Contabilidade - Técnica Contábeis de Registos de Contas

Description

Plano de Contas, Lançamentos, Balancete, Razonetes e comparação entre as estruturas do BP e DRE com as alterações das leis.
Natanael Lima
Slide Set by Natanael Lima, updated more than 1 year ago
Natanael Lima
Created by Natanael Lima over 7 years ago
208
2

Resource summary

Slide 1

Slide 2

    Plano de Contas e Lançamentos Contábeis
    Plano de Contas é o conjunto de contas previamente estabelecida que norteia os registros dos fatos contábeis. Seu objetivo é estabelecer normas para os registros das operações das empresas, devendo: Atender as necessidades das informações da empresas; Observar os princípios da contabilidade e normas legais; Atender as exigências da legislação.
    Lançamento Contábil é o registro dos fatos contábeis, efetuados de acordo com o método das partidas dobradas. Os lançamentos são feitos em ordem cronológica, tanto nas contas patrimoniais, como nas de resultado.Para efetuar um lançamento (passos didáticos): Identificar as contas envolvidas no fato; Identificar a natureza das contas; Identificar o que o fato provoca sobre a conta; Efetuar o lançamento contábil, segundo o método das partidas dobradas.

Slide 3

    Razonetes
    O razonete, também denominado gráfico ou conta em T, é uma forma simplificada do razão, bastante utilizado pelos contadores e é por meio dele que são feitos os registros individuais por conta.Toda conta de Ativo e todo acréscimo de Ativo são lançados no lado esquerdo do razonete (lado do débito). Toda conta de Passivo ou Patrimônio Líquido, bem como os acréscimos, serão lançados no lado direito do razonete (lado do crédito). Toda diminuição de Ativo será lançada no lado direito e toda diminuição de Passivo será lançada no lado esquerdo do razonete.

Slide 4

    É um demonstrativo contábil que reúne todas as contas em movimento na empresa e seus respectivos saldos.Para elaborar um balancete, cada Conta será transferida do razonete para ele, com seu respectivo saldo. Assim, se a Conta no razonete apontar saldo final devedor (lado esquerdo), este saldo será transportado para a coluna do saldo devedor do balancete. Se a Conta apresentar no razonete saldo final credor (lado direito), este saldo será transportado para a coluna do saldo credor do balancete.
    Balancete de Verificação

Slide 5

    Demonstração do Resultado do Exercício
    A DRE é uma ferramenta dinâmica que mostra a formação do resultado líquido em um exercício, por meio de cálculos feitos com receitas, despesas e custo, resultando em informações importantes para o administrador, como auxilio na tomada de decisões. Esse relatório é feito de forma ordenada e verticalmente estruturada.

Slide 6

Slide 7

Slide 8

    Balanço Patrimonial
    É um dos principais relatórios contábeis que apresenta de forma ordenada e organizadas a situação patrimonial de uma organização em um determinado período. É subdividido em duas partes: ativo e passivo; e em três grandes grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido; por meio da análise desses grupos é possível ter ideia como se encontra a situação patrimonial e financeira da organização, por meio de indicadores de liquidez e exigibilidade, estrutura de financiamento, entre outros.

Slide 9

    AtivoAtivo CirculanteRealizável a Longo PrazoAtivo Permanente  Investimentos  Imobilizado  Diferido
    De acordo com a Lei 6404/76 o BP era:
    PassivoPassivo circulantePassivo exigível a longo prazoResultados de exercícios futurosPatrimônio Líquido Capital Social Reservas de Capitais Reservas de Reavaliação Reservas de Lucros Lucros ou Prejuízos Acumulados

Slide 10

    AtivoAtivo Circulante Disponibilidades Créditos Estoque Outros Créditos Investimentos Tempórarios Despesas Antecipadas Ativo Não Circulante Ativo realizável a longo prazo Investimentos Imobilizado Intangível
    PassivoPassivo Circulante Fornecedores Emprestimos e Financiamentos Obrigações Trabalhistas Obrigações Tributárias Provisões e Encargos das Provisões Passivo Não CirculanteExigível a Longo PrazoPatrimônio Líquido Capital Social  Reservas de Capital Ajustes de Avaliação Patrimonial   Reservas de Lucros  Prejuízos Acumulados
    Com a Lei 11.638/07 e 11.941/09 ficou:
Show full summary Hide full summary

Similar

Conceitos de Contabilidade
Alessandra S.
Conceitos de Contabilidade
Alessandra S.
Direito Constitucional focado (INSS 2016) - Direitos e Garantias Fundamentais e Administração Pública
Thiago Amério
Simulado Geral de contabilidade
Alessandra S.
ADMINISTRAÇÃO - OS CLÁSSICOS
Nathalino Pachêco
Abordagens de Gestão
sa.sousa
T1 - ADMINISTRAÇÃO E O ADMINISTRADOR
Dayene Campos
A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL EM UMA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO À LUZ DA APRENDIZAGEM INFORMAL
eduarda Fernandes
CONTABILIDADE DE CUSTOS (Samantha - Editar)
Samantha Iara Concolino
Tecnologia e Administração
Erika Lots
TEORIAS SOBRE LIDERANÇA
Fernando Luiz