Trabalho de História- Governo Médici

Description

3º ano História Slide Set on Trabalho de História- Governo Médici, created by Cheila Ghidini on 09/11/2016.
Cheila  Ghidini
Slide Set by Cheila Ghidini, updated more than 1 year ago
Cheila  Ghidini
Created by Cheila Ghidini over 7 years ago
116
1

Resource summary

Slide 1

    TRABALHO DE HISTÓRIA
                                                      PRESIDENTE DE 1969                                                EMÍLIO GARRASTAZU MÉDICI

Slide 2

    CARACTERÍSTICAS DE SEU MANDATO
          SEU MANDATO TEM FORTES CARACTERÍSTICAS COMO : Intensa repressão e violência contra os movimentos  de oposição; Altas taxas de crescimento econômico, período conhecido como milagre brasileiro, em decorrência de uma série de fatores.

Slide 3

    QUAIS FATORES?
                                          DENTRE ELES DESTACA-SE:     A grande oferta de capital nos países desenvolvidos. A economia estava em crescimento, se tornou um mercado atrativo, os capitais afluíram para o país tanto na forma de empréstimos públicos como na forma de investimentos diretos;   

Slide 4

    A expansão de mercado consumidor interno, provocada pela criação de linhas de crédito acessíveis e pelo incentivo ao consumo de produtos industriais duráveis, como automóveis e eletrodomésticos; O incentivo às exportações, que cresceram e se diversificaram, com a inclusão de produtos industrializados.

Slide 5

    A POLÍTICA ECONÔMICA
    Orientava-se pela ideia de que era preciso fazer a riqueza crescer, para depois distribuí-la.Essa lógica possibilitou ao Brasil se industrializar, mantendo as características de um país subdesenvolvido. A riqueza cresceu, mas nunca foi distribuída equitativamente.

Slide 6

      Ao mesmo tempo que intensificava a repressão aos grupos de oposição, o regime militar procurou ganhar a simpatia da população por meio de propagandas, feita palos meios de comunicação como por exemplo a televisão.  Os símbolos nacionais, a musica e o cinema foram explorados  para difundir uma ideologia que associava o regime militar a valores positivos, como patriotismo, segurança nacional e desenvolvimento. 

Slide 7

      Por outro lado, havia setores da sociedade que, apesar da repressão, denunciavam a violência praticada pelo regime militar.   Um dos principais focos da resistência e da denuncia era a Igreja Católica, por meio meio da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil ( CNBB) e a Associação Brasileira da Imprensa ( ABI) deram importante contribuição ao denunciar os desmandos e protestar contra as arbitrariedades.

Slide 8

        Vários artistas usaram a música como forma de protesto, entre eles Geraldo Vandré e Chico Buarque de Holanda.    Os órgãos ligados a repressão publicavam cartazes com fotos de pessoas procuradas. Eram estudantes, jornalistas, professores, operários etc..

Slide 9

    O FIM DA LUTA ARMADA
      Durante o governo Médici, a luta foi esmagada. Em novembro de 1969, o principal líder da guerrilha urbana, Carlos Marighella, foi fuzilado numa emboscada pelos policiais na capital paulista.  O segundo nome em destaque entre os militares era Carlos Lamarca, que, perseguido, fugiu para o sertão da Bahia, onde foi alcançado e assassinado.

Slide 10

             Por volta de 1973, havia um grupo politico expressivo tentando a luta armada: o Partido Comunista do Brasil ( PC do B ), que tinha organizado um foco guerrilheiro na região do rio Araguaia, no estado do Pará. Combatidos por forças militares, os guerrilheiros comunistas foram liquidados, e em 1975 a luta armada estava encerrada no país.
Show full summary Hide full summary

Similar

História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Feudalismo
Malu Miralha
Iluminismo
Priscila Reinaldo
República Velha
Vitor Gomes
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores