Unidade 1 - Uso didático de vídeos on-line

Description

Como pesquisar, baixar, salvar e converter arquivos de vídeo para uso pedagógico
Supervisão de Tecnologias SEDUC
Slide Set by Supervisão de Tecnologias SEDUC, updated more than 1 year ago
Supervisão de Tecnologias SEDUC
Created by Supervisão de Tecnologias SEDUC about 7 years ago
42
1

Resource summary

Slide 1

    Introdução
    Muitos professores têm, no vídeo, uma importante ferramenta para expor, explicar e atrair a atenção dos seus alunos para determinado conteúdo curricular. Todos nós concordamos sobre o potencial que essa mídia possui como fonte de informações e como recurso que facilite a aprendizagem do estudante. Porém, é preciso deixar claro que, como qualquer recurso didático, o vídeo não deve ser encarado como um substituto de outros instrumentos, mas, como mais uma ferramenta que o professor pode lançar mão para contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos seus alunos.

Slide 2

    Como utilizar didaticamente o vídeo?
    Sobre esse tema, José Manuel Moran nos oferece uma análise interessante, e que vale a pena ler para nos ajudar a utilizarmos com sabedoria a mídia vídeo no contexto da educação. Esse texto será utilizado também para nossa primeira tarefa de reflexão. Entre no fórum e discuta com seus colegas sobre o assunto, conforme orientado na Atividade 1.1 através deste artigo.

Slide 3

    Histórico do vídeo
    Se formos resumir a história do vídeo, desde seus primórdios até os dias atuais, constataremos que houve uma transformação bem expressiva. Gradativamente, desde a invenção do cinema, ao longo dos anos, esse tipo de mídia foi tomando novos formatos e diferentes meios de serem apreciados, ficando cada vez mais acessível e democratizado. Atualmente, podemos assistir a vídeos até mesmo por meio de um dispositivo que foi, a priori, projetado para comunicação instantânea entre pessoas, o telefone celular. Mas antes desse desenvolvimento todo, o vídeo passou por um longo processo de aprimoramentos, tanto na sua qualidade audiovisual, quanto no que tange à sua forma de acesso.

Slide 4

    Vídeo em 4 gerações
    Para conhecer com mais detalhe a história do vídeo, sugerimos a leitura do texto desta página da web. Entretanto, podemos resumir essa evolução em quatro gerações:Primeira geração: Século XIX – primeiros dispositivos de captação e reprodução de imagem em movimento (fonógrafo, de Tomas Edison; aparelho fotográfico de Niépce; cinematógrafo dos Irmãos Lumiére; emissor de ondas de rádio de Marconi).Segunda geração: Segunda Gerra Mundial - desenvolvimento dos meios de comunicação de massa em virtude da aceleração tecnológica (Cinema, TV, rádio, etc.).Terceira geração: os meios de registro se tornam mais acessíveis à maioria das pessoas (videocassete, vídeo digital, DVD, BluRay, etc).Quarta geração: Interatividade e colaboratividade na produção contemporânea (vídeos pela Internet).

Slide 5

    Vídeo digital
    Nos dias atuais, vemos a ascensão do conteúdo de vídeo digital, que substitui rapidamente o analógico, não somente em relação ao que é veiculado na TV aberta, mas também ao conteúdo audiovisual que pode ser acessado via TV por assinatura, reprodutores de mídias como o DVD, o BluRay e, por fim, os diversos repositórios disponíveis na Internet. E é sobre essa última forma de acesso que nos deteremos na presente unidade deste módulo do CATE.
    Caption: : Transição do vídeo analógico para o digital

Slide 6

    Uma das grandes vantagens da Internet, e de sua evolução para a Web 2.0, é a interação e a colaboração. Qualquer pessoa pode produzir, compartilhar e comentar o conteúdo que é disponibilizado através da grande rede. E isso inclui os vídeos, que, em formato digital, alcançam milhões de pessoas espalhadas por todo o planeta. Nesse novo contexto, o usuário deixa de ser um mero consumidor de informações e passa a ser, se assim desejar, um produtor, além de emitir suas opiniões críticas sobre o que é veiculado.
    Vídeo na Internet

Slide 7

    Repositórios de vídeo na Internet
    Partindo dessa realidade, apresentaremos aqui algumas noções de utilização didática do vídeo dentro desse atual contexto, que é a ampla disponibilização on-line dessa mídia. Para começar, apresentaremos alguns dos principais sítios on-line, onde é possível acessar vídeos com finalidade educativa.

Slide 8

    O Youtube é, certamente, o mais popular e conhecido portal de acesso a vídeos, que podem ser assistidos por muitos usuários, desde que estes possuam algum dispositivo de visualização conectado à Internet.  Mas existem vários outros websites que funcionam como repositórios e compartilhadores de material audiovisual digital, democratizando o acesso a um número cada vez maior de pessoas, além de diversificar o tipo de conteúdo (característica pouco comum tanto na TV aberta, quanto na TV por assinatura).

Slide 9

    É importante ressaltar que alguns websites permitem download (transferência) do arquivo de vídeo para que este possa ser acessado de forma off-line (dispensando a Internet), enquanto que outros permitem apenas a visualização quando conectados.
    É possível baixar?

Slide 10

    Lista de Repositórios de vídeo
    Na lista a seguir, apresentamos os principais locais da Internet para localizar vídeos:

    Slide 11

    Slide 12

      Dailymotion
      www.dailymotion.com Criado em 2005 na França, disponibiliza vídeos dos mais variados conteúdos aos seus usuários. É um dos mais acessados do mundo. É possível fazer upload de vídeos de forma gratuita e até ganhar dinheiro com produção autoral, se o usuário quiser fazer parte de um programa especial criado pelo site.

    Slide 13

      Vevo
      www.vevo.com É um site de vídeos dedicado ao entretenimento musical. Todo seu conteúdo é hospedado em seu site oficial e também no Youtube, que é licenciado. Apresenta vários eventos como shows, entrevistas e premiações musicais.

    Slide 14

    Slide 15

    Slide 16

      www.veoh.comFundada em 2004, é uma televisão transmitida pela Internet. Empresa sediada em San Diego, Califórnia, permite que os usuários encontrem e vejam conteúdo de estúdio, produções independentes e material gerado por usuários.
      Veoh

    Slide 17

      Vimeo
      vimeo.com.br/Dedicado aos vídeos em qualidade HD (alta qualidade). O lugar é perfeito para conhecer trabalhos audiovisuais interessantes ou para divulgar projetos profissionais como curta-metragens.

    Slide 18

    Slide 19

    Slide 20

    Slide 21

      Porta Curtas
      portacurtas.org.br/Central do Curta-Metragem Brasileiro na Web, com mais de 1.212 filmes para assistir na íntegra e gratuitamente. O projeto Porta Curtas Petrobras é integralmente voltado para a Internet e tem por objetivo difundir a produção nacional.

    Slide 22

    Slide 23

      Videoaulas@RNP
      Serviço oferecido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.Corresponde a um sistema integrado para elaboração, armazenamento e disponibilização de videoaulas produzidas pelas instituições clientes. Serve como subsídio para o ensino presencial ou a distância. Contém conteúdo gravado, que pode ser acessado de maneira assíncrona, no modelo de transmissões de vídeo "sob demanda".
      Caption: : http://www.videoaula.rnp.br/

    Slide 24

      Atividade 1.2
      ♦ Você já usou o Youtube ou outro repositório online? ♦ Conte sua experiência: qual vídeo encontrou? ♦ Comente sobre um vídeo que você tenha gostado sobre a disciplina que  você leciona na sua escola. ♦ Você já produziu algum vídeo? Fez seu cadastro e postou algum material próprio em algum repositório on-line?Obs.: Usar a Ferramenta Fórum no ambiente e-Proinfo para realizar esta tarefa.

    Slide 25

      Streaming
      A maioria desses sites utiliza uma tecnologia de transmissão de áudio e vídeo, através da Internet, conhecida por streaming, a qual permite a transferência de dados audiovisuais ao mesmo tempo em que o usuário assiste. Nesse caso, os dados são armazenados temporariamente em cache do dispositivo enquanto o conteúdo é transmitido. Portanto, não há a necessidade de efetuar download do arquivo multimídia.

    Slide 26

      Opções de uso didático do vídeo
      Há variadas formas de o professor aproveitar a mídia vídeo como recurso didático, tanto on-line quanto off-line. Para acessar vídeos on-line, é necessário que o usuário esteja conectado à Internet para assistir aos vídeos. Já, para o caso de não ser possível conexão, é preciso que se faça antecipadamente o download do vídeo para que possa ser exibido off-line. Daremos algumas opções para isso adiante.

    Slide 27

      Pesquisar um vídeo com determinado conteúdo na Internet é uma tarefa muito fácil devido a atual quantidade de material audiovisual disponível na grande rede. Basta que o usuário acesse o website ou até mesmo um mecanismo de busca, ativando a opção de vídeo. No Google, assim como em outros buscadores como Yahoo! e Bing, por exemplo, existe uma aba específica para busca de vídeos, assim como há para a de imagens. Os repositórios dedicados aos vídeos também possuem suas próprias ferramentas de buscas facilmente localizadas pelo ícone da lupa, onde há ao lado, um campo onde se digita o assunto que se procura. Como opções avançadas, é possível filtrar a busca por duração, definição de imagens entre outros critérios.

    Slide 28

      Uma vez que o professor localiza o vídeo considerado interessante para ser usado como recurso didático, poderá compartilhar com seus alunos. Para isso, é claro, deve antes fazer um trabalho minucioso de curadoria, ou seja, de avaliação e seleção a fim de verificar se o material multimídia é ou não adequado para aquela faixa etária ou conteúdo curricular. Assim poderá usar os diversos mecanismos possíveis para compartilhá-lo para seus alunos, anotando o endereço eletrônico na lousa da sala de aula ou enviando o link através das redes sociais, blogs, aplicativos de mensagens instantâneas para celulares, Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), entre outros.

    Slide 29

      Outra possibilidade é que o usuário envie sua própria produção para que possa ser socializada com o mundo inteiro conectado. O professor, por exemplo, poderá produzir vídeo-aulas, registradas por meio de câmeras digitais ou smartphones, depois editadas com a ajuda de aplicativos específicos (alguns disponíveis on-line, como o editor do Youtube), para que sejam disponibilizadas para seus alunos. Seria uma forma de ajudar, por exemplo, o estudante que perdeu ou não entendeu muito bem um determinado assunto tratado na sala de aula presencial, reforçando o seu aprendizado.

    Slide 30

      A ONG Kan Akademy faz um trabalho interessante nesse sentido. Mais informações a respeito dessa organização, clique aqui. O próprio Youtube também possui vários canais dedicados à educação, com muitos vídeos educativos que servem como suporte a aprendizagem de diversos conteúdos dos mais diferentes componentes curriculares.

    Slide 31

      Para conhecer algumas sugestões sobre como o professor pode usar esse recurso diretamente a partir da Internet, acesse o link a seguir: 8 razões para utilizar o Youtube em sala de aula. O texto se refere ao Youtube, mas pode se aplicar a qualquer outro repositório de vídeos on-line.
      Sugestões de uso do Youtube

    Slide 32

      Infelizmente, nem sempre é possível ter conexão, e em boa velocidade, sempre que se precisa. Por esta razão, com muita frequência é necessário que se possuam os vídeos armazenados de forma física, em dispositivos como USB drives (pen-drives), HD externos, CD, DVD, entre outros. Outro detalhe a se levar em consideração, é que, por conta da preocupação em não violar os direitos autorais dos seus produtores, muitos sites não permitem o download dos vídeos. Entretanto, existem algumas opções que possibilitam quebrar essa barreira. Entre essas opções o usuário pode baixar e instalar aplicativos como o ATube Catcher, ou acessar sites como o Savefrom.net, Keepvid, ou ainda, instalar plug-ins para navegadores que ofereçam o serviço de downloads de vídeos dos sites acessados, como o Video Download Helper (disponível para o navegador Mozilla FireFox e Chrome).
      Opções para download

    Slide 33

      Para aprender a utilizar cada uma das opções acima apresentadas, sugerimos os vídeo-tutoriais abaixo: ATube Catcher – assista aqui. Savefrom.net – assista aqui. Video Download Helper – assista aqui.
      Tutoriais para usar baixadores de vídeo

    Slide 34

      Uma vez baixado o arquivo, será possível reproduzir o vídeo em dispositivos como computadores, DVD players, projetores ou TV digital. Mas para isso é importante que o usuário cheque a compatibilidade do equipamento com o formato de mídia. Existem dispositivos que não reproduzem determinados formatos de vídeo. Para isso apresentamos a seguir uma breve descrição dos formatos mais comuns de arquivos audiovisuais digitais:
      Reprodução dos vídeos

    Slide 35

      Formatos de vídeo
      AVI – Um dos formatos mais antigos de vídeo. Originalmente sem compactação, consome mais espaço de armazenamento. Um minuto costuma consumir centenas de megabytes. Atualmente existem compactações como XVID e VIDX que tornam os arquivos menores. MOV – Formato de arquivo de vídeo da empresa Apple. WMV – Formato de vídeo digital compactado da empresa Microsoft. MP4 – Formato mais popular atualmente. Possui compactação com pouca perda de qualidade de definição de imagem e som. MPG – Um dos primeiros formatos de arquivo digital usado nos vídeos distribuídos na Internet.
      RMBV – Formato compactado utilizado nos players da Real Vídeo. VOB – Formato digital usado nos vídeos distribuídos nas cópias de DVD. MKV – Formato de vídeo de alta definição com boa compactação. FLV – Formato bem compactado geralmente usado nos vídeos distribuídos para streaming na Internet. 3GP – Formato de baixa resolução, mais utilizado nos primeiros celulares.

    Slide 36

      Além dos formatos há ainda diversas outras especificidades como resolução da imagem, frame rate e codec de vídeo. Tudo isso implica na hora de escolher o equipamento no qual o material audiovisual será reproduzido. Mas, o que fazer quando o arquivo de vídeo que eu possuo não toca no dispositivo que eu tenho à disposição? Vamos colocar uma situação que é bem comum:
      O professor de História de uma escola possui um vídeo que baixou da Internet. Esse arquivo está em formato FLV. A sala de multimídia desse estabelecimento possui uma TV digital que possui entrada USB e reproduz alguns formatos de vídeo. Mas apenas MP4 e AVI. E agora? O que fazer, já que o arquivo de vídeo não é compatível com a TV?

    Slide 37

      Para isso há uma variedade de conversores, aplicativos que permitem a conversão de arquivos multimídia para outros formatos. Um deles é o Format Factory (faça o download aqui), que converte, com poucos passos, arquivos para a maioria dos formatos digitais usados atualmente. Além disso, é possível configurar várias especificações, o que poderá afetar na qualidade e no tamanho do arquivo. Dessa forma, respondendo à questão apresentada no slide anterior, basta converter o vídeo no formato FLV para o formato MP4 ou AVI, colocar o pendrive na porta USB da TV digital da escola e reproduzi-lo.
      Conversores

    Slide 38

      Mas atenção: é recomendável sempre fazer um teste antes da realização da aula em que se pretende exibir um vídeo. Faça uma checagem dos equipamentos e veja se tudo está funcionando perfeitamente para evitar constrangimentos.Para aprender a converter um arquivo de vídeo de um formato para outro o Format Factory para converter, na Internet você poderá encontrar bons tutorais, como este aqui ou este. Assista e experimente fazer você mesmo!
      Cuidados!

    Slide 39

      Atividade 1.3
      Crie um plano de aula com utilização de um ou mais vídeos curtos capturados da Internet como recurso didático (o plano deve conter objetivos, recursos, procedimentos e avaliação).Obs.: Use a ferramenta Atividade do Menu Conteúdo, no ambiente e-Proinfo, para enviar o arquivo feito em editor de texto.

    Slide 40

      MORAN, J. M. COLOCAR AS REFERÊNCIAS AQUI
      Referências
    Show full summary Hide full summary

    Similar

    5 Passos para Aprendizagem de Sucesso
    GoConqr suporte .
    PROTAGONISMO DO ALUNO
    Alessandra S.
    TICs na Matemática
    Erika Lopes
    TICs na Educação
    Erika Lopes
    Behaviorismo - Skinner
    Suliane Makelry
    13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
    André Matias
    LIMITES E POSSIBILIDADES DAS TICS NA EDUCAÇÃO
    Diego Bahls
    A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
    Malton Fuckner
    Games e jogos educativos.
    Míria Santanna
    Ensino de Lógica de Programação para Crianças
    dlantunes
    Educação Financeira para o Ensino Fundamental 1
    Luciana Lopes Moreira Rocha