Costa e Silva

Description

Trabalho
guilherme formagini
Slide Set by guilherme formagini, updated more than 1 year ago
guilherme formagini
Created by guilherme formagini over 7 years ago
493
1

Resource summary

Slide 1

Slide 2

    *Nascido em  3 de outubro de 1899 no município de Taquari - Rio Grande do Sul, faleceu no dia 17 de dezembro de 1969.*Era filho de Aleixo Rocha da Silva e Almerinda Mesquita da Costa e Silva, e irmão de Riograndino da Costa e Silva. *Foi um militar e político brasileiro, sendo o vigésimo sétimo Presidente brasileiro, o segundo do regime militar.

Slide 3

    *Costa e Silva era marechal do Exército Brasileiro quando assumiu a presidência da república e já havia ocupado o Ministério da Guerra no governo anterior, do marechal Castelo Branco.

Slide 4

Slide 5

    *Sob o governo Costa e Silva foi promulgado o AI-5, a mais violenta das medidas do Governo.*AI-5 devolveu os poderes para fechar o Congresso Nacional, cassar políticos e institucionalizar a repressão, visto que no seu governo houve um aumento significativo das atividades subversivas.*Essa repressão ocorreu por meios legais e ilegais, como torturas contra militantes de esquerda.
    Caption: : Ilustração de um Militar sendo torturado

Slide 6

Slide 7

    *Costa e Silva tomou posse em 15 de março de 1967, em meio a grandes expectativas quanto ao progresso econômico e a redemocratização do país. Nesse mesmo dia, entrou em vigor a Constituição de 1967 e expirou-se o prazo de vigência do Ato Institucional nº 2, cujos efeitos foram plenamente protegidos e excluídos de apreciação pelo Poder Judiciário.*Extinguiu a Frente Ampla, movimento de oposição que reunia políticos do período pré-64. Empreendeu medidas de combate à inflação, revisão da política salarial e ampliação do comércio exterior. Iniciou uma reforma administrativa e expandiu as comunicações. O Brasil passava por um profunda crise no sistema de transportes, problemática que recebeu atenção em seu governo, ao lado do Plano Nacional de Habitação. Por outro lado, não abordou efetivamente os problemas da educação.

Slide 8

Slide 9

    *Politicamente, porém, a situação se tornava mais tensa. Em 26 de junho de 1968, membros da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) lançaram um carro-bomba contra o quartel-general do II Exército, em São Paulo. Mário Kozel Filho, soldado que era sentinela naquele momento, dirigiu-se ao carro e morreu quando a carga de dinamite explodiu. Foram feridos gravemente outros seis militares.
    Caption: : Noticia de um jornal da época

Slide 10

    *Ainda em 1968, a morte do estudante secundarista Edson Luís em um confronto com a polícia provocou a Passeata dos Cem Mil, no Rio de Janeiro. A situação política agravou-se ainda mais em agosto, quando o deputado Márcio Moreira Alves recomendou, num discurso, que as moças se recusassem a dançar com cadetes em protesto contra o regime militar. O governo pediu licença ao Congresso Nacional para processar o deputado, mas o pedido foi negado. Costa e Silva convocou então o Conselho de Segurança Nacional e, no dia 13 de dezembro de 1968, editou o AI-5, que lhe dava poderes para fechar o Parlamento, cassar políticos e institucionalizar a repressão.
    Caption: : Passeata dos cem mil

Slide 11

    *Em maio de 1969, Costa e Silva fizera anunciar a convocação de uma comissão de juristas para elaborar uma reforma política, por meio de emenda constitucional que incluiria a extinção do AI-5, voltando a ter plena vigência a Constituição de 1967 – aquela que havia institucionalizado o regime militar e que entrou em vigor no dia da posse de Costa e Silva, 15 de março de 1967. Segundo o jornalista Carlos Chagas, Costa e Silva pretendia assinar essa emenda no dia 7 de setembro de 1969, presidindo "todas as demoradas reuniões dos juristas".

Slide 12

    *Entretanto, uma semana antes da data prevista para assinatura da emenda, sofreu um derrame cerebral. Como não havia nenhuma previsão constitucional para tal situação de emergência, foi sucedido por uma Junta Governativa Provisória, também conhecida como a Segunda Junta Militar. Veio a falecer poucos meses depois. Foi sepultado no Cemitério de São João Batista no Rio de Janeiro.
    *A emenda constitucional contendo a extinção do AI-5 foi esquecida. Em lugar disso, a Junta Militar outorgou a Emenda Constitucional n° 1, apelidada pelos juristas de "Constituição de 1969", que impediu a posse do vice-presidente da República, o jurista Pedro Aleixo e deu posse ao general Médici.

Slide 13

Show full summary Hide full summary

Similar

O Governo-Geral Brasil colônia
jacson luft
Iluminismo
Priscila Reinaldo
Grandes Navegações e Período Pré-Colonial (1490 - 1540)
Isadora Borges
Idade Média
Duda moschen
Historia - Feudalismo
Maria Clara Ferreira
O Governo-Geral Brasil colônia
THIAGO GIRALDI FONSECA
Filosofia Medieval
Artur B. Linhares
Antiguidade Oriental
Izadora Sulzbacher
Independência do Brasil.
Marina Amaral
HISTÓRIA DA LITERATURA
Thais Meira
Antiguidade Clássica: Grécia II
Bruno Fernandes3682