Gestão dos ecossistemas

Description

Apresentão de diapositivos sobre a gestão dos ecossistemas.
Joana Ferreira
Slide Set by Joana Ferreira, updated more than 1 year ago
Joana Ferreira
Created by Joana Ferreira about 7 years ago
17
0

Resource summary

Slide 1

    1º Objetivo
    Algumas sugestões de ações: Atuar como capacitador voluntário, promovendo orientação profissional para os pequenos negócios do bairro. Elaborar e distribuir material orientando sobre o que é uma boa alimentação. Aproveitar ao máximo os alimentos, cuidando de sua correta conservação, usando receitas alternativas e promovendo o não desperdício. Fazer um Mural da Cidadania em escolas e locais públicos. Pesquisar e divulgar ofertas de trabalho, cursos de capacitação profissional e geração de renda e serviços à comunidade (saúde, documentos, previdência, bolsa-família, etc). Formar um grupo de mães de alunos que ensinem o melhor aproveitamento dos alimentos, para evitar desperdícios. Buscar parcerias que ajudem a enriquecer a alimentação oferecida por escolas e organizações sociais.
    Caption: : 1º objetivo

Slide 2

    2º Objetivo
    Algumas sugestões de ações: Falar com os diretores das escolas e se oferecer como voluntário, pois com certeza saberão aproveitar sua disponibilidade. Identificar os alunos que estão faltando muito às aulas e incentivá-los a voltar a freqüentar a escola. Mostrar que atividades recreativas e desportivas também são educativas. Disciplina, respeito e cooperação podem ser reforçados nesses momentos. Organizar ou participar de campanhas de doação de livros e de materiais didáticos para instituições e bibliotecas. Fazer o acompanhamento de uma criança incentivando-a e monitorando o seu desempenho. Participar do Conselho Escolar e acompanhar o desempenho da escola. Organizar aulas de reforço escolar para estudantes com dificuldades de aprendizagem.
    Caption: : 2º objetivo

Slide 3

    3º Objetivo
    Algumas sugestões de ações: Visitar a câmara municipal, entrevistar as vereadoras e conhecer suas propostas para ajudar as mulheres de sua cidade. Identificar e divulgar novas oportunidades de trabalho para mulheres. Educar filhos e filhas para que eles realizem, com igualdade, o trabalho do dia a dia em casa. Não reproduzir expressões como “isso é coisa de mulher”, que sejam contra a dignidade da mulher ou que a coloquem em situação de inferioridade. Não empregar crianças, para não prejudicar seu desenvolvimento ou comprometer sua infância, e denunciar os casos conhecidos de trabalho infantil para a Delegacia Regional do Trabalho. Encorajar as jovens para que busquem o seu desenvolvimento socioeconômico, por meio da educação e do trabalho.
    Caption: : 3ºobjetivo

Slide 4

    Algumas sugestões de ações:Fazer campanhas para mostrar Como as vacinas protegem o bebê; Como a higiene pode evitar algumas doenças; Nutrição adequada para o bebê; Importância do aleitamento materno.
    4º Objetivo
    Caption: : 4º objetivo

Slide 5

    5º Objetivo
    Algumas sugestões de ações: Não se automedicar e não receitar remédios para gestantes. Propiciar um ambiente agradável, afetivo e pacífico às gestantes em casa, no trabalho, no dia a dia, dando prioridade a elas, cedendo a vez em filas, auxiliando-as no seu deslocamento e no carregamento de pacotes. Acompanhar uma gestante, garantindo a realização do pré-natal, oferecendo transporte para as consultas e facilitando a aquisição de medicamentos, quando necessário. Participar em iniciativas comunitárias voltadas para a melhoria da saúde materna e o atendimento à gestante (pré-natal e pós-parto). Reunir mulheres grávidas para troca de experiências.
    Caption: : 5º objetivo

Slide 6

    6º Objetivo
    Algumas sugestões de ações: Incentivar a população a participar nas campanhas de vacinação. Divulgar informações sobre todas as Doenças Sexualmente Transmissíveis, na comunidade. Orientar sobre sintomas e busca de tratamento médico. Usar preservativo, exigir sangue testado e não compartilhar seringas e agulhas, prevenindo-se do HIV. Procurar um posto de saúde ao identificar manchas avermelhadas ou esbranquiçadas, dormentes na pele.  Doar sangue periodicamente aos hemocentros e estimular que outras pessoas o façam. Sensibilizar familiares e amigos a não estimularem o consumo de bebida alcoólica por crianças e adolescentes, contribuindo para prevenir o alcoolismo e suas conseqüências.
    Caption: : 6º objetivo

Slide 7

    7º Objetivo do milénio
    Algumas sugestões de ações: Fazer campanhas de uso racional de água e energia. Implementar a coleta seletiva nas escolas, no condomínio ou no bairro e divulgar o benefício de produtos biodegradáveis ou recicláveis. Contribuir com a limpeza da cidade, praticando ações simples como não acumular lixo em casa, ruas, terrenos, praias, rios e mares.  Não fumar em locais públicos fechados. Incentivar o uso de produtos feitos com material reciclado.
    Caption: : 7º objetivo

Slide 8

    8º Objetivo do milénio
    Algumas sugestões de ações: Divulgar o que já está sendo feito pela comunidade, no jornal da escola, do condomínio ou do bairro– nada melhor do que compartilhar experiências. Não votar em candidatos que ofereçam, em troca de votos, favores como emprego, dinheiro, cestas básicas, consultas médicas etc. Fiscalizar a atuação dos políticos, exigindo que eles cumpram as promessas de campanha. Exercer o dever de cidadão, participando ativamente do planejamento da cidade – por meio do Orçamento Participativo, do Plano Diretor ou dos Conselhos Municipais. Promover ações voluntárias na comunidade, contribuindo para o desenvolvimento urbano e para o alcance dos Objetivos do Milênio.
    Caption: : 8º objetivo
Show full summary Hide full summary

Similar

Gestão de Ecossistemas
bruno inacio
Gestão dos ecossistemas
Diogo Souto
desenvolvimento sustentável
sara benedito
Quiz Aula 02 - Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental
Jéssica Meireles
Debate: AGRONEGÓCIO x MEIO AMBIENTE
Arthur Rocha
Desenvolvimento sustentável
Mauro Luz
Desenvolvimento Sustentável
Cláudio Silva
Relacionamento: Estado e Entidades da Economia Social
Juliano Vieira Gonçalves
Revisões para o teste 3
Rodrigo Gonçalves
Revisões para teste 3
erineu monteiro sanha
Desenvolvimento sustentável
Raquel Silva