Associações Vegetações e seu clima (Brasil)

Description

As vegetações (ou Biomas) do Brasil são nove sentenças para ajudar vocês!
Ana Julia Custodio
Slide Set by Ana Julia Custodio, updated more than 1 year ago
Ana Julia Custodio
Created by Ana Julia Custodio over 7 years ago
58
4

Resource summary

Slide 1

Slide 2

    Floresta Amazonica
    Corresponde à mata fechada com árvores de grande, médio e pequeno porte, a densidade dessa vegetação é proveniente do clima quente e úmido que favorece o desenvolvimento da biodiversidade. Na Floresta Amazônica prevalece o relevo plano, clima com elevadas temperaturas com baixa amplitude térmica e chuvas freqüentes.

Slide 3

    Possui característica de florestas com grande quantidade de espécies de vegetais, em geral ocupa áreas de planalto, formadas por serras, esse tipo de cobertura vegetal nas áreas litorâneas recebe bastante umidade devido à influência exercida pelo oceano. 
    Mata Atlântica

Slide 4

    Mata Dos Cocais
    A Mata dos Cocais é um tipo de cobertura vegetal situada entre as florestas úmidas da região Norte e as terras semiáridas do Nordeste do Brasil, sendo uma zona de transição entre os biomas: Caatinga, Floresta Amazônica e Cerrado.

Slide 5

    Mata Araucaía
    Caracteriza-se pela presença de árvores com aspecto de pinheiro, denominados de pinheiro-do-paraná, além da erva mate, imbuia, vários tipos de canela, cedros e ipês. Essa variedade é encontrada nas áreas de relevo mais acidentado, em geral no sul do país, onde predomina o clima subtropical.

Slide 6

    Pantanal
    Formação de vegetação heterogênea que intercala entre cerrados e campos. O pantanal está localizado em uma gigantesca planície nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, possui clima tropical com duas estações distintas, uma seca e uma chuvosa.

Slide 7

    Caatinga
    Vegetação adaptada à escassez de água com clima semi-árido quente e seco, com temperaturas elevadas e uma reduzida quantidade de chuvas mal distribuídas durante o ano, esse tipo de vegetação é encontrada no nordeste do Brasil.

Slide 8

    Cerrado
    Essa cobertura vegetal é composta em geral de árvores pequenas, além de arbustos, sendo esses com galhos retorcidos, casca grossa e gramíneas. As irregularidades dos galhos das árvores do cerrado são provenientes da quantidade de hidróxido de alumínio contido no solo das áreas nas quais o cerrado se encontra.

Slide 9

    Campos Gaúchos (Pampas)
    Corresponde a uma vegetação composta basicamente por gramíneas e pequenas vegetações rasteiras (herbáceas), dentre essas estão vários tipos de capins como o barba-de-bode, gordura, mimoso, Jaraguá, entre outros. São geralmente encontrados no extremo sul do país em que o clima é seco e frio e o relevo é levemente ondulado.

Slide 10

    Vegetação Litorania
    Apresenta-se em áreas litorâneas com relevo de baixas terras e planícies, no entanto, essa vegetação não é homogênea uma vez que existem vários outros tipos inseridos, são nesses locais que estabelecem os mangues, solos pantanosos, vegetação de praia, dunas e restingas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Feudalismo
Malu Miralha
Transformações Químicas e Físicas
Andrea Barreto M. Da Poça
Conteúdo de Português - 6° ano
biallima6
CLASSIFICAÇÃO : OS CINCO REINOS
TAÍS DA CUNHA
Transformações Químicas e Físicas
Andrea Barreto M. Da Poça
Expressões numéricas e potências
luciahelenaferre
Construindo a tabuada
Pedro Júnior1178
Quiz de Matemática
frama78
MULTIPLICAÇÃO
Arleny De Souza
Substantivo Comuns
laicarvalhoninfa