Tipos e Gêneros Textuais

Description

Concursos Públicos Portugues Slide Set on Tipos e Gêneros Textuais, created by Marcelo Costa on 17/01/2017.
Marcelo Costa
Slide Set by Marcelo Costa, updated more than 1 year ago
Marcelo Costa
Created by Marcelo Costa about 7 years ago
76
1

Resource summary

Slide 1

    Tipos Textuais
    Descrição Narração Dissertação Expositiva Dissertação Argumentativa Injunção Leva em consideração a estrutura do texto.

Slide 2

    Descrição
    Tipo de texto no qual se apontam características que compõem um determinado objeto, pessoa, ambiente ou paisagem .- Frequente uso de metáfora e verbos de ligação. - Tem como resultado a imagem física ou psicológica . Exemplo: "Fabricada atualmente em larga escala, a caneta esferográfica parece ser um objeto simples; no entanto, é constituído por inúmeras partes que se agrupam, como: um tubo cilíndrico, fino e comprido e de plástico, dentro do qual é colocada a tinta azul." Pode ser usado em qualquer gênero textual.

Slide 3

    Modalidade de redação na qual contamos um ou mais fatos.- Presença de sequência de fatos, personagens, tempo verbal com semântica de passado. Exemplo: "Era uma noite quente de janeiro, todas as crianças acordaram cedo para ir ao colégio, mas já era tarde, pois estavam em frente ao prédio da escola, isto é, pegaram ônibus e acordaram cedo à toa, pois estavam de férias”.Pode ser usado em qualquer gênero textual.
    Narração

Slide 4

    Dissertação
    Expositiva      ObjetivaFactualIncontestávelNúmeros Expõe-se ideias gerais, seguidas de argumentos objetivos e incontestáveis. (geralmente numéricos)
    ArgumentativaSubjetivaHipotéticaContestávelPolêmicaExpõe-se ideias gerais, seguidas de argumentos subjetivos e contestáveis. (geralmente pontos de vista)

Slide 5

    Injunção
    Os textos injuntivos, são aqueles que indicam procedimentos a serem realizados. Nesses textos, as frases, geralmente, estão no MODO IMPERATIVO.O texto injuntivo-instrucional pode ter o poder de transformar o comportamento do leitor. Ex.: Receita de bolo, bula de remédio e manual de instrução.

Slide 6

    Gêneros Textuais
    Artigo de opinião: Texto opinativo do autor. Artigo Científico: apresentação de um relatório escrito de estudos a respeito de uma questão específica ou à divulgação de resultados de uma pesquisa realizada. Editorial: Texto opinativo não assinado pelo autor (impessoal). Informativo: Prestar informações. Didático ou Instrucional: É, Em geral, um texto informativo com preocupação esclarecedora. (para aprender) Preditivo: Apontar fatos futuros com base em probabilidades. Poético: Trabalhar a linguagem com arte. Histórico: Registrar fatos. Publicitário Comercial: Persuadir o consumidor. Publicitário Não-Comercial: Mobilizar pessoas. Normativo (lei): estabelecer diretrizes. Normativo (sentenças): julgar. Leva em consideração a finalidade do texto.

Slide 7

    Gênero textual - Manchetes Jornalísticas
    tendência para a síntese de conteúdos; predominância de formas verbais no presente do indicativo;  preferência por substantivos e verbos;  ausência de vocábulos subjetivos;  sem concessões à linguagem coloquial.

Slide 8

    Gênero textual -
Show full summary Hide full summary

Similar

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
trackerian
Gramática - Visão Geral - Fonologia
tiago meira de almeida
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
Português concurso
Roberta Souza
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
Viviana Veloso
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
FONOLOGIA estudo dos sons
Viviana Veloso
Figuras de linguagem
Roberta Souza
SUBSTANTIVOS
Viviana Veloso