Gestão dos Ecossistemas

Description

Trabalho de CN sobre gestão dos ecossistemas
Patricia Vieira
Slide Set by Patricia Vieira, updated more than 1 year ago
Patricia Vieira
Created by Patricia Vieira about 7 years ago
2
0

Resource summary

Slide 1

    Gestão dos ecossistemas
    segundo a comissão para o Meio Ambiente e desenvolvimento, entende-se por Desenvolvimento sustentável o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.Logo, tornou-se indispensável a implementação de medidas promotoras de gestão sustentável dos recursos naturais, que permitam defender o que ainda existe para garantir o direito de uma vida saudável em harmonia com o meio ambiente

Slide 2

    objectivos do milénio
    1.Acabar com a Fome e MisériaBrasil já foi cumprido o objectivo de reduzir pela metade o número de pessoas vivendo em externa pobreza 2015: de 25,6% da população em 1990 para 4,85% em 2008.Mesmo assim, 8,9 milhões de brasileiros tinham renda domiciliar inferior a US$ 1,25 por dia até 2008. Para se ter uma ideia do que isso representa em relação ao crescimento populacional do país, em 2008, o número de pessoas vivendo em externa pobreza era quase um quinto do observado em 1990 e pouco mais do que um terço do valor 1995. 

Slide 3

    BRASIL: Os dados do 4º relatório Nacional de acompanhamento dos ODM são de 2008: 94,9% das crianças entre 7 e 14 estão matriculados no ensino fundamental. Nas cidades, o percentual  chega a 95,1%. O Objectivos de  universalizar o ensino básico de meninas e meninos foi praticamente alcançado, mas as taxas de frequência ainda são mais baixas entre os mais pobres  e as crianças norte e nordeste. Outro desafio é com relação à qualidade do ensino recebida.
    2.Educação básica de qualidade para todos

Slide 4

    BRASIL: As mulheres já estudam mais que os homens, mas ainda têm menos chances de emprego, recebem menos do que  os homens trabalhando nas mesmas funções e ocupam os piores postos. Em 1998, 52,8% das brasileiras eram consideras economicamente activas, comparadas a 82% dos homens. Em 2008, essas proporções eram de 57,6% e 80,5%.A participação nas esferas de decisão ainda pequena. Em 2010, elas ficaram com 13,6% dos assentos no Senado, 8,7% na câmara dos Deputados e 11,6% no total das Assembleias legislativas.
    3.Igualdade e valorização da mulher

Slide 5

    BRASIL: A mortalidade de crianças com menos de um ano foi de 47,1 óbitos por mil nascimentos, 1990,para 19 em 2008, até 2015, a meta é reduzir esse número para 17,9 óbitos por mil. A expectativa é de que esse objectivo seja cumprindo ainda antes do prazo, mas a desigualdade ainda é grande: as crianças pobres  têm mais do que o dobro de chance de morrer do que as  ricas,e as nascidas de mães negras e indígenas têm maior taxa de mortalidade. Por região, o nordeste apresentou a maior queda nas mortes de zero a cinco anos.
    4.Reduzir a mortalidade infantil

Slide 6

    BRASIL: Foi registada uma redução na mortalidade materna, desde 1990, de praticamente 50%. A razão da Mortalidade Materna (RMM) corrigida para 1990 era de 140 óbitos por 100 mil nascidos, enquanto em 2007 declinou para 75 óbitos. O relatório explica a melhora na investigação dos óbitos de mulheres férteis (10 a 49 anos de idade), que permite maior registro dos óbitos maternos, possivelmente contribuiu para a estabilidade da RMM observada nos últimos anos da série.
    5.Melhorar a saúde das gestantes

Slide 7

    6.Combater a AIDS, a malária e outras doenças BRASIL: O Brasil foi o primeiro país em desenvolvimento a proporcionar acesso universal e gratuito para o tratamento de HIV/AIDS na rede de saúde pública. Quase 200 mil pessoas recebem tratamento com antirretrovirais financiados pelo governo. A sólida parceria com a sociedade civil tem sido fundamental para a resposta à epidemia no país. De acordo com o UNAIDS, a prevalência de HIV no Brasil é de 0,5%, com cerca de 600 mil pessoas infectadas.  
    6.Combater a AIDS, a malária e outras doenças
    6.Combater a sida e outras doenças

Slide 8

    BRASIL: O país reduziu o índice de desmatamento, o consumo de gases que provocam o buraco na camada de ozônio e aumentou sua eficiência energética com o maior uso de fontes renováveis de energia. Acesso à água potável deve ser universalizado, mas a meta de melhorar condições de moradia e saneamento básico ainda depende dos investimentos a serem realizados e das prioridades adotadas pelo país. O ODM 7 é considerado por muitos como um dos mais complexos para o país, principalmente na questão de acesso aos serviços de saneamento básico em regiões remotas e nas zonas rurais.
    7.Qualidade de vida e respeito

Slide 9

    BRASIL: foi o principal articulador da criação do G-20 nas negociações de libertação de comércio da rodada de Doha da organização mundial de Comércio.Também se destaca no esforço para universalizar o acesso a medicamentos para a AIDS.o país é pró-activo e inovador na promoção de parcerias globais usando a cooperação sul-sul como veículo.  
    8.Todo mundo trabalhando trabalhando
Show full summary Hide full summary

Similar

Teoria de Tectónicas de Placas
Bruna Margarida
Perturbações do equilíbrio dos ecossistemas
profleonardo
Ciências Naturais 7
Leonardo Alves
Ciências Naturais 9
Leonardo Alves
Atividade sismica
Pedro Miguel9615
Atividade sísmica
maryajoao25
Teste2_8ºA_2015/16
Leonardo Alves
Trabalho prático digital 1
Leonardo Alves
Quiz sobre sismologia
João Pedro Pereira
Sistema Reprodutor
jmiguelsousa2000
Placas Téctónicas
Mariana Castro