":null,"hidden":false,"average_rating":null,"demote":false,"private":false,"copyable":true,"score":-14,"artificial_base_score":0,"recalculate_score":false,"profane":false,"hide_summary":false,"tag_list":["arte","minimalismo","expressionismo"],"admin_tag_list":[],"study_aid_type":"SlideSet","show_path":"/slide_sets/6699076","folder_id":5992535,"public_author":{"id":3151969,"profile":{"name":"suza.souza","about":null,"avatar_service":"gravatar","locale":"pt","google_author_link":null,"user_type_id":191,"escaped_name":"suzana paula souza","full_name":"suzana paula souza","badge_classes":"ubadge ubadge-educator "}}},"width":300,"height":250,"rtype":"SlideSet","rmode":"canonical","sizes":"[[[0, 0], [[300, 250]]]]","custom":[{"key":"rsubject","value":"arte 1°ANO DO ENSINO MÉDIO"},{"key":"rlevel","value":"ARTE 1°ANO DO ENSINO MÉDIO"},{"key":"env","value":"production"},{"key":"rtype","value":"SlideSet"},{"key":"rmode","value":"canonical"},{"key":"sequence","value":1},{"key":"uauth","value":"f"},{"key":"uadmin","value":"f"},{"key":"ulang","value":"en_us"},{"key":"ucurrency","value":"usd"}]}
A Arte Contemporânea ou Arte Pós-Moderna é uma tendência artística que surgiu na segunda metade do século XX, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial, por isso é denominada de arte do pós-guerra.
A Arte Contemporânea se prolonga até aos dias atuais, período esse denominado de pós-modernismo, propondo expressões artísticas originais a partir de técnicas inovadoras. Do latim, o vocábulo “contemporanĕu” corresponde a união dos termos “com” (junto) e “tempus” (tempo), ou seja, significa que ou quem do mesmo tempo ou época. Utilizamos essa palavra como adjetivo para indicar o tempo presente, atual.
Slide 2
Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o novo panorama é caracterizado pelo avanço da globalização, cultura de massa e o desenvolvimento das novas tecnologias e mídias, as quais se mesclam com a arte oferecendo assim, novas experiências artísticas-culturais pautadas principalmente, nos processos artísticos em detrimento do objeto, ou seja, na ideia em detrimento da imagem. Nesse sentido, a arte contemporânea prioriza principalmente, a ideia, o conceito, a atitude, acima do objeto artístico final. O objetivo aqui é produzir arte, ao mesmo tempo que reflete sobre ela.
Foi dessa maneira que a Arte Contemporânea rompeu com alguns aspectos da Arte Moderna, abandonando diversos paradigmas e trazendo valores para a constituição de uma nova mentalidade, ao mesmo tempo que abriu espaço para diversidade de estilos, perspectivas, técnicas e abrangência de linguagens artísticas (dança, música, moda, fotografia, pintura, teatro, escultura, literatura, performances, happenings, instalações, videoarte, etc.).
Imbuídos dos ideais que alicerçam a arte contemporânea, surgem diversos movimentos ou escolas artísticas vanguardistas que buscaram romper com a Arte Moderna, ligada ao consumo, para dar lugar à arte contemporânea, relacionada com a comunicação.
Movimentos Artísticos Contemporâneos
Slide 5
Arte Conceitual é uma vanguarda artística moderna e contemporânea que surgiu nos anos 60 e 70 na Europa e nos Estados Unidos e, como o próprio nome indica, trata-se de uma expressão artística mais pautada nos conceitos, reflexões e ideias, em detrimento da própria estética (aparência) da arte.Em outras palavras, a arte conceitual é uma “arte-ideia” em detrimento da “arte-visual”, sendo o principal material da arte a "linguagem". Diante disso, os artistas conceituais preocupam-se em criar reflexões visuais para seus espectadores.
A “arte cinética” ou “cinetismo” representa um movimento artístico moderno das artes plásticas, surgido em Paris na década de 50. Como o próprio nome indica, determina uma arte vibrante e dinâmica que possui como principal característica o movimento, em detrimento do caráter estático da pintura e da escultura.
Caption: : Objetos Cinéticos do escultor grego Panagiotis Vasilakis "Takis", Paris
ARTE CINÉTICA
Slide 7
Pop Art
A Pop Art, ou Popular Art foi um movimento essencialmente artístico surgido durante a década de 1950, na Inglaterra, e que se difundiu, durante os anos de 1960, atingindo seu auge em Nova York; ao contrário do que o nome possa indicar, não pode ser considerado como um fenômeno de cultura popular, mas como uma interpretação pelos artistas deste movimento da cultura dita popular e de massas.
O Expressionismo Abstrato,também chamado de “Escola de Nova York”, corresponde a um movimento de vanguarda artística. Surgiu nos Estados Unidos, em Nova York, na década de 40.Esse movimento uniu aspectos da vanguarda expressionista alemã e da corrente abstracionista criando dessa maneira, uma nova tendência de caráter simbólico e expressivo.
Caption: : Obra de Jackson Pollock, Museu de Arte Moderna, Nova York, Estados Unidos .
Slide 9
A expressão “Minimalismo” (do inglês, “Minimal Art”) faz referência aos movimentos estéticos, científicos e culturais que surgiram em Nova York, entre o fim dos anos de 1950 e início da década de 1960, os quais, por sua vez, primavam pelo mínimo de recursos e elementos utilitários, reduzindo todos seus aspectos ao nível essencial.
Com efeito, já em 1966, o filósofo e critico de artes Richard Arthur Wollheim (1923- 2003) já apontava o minimalismo daquela década como uma das correntes que mais influenciariam o campo das artes visuais, arquitetura, design, música, programação visual, desenho industrial, durante o século XX.
Sociedade da informação, tecnologia e novas mídias
Subjetividade e liberdade artística
Efemeridade da arte
Abandono dos suportes tradicionais
Mescla de estilos artísticos
Utilização de diferentes materiais
Fusão entre a arte e a vida
Aproximação com a cultura popular
Questionamento sobre a definição de arte
Interação do espectador com a obra